Seturn - 16/11

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

05/12/2014 09h43

Cartilha ensina a empreender na área de piscicultura com tilápias

Um dos pontos positivos da cartilha é a apresentação de um perfil de oportunidades de negócio

notícias relacionadas

Para ajudar piscicultores potiguares a identificar o potencial da criação de tilápias, o Sebrae no Rio Grande do Norte lança, na próxima segunda-feira (8), a Cartilha Criação de Tilápias em Tanques Escavados. Elaborada a partir de demandas dos produtores atendidos pelo projeto setorial da Piscicultura da Instituição, a publicação reforça a atividade como uma oportunidade de negócio para produtores rurais. O lançamento será realizado na videoteca, na sede do Sebrae, em Natal, às 16h.

Estruturada a partir de uma série de perguntas e respostas, que facilitam o entendimento da atividade como um tipo negócio, a cartilha aponta as vantagens da criação do peixe, elenca os requisitos e dá dicas para criar a tilápia em tanques escavados. O livro ensina a avaliar itens relacionados à instalação do tanque, como tamanho da propriedade, tipo de solo e quantidade de água, mas também questiona aspectos operacionais, como disponibilidade de energia elétrica, mão de obra, fornecedores de insumos e proximidade de mercado consumidor.

De acordo com o gestor do Projeto de Piscicultura do Sebrae-RN, Renato Gouveia, a proposta da cartilha não é ensinar a criar peixe, mas levar produtores a se identificarem como potenciais empresários desse segmento. “Percebemos que havia dúvidas bastante comuns entre os produtores atendidos. Por isso, resolvemos compilar as principais para facilitar o entendimento e direcionar para uma melhor orientação”.

Um dos pontos positivos da cartilha é a apresentação de um perfil de oportunidades de negócio, que traça os principais custos e itens a ser considerados para instalação de um tanque de tilápias e também a operacionalização.

O lançamento da cartilha integra a programação do curso “Estratégias Avançadas de Recria e Engorda de Tilápias em Tanques de Terra”. O curso é uma iniciativa do Projeto AquiNordeste, que desenvolve ações para fortalecer a cadeia produtiva da aquicultura (criação de animais aquáticos) em todo o Nordeste.

Trata-se de um projeto regional e estruturante que visa padronizar processos, fazer estudo de mercado, regularizar o licenciamento ambiental, buscar políticas fiscais e tributárias que desenvolvam a aquicultura, considerada, entre as atividades pecuárias, o setor de maior crescimento no Brasil nas últimas três décadas. Por isso, a gestora do projeto de Pesca e Aquicultura do Sebrae Nacional, Newman Costa, prestigiará o encerramento do curso.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo