STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

03/06/2011 17h47 - Atualizado em 03/06/2011 17h54

Administração de empresas familiares é tema na convenção

Transparência, alinhamento de administração e conflito de interesses são frutos da gestão familiar sólida.

Por: Felipe Gibson

notícias relacionadas

Empresas familiares costumam enfrentar seus maiores desafios na transição de gerações e nos conflitos internos. Referência quando o assunto é a gestão neste modelo de negócio, o Grupo Algar já viveu uma crise difícil, a qual contornou para criar um formato de administração bem sucedido e que sustenta a continuidade da organização de maneira sólida.

Para falar sobre a sucessão nas empresas familiares a Convenção de Comércio e Serviços do RN recebeu a presidente do Conselho de Família do grupo, Eleusa Maria Melgaço. A empresa explicou as chaves para alcançar um modelo bem estruturado contando o caso da Algar, que hoje atua nos segmentos de tecnologia da informação e telecomunicações, agronegócios, serviços e turismo.

Em um dos pontos da palestra, Eleusa Melgaço contou o momento de crise vivido na década de 90 que culminou na substituição de vários familiares do grupo por executivos de fora com o objetivo de reorganizar o negócio. ‘'O momento foi ruim, mas essencial'', avalia a presidente do Conselho de Família do Algar, que é também diretora executiva do Family Business Network Brasil (FBN).

Paralelamente as mudanças do Algar na esfera corporativa, Melgaço relatou um processo de organização dentro da família. Depois da profissionalização, o grupo iniciou a montagem do conselho de administração, que permitiu a construção de uma estrutura forte para a continuidade da organização.

No modelo familiar sólido, Eleusa Melgaço conta que vêm benefícios ‘'minimização dos conflitos de interesse, alinhamento de administração e transparência''. De acordo com a presidente do Conselho de Família do Algar, 80% dos problemas dentro das empresas familiares não ocorrem por falta de gestão e sim conflitos internos. ‘'Não se pode deixar os papéis se misturarem. É preciso ter cuidados com isso'', enfatiza.

Para garantir uma transição saudável e bem estruturada, o grupo tem hoje programas de coaching, desenvolvimento individualizado e até interação familiar.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo