Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/12/2013 15h38

Marcelo Queiroz é homenageado com o Mérito Luiz Cúrcio Marinho, em Macaíba

O Mérito Luiz Cúrcio Marinho é concedido a personalidades de destaque, que trabalham e lutam pelo desenvolvimento de Macaíba

notícias relacionadas

“A generosa atitude dos meus companheiros empresários do segmento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Macaíba, em me conceder tão distinta comenda, enche o meu espírito de alegria”. Assim começou o pronunciamento do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, um dos homenageados com o Mérito Luiz Cúrcio Marinho, em Macaíba. A honraria, concedida pelo Sindicato do Comércio Varejista, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaíba, foi entregue a Marcelo Queiroz na noite desta quinta-feira, 19, durante solenidade realizada no Sesc do município e que contou com a presença de diversas autoridades e personalidades da cidade, entre elas o prefeito Fernando Cunha.

O Mérito Luiz Cúrcio Marinho é concedido a personalidades de destaque, que trabalham e lutam pelo desenvolvimento de Macaíba. “Sei que esta honraria me foi outorgada, graças ao trabalho que tenho empreendido à frente do Sistema Fecomércio e dos conselhos regionais do Sesc e do Senac no Rio Grande do Norte. E esta constatação me deixa mais feliz e honrado ainda. Até mesmo porque esta distinção com que hoje sou brindado se soma à minha condição de cidadão honorário de Macaíba, título que me foi concedido pela Casa do Povo desta terra, o seu Parlamento municipal”, afirma Marcelo Queiroz.

O presidente do Sindivarejo e anfitrião do evento, Luiz Lacerda, explica como aconteceu a escolha do nome de Marcelo Queiroz para receber esta homenagem: “Nós da Casa do Empresário de Macaíba decidimos oferecer o troféu ao presidente Marcelo pela atenção que ele sempre dedicou ao desenvolvimento socioeconômico de nossa cidade. Além disso, ele foi fundamental até mesmo para a criação do Mérito Luiz Cúrcio”, diz ele.

Hoje um empresário de sucesso, o presidente do Sistema Fecomércio RN começou sua vida de trabalho precocemente. Aos 13 anos teve sua primeira carteira de trabalho assinada. Era uma farmácia que pertencia ao seu tio materno, Luiz Gonçalves. Anos depois, trabalhou como “auxiliar de engenheiro” na construtora Pinheiro Avelino. Aos 18 anos, financiou uma casa que, posteriormente, se tornou sua primeira farmácia. Em 1999, junto com o amigo Dejalma Lemos, criou a Unifarma. Atualmente, a rede conta com mais de 300 associados. Em 2001 assumiu o cargo de vice-presidente da Fecomércio, em 2007 foi eleito presidente da Federação.

Além de Marcelo Queiroz, outras duas personalidades de Macaíba também foram agraciados com o Mérito Luiz Cúrcio Marinho.

Um foi Janssen Bezerra Cortês, que começou a trabalhar aos 14 anos na Usina Nóbrega & Dantas, já foi dono uma empresa de vassouras e, em 1993, resolveu investir na sua verdadeira paixão: as motos. O negócio deu certo e hoje ele é um empresário de sucesso, proprietário da Janssen Motos, que atua há 20 anos no mercado e gera 17 empregos diretos.

Outro que recebeu o Mérito, foi o empresário Francisco Arruda De Lima Filho. Desde cedo, ele descobriu o que é o trabalho árduo. Ainda criança, trabalhava como agricultor, para ajudar no sustento da família. Em 1663 começou a dar seus primeiros passos no comércio, trabalhando em um mercadinho e como comerciante de jóias. Em 1976 inaugurou uma loja de tecidos, da qual ficou a frente por 35 anos, sempre abastacendo a loja em viagens para outros estados, na companhia de sua esposa. Aposentado atualmente, com a sensação de dever cumprido, Francisco Arruda, encerrou sua vida de comerciante em 2011, em virtude de já não conseguir, por causa da idade, seguir a rotina puxada das viagens necessárias ao abastecimento da loja.

 

Sobre o Mérito

O Mérito Luiz Cúrcio Marinho surgiu em 2011, por iniciativa do presidente do Sindivarejo Macaíba, Luiz Lacerda. Nesses três anos, já foram agraciados com o troféu, entre outras pessoas, o empresário Venício Gama e a deputada federal Fátima Bezerra e o presidente do Instituto Histórico E Geográfico do RN, Valério Mesquita.

Luiz Cúrcio Marinho nasceu em 12 de março de 1901, em Macaíba. Além das atividades de comerciante de tecidos, Luiz Cúrcio foi eleito prefeito de Macaíba para o período de 11 de abril de 1948 a 30 de março de 1953, sendo considerado um administrador competente e modernizador da cidade, tendo em vista os inúmeros equipamentos urbanos que legou à macaíba, entre eles a pavimentação de mais de dois terços da cidade.

Com o apoio de Jessé Pinto Freire, Aguinaldo Ferreira da Silva, Estevam Alves Dantas de Araújo, Manoel Alves e outros, iniciou o movimento sindical patronal, criando o Sindicato Do Comércio Varejista de Macaíba, fundado em 4 de janeiro de 1949 e, aliado a outros empresários do estado, foi co-fundador da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, no mesmo ano.

Luiz Cúrcio Marinho faleceu em Natal aos 3 de agosto de 1971, e está sepultado no tradicional cemitério do Alecrim. Senhoras e senhores este grande homem é quem empresta seu nome ao mérito que entregaremos nesta noite.

Antes do início da cerimônia de entrega do Mérito Luiz Cúrcio, foi realizada a entrega simbólica dos óculos do projeto Ver para Aprender, iniciativa do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc. Este ano, 63 pessoas foram agraciadas com novos óculos de grau, todos gratuitos, em Macaíba. No estado inteiro foram 455, pessoas. As alunas do Sesc Macaíba, Maria Clara, Maria Cristina (esta, aluna do EJA) e Amélia Bezerra, receberam seus óculos de forma simbólica das mãos do presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz; do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, Luiz Lacerda; e do prefeito de Macaíba, Fernando Cunha.

Fonte: Fecomércio RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo