Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

30/08/2011 17h10 - Atualizado em 30/08/2011 17h21

Governadora e bancada federal vão a Anac solicitar liberação do aeroporto

O aeroporto Dix-Sept Rosado se encontra fechado devido a uma série de problemas técnicos.

Por: Redação

notícias relacionadas

Uma audiência marcada para esta quarta-feira (31) na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pode trazer novos rumos para o aeroporto Dix-Sept Rosado, de Mossoró, atualmente fechado. Na ocasião a governadora Rosalba Ciarlini e a bancada federal solicitarão a liberação do local para pousos e decolagens. Os representantes potiguares se reúnem com o diretor de aeronavegabilidade, Cláudio Passos Simões às 14h.

"Vou pedir a homologação temporária até que possamos encaminhar as soluções para os problemas que geraram a interdição", adiantou a governadora. Durante toda essa terça-feira, a secretária de Infraestutura, Kátia Pinto, que está em Brasília com a governadora, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem(DER), Demétrio Torres, mantiveram contatos com a Anac sobre o fechamento do aeroporto. "Os problemas já são antigos e não são de fáceis soluções", explica Demétrio.

Alguns edifícios no chamado cone de aproximação do aeroporto estariam acima da altura permitida e, ainda, a permanência da favela próxima à cerca de proteção do aeroporto, torres de telefonia celular e outros obstáculos. "A interdição foi por impedimentos de obstáculos", explica Demétrio Torres, garantindo que mesmo assim, o governo está tentando alternativas técnicas para garantir o funcionamento do aeródromo.

Antes das medidas adotadas pela Anac, há alguns dias, o governo do Estado já havia contratado engenheiros do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos, São Paulo, para fazer um projeto para o Aeroporto Dix-sept Rosado. "O ITA tem os melhores especialistas", assegura Kátia Pinto, esclarecendo que o projeto inclui estudo aeronáutico para avaliar os riscos das operações aéreas; estudo de demanda potencial até 2030 e estudo detalhado para expansão e adequação das normas da ANAC e Departamento de Aviação Civil.

A previsão é que até novembro o relatório esteja concluído.

Com informações da Assecom/RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo