Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

18/04/2012 09h57 - Atualizado em 18/04/2012 10h00

Estudo revela que setor de comércio varejista será o maior beneficiado com a vinda da Copa

O estudo revela que o segmento em que será beneficiado com a maior quantidade de oportunidades é o do comércio varejista, com 61 possibilidades de investimentos.

notícias relacionadas

O empreeendedor que pretende montar um pequeno negócio ou mesmo mudar o foco de atuação de sua empresa, com vistas no Campeonato Mundial de Futebol de 2014, tem mais chances de ter um bom faturamento se apostar em atividades ligadas ao comércio, turismo, artesanato e construção civil. Esses são os segmentos que apresentam as maiores oportunidades de negócios no Rio Grande do Norte. A indicação vem do estudo Mapa de Oportunidades para as micro e pequenas empresas nas cidades-sedes, levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Sebrae.

O Mapa de Oportunidades para as micro e pequenas empresas nas cidades-sedes comprova que a Copa de 2014 proporcionará, em Natal e cidades próximas, diversas possibilidades de negócios nos segmentos da Construção Civil, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário, Turismo, Produção Associada ao Turismo, Comércio Varejista, Agronegócios e Serviços. Ao todo, serão 356 oportunidades.

O estudo revela que o segmento em que será beneficiado com a maior quantidade de oportunidades é o do comércio varejista, com 61 possibilidades de investimentos. São negócios que envolvem a comercialização de itens nas áreas de alimentos e bebidas, artigos de uso pessoal, bazar e utilidade doméstica, decoração, eletroeletrônicos, materiais de construção e ferragens, materiais esportivos, moda, papelaria e livraria, presentes, veículos e autopeças e atividades de apoio.

Já o setor que mais gerará negócios é o do Turismo. No Estado, esse segmento tem chances de criar 56 oportunidades nas áreas de agenciamento de viagens, alojamento, transporte e serviços de apoio à atividade. Também há possibilidades no ramo de alimentos e bebidas - como restaurantes e lanchonetes - e de atrativos, principalmente em atividades de entretenimento e eventos.

No bloco da produção associada ao turismo, as oportunidades somam 54 possibilidades, sobretudo no ramo de artesanato. A FGV indica que há probabilidade de desenvolvimento tanto na comercialização de insumos quanto de tipologias diversas. A comercialização de artigos de ornamentação, de saúde e de uso pessoal, as atividades artísticas e culturais e os produtos alimentícios associados ao turismo também têm ótimas chance de proporcionar lucros em função do Mundial de 2014.

A construção civil é outro segmento apontado com um bom potencial na criação de negócios, com 49 possibilidades nas áreas administrativas, canteiros de obra, fiscalização e gerenciamento, insumos e Segurança Meio Ambiente e Saúde (SMS). São atividades relacionadas desde fornecimento de mão de obra e insumos até o serviço de fiscalização e gerenciamento da qualidade.

Nos setores de Agronegócios, Têxtil e Vestuário, Tecnologia da Informação e Serviços, juntos, foram136 oportunidades identificadas. "Essas informações são essenciais para o Sebrae definir linhas de atuação a favor das empresas que desejem apostar nesses segmentos analisados. E isso faz parte da missão do Sebrae no Rio Grande do Norte, que apoiar e orientar o empreendedor na sua atuação no mercado, ainda mais quando temos uma copa do mundo", enfatiza o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

O estudo servirá para o Sebrae elaborar planos de ação para auxiliar micro e pequenas empresas a desenvolver seus negócios, tendo como foco o mundial de futebol. Em Natal, o trabalho ocorreu por meio de grupos focais dos oito segmentos envolvidos.

OS SETORES E AS OPORTUNIDADES
Comércio Varejista - 61 oportunidades identificadas
Turismo - 56 oportunidades identificadas
Produção Associada ao Turismo - 54 oportunidades identificadas
Construção Civil - 49 oportunidades identificadas
Agronegócios - 42 oportunidades identificadas
Tecnologia da Informação - 37 oportunidades identificadas
Têxtil e Vestuário - 37 oportunidades identificadas
Serviços - 20 oportunidades identificadas

 

Fonte: SebraeRN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo