Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

29/09/2015 10h27

Especialista destaca importância da inteligência emocional para vender

Empatia e gentileza também são pré-requisitos indispensáveis a quem atua com vendas e são apontados pelo especialista como pontos positivos no vendedor nordestino

notícias relacionadas

Quem trabalha com vendas está na maior parte do tempo se relacionando com pessoas, quer seja clientes, chefe, colegas ou fornecedores. Por isso, os profissionais que desenvolvem habilidades de relacionamento aumentam suas chances de obter bons resultados. Esses e outros assuntos serão abordados pelo especialista Ramon Enoc, nos dias 29 e 30 de setembro em Areia Branca e Patu, respectivamente. As palestras são parte da programação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, realizado pelo Sebrae.

Especialista em coaching e liderança, Ramon Enoc é consultor e instrutor do Sebrae nas áreas de vendas, empreendedorismo, RH e marketing. Por essa visão macro, ele aponta a inteligência emocional como preponderante para o profissional de vendas, que tem grande parte de suas atividades construídas com relacionamento. “Cerca de 13% dos vendedores fracassam por incompetência técnica, enquanto que 87% fracassam por incompetência emocional. Esses vendedores ainda ficam chateados quando o cliente entra na loja e não compram. E depois colocam a culpa na crise e esquecem de olhar para o que eles estão fazendo”, pontua Enoc.

Empatia e gentileza também são pré-requisitos indispensáveis a quem atua com vendas e são apontados pelo especialista como pontos positivos no vendedor nordestino. Mas na busca por melhores resultados, Enoc destaca que o profissional de vendas precisa focar no cliente para manter seu bom desempenho. “Alguns vendedores do nordeste dão um foco muito grande no ganhar dinheiro, e com isso se esquecem de focar no cliente, e isso tem feito crescerem pouco. O vendedor nordestino precisa dar mais atenção à capacitação”, recomenda.

Além de buscar capacitações, o autoconhecimento é listado por Enoc entre um dos primeiros passos para ser um vendedor de alta performance. De acordo com o palestrante é preciso definir objetivos, tanto na vida pessoal quanto profissional e saber aonde quer chegar. Para ele, a atitude é o que diferencia um vendedor comum de um profissional de alta performance. “O sucesso das empresas, na sua maioria, está localizado nos ativos intangíveis e por isso devemos acreditar na capacidade das pessoas. Nos dias de hoje, não basta saber e saber fazer, é preciso ir além, é preciso querer fazer e fazer”, comenta Ramon.

O cenário econômico brasileiro é visto pelo especialista como uma oportunidade de se reinventar e criar uma forma diferente de vender. “Sei que estamos com algumas dificuldades e uma crise política. Porém, enxergo esse momento como mais importante nesse cenário, o momento do vendedor de reinventar, recriar sua forma de vender. Nisso precisa fazer algo diferente do mercado, algo diferente da concorrência. Ter a consciência que se ele continuar a fazer as mesmas coisas, ele não terá resultados diferentes”, frisa.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo