Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/03/2013 08h25 - Atualizado em 14/03/2013 08h28

Senac capacita mais de 4.300 pessoas com foco na Copa 2014

O Senac também disponibilizará o encaminhamento gratuito ao mercado de trabalho

notícias relacionadas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN) disponibilizará, ao longo deste ano, mais de 4.300 vagas, em cerca de 40 cursos, para qualificação de mão de obra com foco na Copa de 2014. Essa é uma das iniciativas da instituição, por meio do Programa Senac em Campo.

Segundo o Diretor Regional do Senac, Helder Cavalcanti, o portfólio da entidade contempla não só cursos na área de turismo, mas também atividades relacionadas à saúde, segurança, gestão e negócios. Esses segmentos foram mapeados através de pesquisa realizada pelo Senac e pela Fecomércio RN, por meio do seu Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC). "O estudo foi realizado no segundo semestre do ano passado, com o objetivo de conhecer a percepção da população natalense em relação ao Mundial de Futebol, identificando oportunidades para o desenvolvimento de ações, a fim de contribuir com a preparação do estado para o evento", explica.

Entre o percentual de entrevistados que afirmaram querer se qualificar, 88% disseram que buscariam capacitação em cursos técnicos-profissionalizantes ou de idiomas. Dominar as línguas estrangeiras, especialmente o inglês, foi a necessidade apontada por mais da metade nos interessados nas oportunidades da Copa, de acordo com o estudo.

Com bases nesses dados, a instituição está disponibilizando, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cursos de inglês gratuitos com foco nos trabalhadores dos segmentos de hotelaria, bares e restaurantes, guias, policiais, bugueiros e taxistas.

Durante o ano 2013, serão 41 turmas, preparando mais de 800 profissionais. Juntos, esses programas disponibilizarão outras vagas gratuitas para diferentes públicos (estudantes, pessoas de baixa renda, desempregados interessados em ingressar do mercado, etc) até dezembro, de acordo com o portfólio de cursos voltados à Copa.

Os interessados podem obter outras informações no site www.rn.senac.br ou por meio do telefone 4005-1000.

Alunos serão encaminhados ao mercado
O Senac também disponibilizará aos alunos formados o serviço gratuito de encaminhamento ao mercado de trabalho, através do Banco de Oportunidades - cujo objetivo é facilitar a troca de informações entre os empresários e alunos interessados em conquistar uma oportunidade de emprego.

Atualmente, a instituição mantém um banco de dados com cerca de 600 empresas cadastradas, em diversos segmentos. A partir das demandas, o Senac encaminha candidatos com o perfil solicitado pela empresa, que realiza a seleção de acordo com seus critérios próprios, tendo a certeza do elevado padrão de formação dos concorrentes.

 

Fonte: Sistema Fecomércio RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo