Seturn - 16/11

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

02/03/2015 10h55

Desafio Universitário Empreendedor está com inscrições abertas

Uma das premiações integrantes deste ciclo é o concurso de 'Desenvolvimento de Vídeos'. A ideia é incentivar a criatividade e o desenvolvimento de ideias sobre o tema empreendedorismo nos estudantes que participam da competição

notícias relacionadas

Natal – Acadêmicos da graduação de todo o Brasil já podem aprimorar habilidades competitivas e medir a capacidade empreendedora antes mesmo de ingressar no mercado ao participar do Desafio Universitário Empreendedor 2015.  As inscrições para a competição estão abertas. A ferramenta tem caráter educacional e é promovida pelo Sebrae. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pela internet, no site http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br/. Como a pontuação é cumulativa, quanto antes o participante ingressar, maiores são as chances de juntar pontos. Estudantes de qualquer curso de universidades credenciadas pelo Ministério da Educação estão aptos a concorrer.

O Desafio consiste em jogos gratuitos na internet, cursos – muitos deles sem custos –, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da Universidade e bate-papo com especialistas, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança. A iniciativa integra as diferentes soluções da instituição para desenvolver as capacidades empreendedoras de quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho. Ao unir em um única ferramenta conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo, o Sebrae promove uma evolução do ensino do empreendedorismo a jovens estudantes. Até agora, 38.992 universitários já estão competindo neste ciclo. Uma parte deles – 1.779 alunos  – é do Rio Grande do Norte. 

Uma das premiações integrantes deste ciclo é o concurso de 'Desenvolvimento de Vídeos'. A ideia é incentivar a criatividade e o desenvolvimento de ideias sobre o tema empreendedorismo nos estudantes que participam da competição. Os trabalhos podem ser postados no site do Desafio, até o dia 20 de março.

“Vamos acompanhar os vencedores de perto para estimular a formação em grupo e desenvolver o espírito de equipe. A capacitação será ministrada por consultores credenciados do Sebrae” Rose Alff - Gestora do Desafio no Rio Grande do Norte

Mas a principal novidade é a realização de uma disputa na etapa estadual. Os 40 melhores colocados em cada estado serão anunciados em setembro participam da semifinal estadual, prevista para ocorrer na primeira semana de novembro. Nessa etapa, os quatro participantes que obtiverem mais pontos serão eleitos vencedores estaduais e participam de capacitações oferecidas pelo Sebrae. “Vamos acompanhar os vencedores de perto para estimular a formação em grupo e desenvolver o espírito de equipe. A capacitação será ministrada por consultores credenciados do Sebrae”, explica a gestora do Desafio no Rio Grande do Norte, Rose Alff. Os campeões da etapa estadual disputam a final nacional em Brasília (DF), marcada para o período de 4 a 9 de dezembro.

Funcionamento

Estruturado em forma de competição, o Desafio Universitário Empreendedor conta com um site onde os estudantes se cadastram gratuitamente, aprimoram seus conhecimentos com os dez jogos virtuais disponíveis e registram as outras atividades que realizaram ao longo do ano. Cada uma dessas ações tem uma pontuação específica e quem acumular mais pontos será o vencedor.

Com os jogos, é possível acumular até 100 mil pontos. Já o curso de empreendedorismo na própria universidade rende outros 100 mil. Com o Papo de Negócios, uma conferência com especialistas transmitida via internet, o aluno pode acumular 20 mil pontos em cada evento – são feitos dois por ano, voltados para o Desafio Universitário Empreendedor.

Os jovens também podem fazer os cursos de educação a distância oferecidos pelo Sebrae, em um limite de 10 por ano, o que soma até 100 mil pontos. As participação em atividades presenciais ofertadas pelo Sebrae, como o seminário Empretec, que desenvolve um comportamento empreendedor, por exemplo, não tem limite de pontuação e cada um tem um valor diferente, pois a carga horária e os objetivos não são iguais.

Premiação

Os três primeiros colocados em cada estado receberão um smartfone, um kit estudante e um troféu. Integra à equipe também o estudante que participou da edição anterior e obteve a melhor pontuação. A final nacional será disputada presencialmente pelos primeiros colocados de cada estado. Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.

Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em  empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais. O local da final nacional e da viagem-prêmio serão revelados durante a disputa. Na final nacional, a competição será realizada em equipe, formada pelos três finalistas de cada estado.

A nova ferramenta substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que durante 13 anos teve a participação de mais de um milhão de estudantes. Na nova disputa, a instituição de ensino e os professores também ganharão prêmios pelo número de indicações que receberem online dos alunos.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo