STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/11/2011 09h36

Taxistas recebem capacitação gratuita para Copa de 2014

Mais de mil taxistas de Natal poderão ser beneficiados com material didático, que ensina Inglês e Espanhol, e capacita os profissionais em gestão empreendedora.

notícias relacionadas

A realização de quatro jogos da Copa de 2014 em Natal deverá atrair milhares de turistas ao Rio Grande do Norte e para atender bem essa demanda será necessário qualificar em línguas estrangeiras os profissionais que vão atuar diretamente com os turistas, como é o caso dos motoristas de táxi.

Agora, essa categoria tem a oportunidade de aprender um novo idioma com o projeto Taxista Nota 10, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O projeto será lançado nesta segunda-feira (7) em todo o País. No Rio Grande do Norte serão beneficiados os taxistas da Região Metropolitana de Natal. Somente na capital potiguar, que possui a maior frota de táxi do Estado, são 1.010 profissionais. "Esse projeto não vai atender apenas às demandas da Copa, mas também ao turismo de forma geral. O Rio Grande do Norte tem uma vocação turística e ter profissionais falando outro idioma é imprescindível, sobretudo na alta estação", ressalta a gestora do projeto no Sebrae-RN, Mabele Dutra.

Além da capacitação para facilitar a comunicação com os turistas estrangeiros, o Taxista Nota 10 também inclui instrução na área de gestão empresarial. O projeto contempla duas ações: a capacitação desses profissionais em inglês e espanhol e 15 edições do Jornal Taxista Nota 10, que vão abordar, entre outros temas, gestão e empreendedorismo. Os cursos de línguas estrangeiras têm duração de 120 horas e vocabulário personalizado, adaptado à linguagem e ao dia-a-dia do taxista. Em todo o Brasil, a meta é capacitar 80 mil motoristas de táxi nos próximos dois anos, pensando nos milhares de turistas que virão ao Brasil assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016.

Material didático
As inscrições nos cursos poderão ser feitas gratuitamente nas unidades do Sest, Senat e Sebrae a partir desta segunda-feira. Também poderão ser feitas por meio das centrais de atendimento do Sebrae (0800 570 0800) e do Sistema CNT (0800 728 2891). Os inscritos receberão material didático composto de caderno do aluno, caderno de exercícios, caderno de autoavaliações e CD de áudio. O curso terá duração de um ano, a contar do início de cada turma. O certificado de conclusão será enviado pelos Correios, após uma avaliação escrita, agendada e realizada na unidade do Sest ou do Senat mais próxima da residência do taxista.

Além dos cursos de línguas, os profissionais receberão informações sobre diversos temas, com um conteúdo divertido, leve e agradável por meio do jornal. Em versão impressa e eletrônica, com periodicidade mensal, a publicação terá matérias sobre assuntos como empreendedorismo, turismo e hospitalidade, gestão financeira, administração do tempo, marketing pessoal, legislação, direção defensiva, condução econômica e primeiros socorros.

Para receber o Jornal Taxista Nota 10 gratuitamente, os taxistas deverão entrar em contato com as centrais de atendimento da CNT ou do Sebrae, a partir da próxima segunda-feira, e se cadastrar no projeto para receber a publicação em casa. Junto com cada jornal, será enviado um selo. O taxista terá de guardar os 15 selos e ao final poderá trocá-los, nas unidades do Sest/Senat, por um adesivo que comprovará sua participação no programa. Essa identificação, afixada no parabrisa do carro, será mais um diferencial para atuação no mercado de trabalho.

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo