Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

25/06/2015 09h55

Encontro pretende ampliar presença de empresas nordestinas no exterior

A 18ª edição do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE) será realizada no Rio Grande do Norte e visa aproximar comercialmente empresas da região do mercado internacional.

notícias relacionadas

O Rio Grande do Norte vai sediar, pela primeira vez, um evento que visa ampliar a participação de empresas nordestinas no mercado exterior. O Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE) pretende estimular as exportações, por meio da promoção, aproximação e contatos diretos entre compnhias compradoras brasileiras e estrangeiras com e pequenas empresas fornecedoras situadas no Nordeste.

O lançamento oficial do evento para a imprensa será realizado na próxima terça-feira (30), às 8h, na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte, que, juntamente com o Sistema Fiern, promove o encontro. O EINNE conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) e tem o patrocínio dos Correios e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Previsto para ocorrer no período de 30 de setembro a 2 de outubro na capital potiguar, o encontro está na 18ª edição, e é considerado o maior evento de aproximação comercial internacional do Nordeste. Cerca de 200 empresas dos segmentos de fruticultura, startup, moda, alimentos e bebidas, além de saúde e beleza, turismo e casa e decoração - vão está presentes para ofertar seus produtos e serviços dentro de um modelo de rodada de negócios.

O destaque do evento é o trabalho prévio de capacitação realizado pelo Sebrae com as empresas ofertantes. Com antecedência, as empresas nordestinas recebem consultorias e são trabalhadas para amadurecer ainda mais seus negócios e sua atuação no mercado internacional. Assim, é possível gerar oportunidades de negócio tanto para os potenciais compradores, quanto para os potenciais fornecedores que participarem do momento.

Criado pelo Sebrae Ceará em 1998, o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste passou os primeiros 14 anos sendo realizado apenas em Fortaleza. A partir de 2011, tornou-se itinerante, e já foi realizado em outros estados, como Bahia e Pernambuco. Com isso, passou a ser referência no Brasil, fortalecendo ainda mais sua presença no circuito dos grandes eventos internacionais do país. "O intuito principal do Encontro é contribuir para a inserção dos pequenos negócios no mercado internacional, já que eles estão presentes na região que mais cresce no país", afirma o gestor do EINNE-RN, David Góis.

 

Fonte: Agência Sebrae


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo