Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

02/06/2011 16h09

Mário Castelar defende marketing voltado para as pessoas

Ex-diretor de marketing da Nestlé apresentou caminhos para fidelizar clientes e construir bons negócios.

Por: Felipe Gibson

notícias relacionadas

‘'O varejo hoje no Brasil faz um esforço danado para vender, mais ainda para conquistar, mas muito pouco para manter''. Com esse tom o ex-diretor de marketing da Nestlé, Mário Castelar, falou sobre as tendências e estratégias do varejo no atual contexto do mercado.

Para Castelar, o modelo de venda das empresas tem custado caro, mas não vem resultando na fidelização dos clientes. O ex-diretor de marketing da Nestlé conta que a preocupação tem ficado na planilha, com investimentos em pesquisa de preço e anúncios.

"Custa muito dinheiro e não fideliza, ao contrário estimula a experimentação", sentencia Mário Castelar, que defende uma mudança de foco: ‘'Não acho que as pessoas sejam consumidores. Pensar isso vicia a nossa ação. As pessoas são pessoas. Existem outras coisas que movem essas pessoas'', afirma.

O palestrante enumerou quatro passos considerados essenciais para a construção de bons negócios. De acordo com Castelar, tudo começa na chamada análise de contexto, na qual se incluem pesquisas sobre as preferências das pessoas, oportunidades de mercado e competidores.

A partir desta análise vem o passo de ‘'conceber algo a realizar''. Em outras palavras, a elaboração do produto ou serviço a ser oferecido. O estudo de viabilidade do negócio vem na sequência para que então a nova ideia possa ser lançada no mercado.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo