Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/11/2011 09h07

Projeto oferece capacitação empreendedora a jovens carentes

A iniciativa faz parte do projeto Responsabilidade Social e Negócios, que atua oferecendo capacitação empreendedora a jovens de baixo poder aquisitivo.

notícias relacionadas

Desenvolver habilidades, ajudar a capacitar e preparar os jovens para o mercado de trabalho. Esses são alguns dos objetivos do projeto Responsabilidade Social e Negócios. Para fechar o ciclo 2010/2011 do projeto, os integrantes orgazanizaram a Mostra de Oficinas Responsabilidade Social e Negócios em Natal. A mostra começou nesta terça-feira(22) e prossegue até o dia 24, no horário das 9h às 12h e das 14h as 17h. Esse projeto atua junto aos grupos ligados ao Projovem, às associações de bairro e à Fundac, oferecendo aos jovens oficinas artísticas e capacitações de práticas empreendoras.

O projeto Responsabilidade Social e Negócios promove oficinas artísticas, como pinturas em superfícies, produção com retalhos, papel machê e artes plásticas, além de capacitar os jovens em gestão de pequenos negócios, buscando incentivar as práticas empreendedoras entre os participantes, a maioria advinda de comunidades de baixo poder aquisitivo. Para a gestora do projeto, Tatiana Campos, o resultado é positivo. "Notamos que a ação empreendedora modifica a atitude e o comportamento deles, além de desenvolver outras habilidades. Eles se sentem mais seguros, mais preparados para o mercado", destacou.

Para a estudante Juliana Priscila Silva, integrante do núcleo do Projovem do bairro das Quintas, em Natal, a capacitação trouxe benefícios além do projeto. "Saí do projeto e hoje fui convidada para estar aqui [na mostra] devido à minha boa participação", explica Juliana. Ela conta que, apesar da conclusão, os resultados são visíveis. "Essas capacitações trouxeram muito aprendizado para mim. Nós aprendemos noções de administração, trabalho em equipe e vendas. Isso a gente usa fora do projeto, no mercado de trabalho", analisa.

A coordenadora do núcleo do Projovem em Pajuçara concorda com a opinião de Juliana. "Os cursos ajudam esses jovens fora do projeto e dá uma base para eles desenvolverem seus trabalhos no mercado. Eles recebem os certificados, incrementam seus currículos. Eu noto que também é uma terapia, uma ocupação positiva para eles", conta.

Os produtos das oficinas que são comercializados, têm parte da renda revertida para reposição de material, a outra parte é dividida entre os participantes. O projeto Responsabilidade Social e Negócios oferece formação empreendedora, desenvolvendo ações técnicas, dinâmicas motivacionais, ações empreendedoras, capacitações na área de gestão de negócios e oficinas de artes. Os produtos desenvolvidos pelos grupos são comercializados na Mostra de Oficinas, que segue aberta para visitação até a sexta-feira(24), no pátio do Sebrae.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo