Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/03/2011 08h17

Projeto do Centro Tecnológico de Energia Eólica será apresentado até 11 de abril

Centro capacitará mão de obra local para as novas oportunidades de emprego e renda para a população do Estado.

notícias relacionadas

A energia eólica deu o tom da conversa entre a governadora Rosalba Ciarlini e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, na tarde desta quinta-feira (03), na Governadoria. A reunião girou em torno da implantação do Centro Tecnológico de Energia Eólica, projeto que deve ser implantado no Rio Grande do Norte para capacitar a mão de obra local para as novas oportunidades de emprego e renda para a população do Estado.

"Nós temos várias unidades do Instituto Federal de Educação Tecnológica, a Universidade Estadual com seis campi e vamos promover cursos na área de energia eólica que vem recebendo muitos investimentos. Isso tendo em vista a geração de oportunidades à população", disse a governadora, recebendo apoio do Ministro. "Nós temos grande interesse na questão das matrizes energéticas, isso terá prioridade", observou Aloizio Mercadante.

O ministro ressaltou que é preciso elaborar um bom projeto para ser apresentado até 11 de abril, data para a qual ele marcou nova reunião com a governadora Rosalba Ciarlini para do assunto. O objetivo dessa reunião é dar agilidade ao processo de criação do Centro Tecnológico. Devem participar desse encontro a governadora Rosalba Ciarlini, empresários do setor eólico, o próprio Ministro e representantes da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep. "Minha única exigência é que seja apresentado um projeto consistente para que o Centro Tecnológico receba investimentos", reforçou o Ministro Aloizio Mercadante.

Participaram também da reunião os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; da Infraestrutura, Kátia Pinto; do Planejamento, Obery Rodrigues; a diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Fapern, Maria Bernardete Cordeiro; o assessor de Nanotecnologia do Ministério, Adalberto Fázio; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Ricardo Motta; o deputado estadual Leonardo Nogueira; o deputado federal Rogério Marinho; o reitor da UFRN, Ivonildo Rêgo; o reitor da UERN, Milton Marques; o pró-reitor de Planejamento e Finanças da UERN, Severino Neto; o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira; e o pró-reitor de Pesquisa do IFRN, José Yvan Leite.

Convite

Ao falar sobre as energias renováveis, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, convidou a governadora Rosalba Ciarlini a acompanhar o encerramento do Ano Brasil-Alemanha 2010/2011, considerado o ano da ciência, tecnologia e inovação. O evento acontecerá dia 4 de abril em Hannover, na Alemanha, e terá projetos, fóruns e workshops apresentando os resultados da integração entre os dois países, além de intensificar contatos entre alemães e brasileiros.

A governadora aceitou o convite e afirmou interesse em conhecer os trabalhos referentes à produção de energia através de fontes renováveis que serão apresentados. "Sou uma grande entusiasta dos projetos que utilizam energia renovável, especialmente a solar, pois já fiz essa experiência em pequenas comunidades quando fui prefeita", observou Rosalba.

Fonte: Assecom


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo