Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

26/11/2015 09h00

Sistema Fecomércio RN doa 155 pares de óculos a beneficiados de projetos sociais

Até dezembro, Projeto Ver para Aprender, realizado pelo Sesc, ainda fará entregas na Zona Norte de Natal e nos municípios de Mossoró, Angicos e Caicó, totalizando 555 pares de óculos distribuídos no ano

notícias relacionadas

Sentir mais do que uma melhoria da qualidade de vida. Sair com uma nova maneira de enxergar a vida, as possibilidades. É assim que se sentem os primeiros beneficiados de 2015 com pares de óculos de grau gratuitos do Projeto Ver para Aprender, iniciativa do Sistema Fecomércio RN, realizado por meio do Sesc. A solenidade de entrega aconteceu na noite desta segunda-feira, 23.11, no Sesc Cidade Alta, em Natal. As doações foram feitas a 155 crianças, adultos e idosos integrantes dos projetos Sesc Cidadão, do Trabalho Social com Idosos (TSI) e do Lar Fabiano de Cristo.

“Com estes pares de óculos, estamos ajudando pessoas que, por falta de recursos, viam suas oportunidades na vida, na escola ou até mesmo na profissão, serem drasticamente reduzidas. Afinal, como aprender bem o que está sendo ensinado? Como produzir um artesanato, uma peça de roupa ou uma publicação sem conseguir distinguir as palavras? São jovens, adultos e idosos, que sairão com sua autoestima afagada. E com melhores condições de buscar oportunidades”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Logo no início da cerimônia, os convidados foram contemplados com uma apresentação do Coral do TSI, regido pelo maestro Lindemberg Sousa. O grupo executou duas músicas: Natureza das Coisas, de Flávio José, e Sabiá, de Luiz Gonzaga. Além do presidente Marcelo Queiroz, estavam presentes no evento a diretora Administrativa Financeira do Sesc, Elza Isac, representando a diretora regional, Jeane Amaral; a diretora de Programas Sociais do Sesc, Ilsa Galvão; a representante do Lar Fabiano de Cristo, Sueleide Cabral; e o proprietário das Óticas Ideal, Rivelino Peres; esta última empresa que confeccionou os óculos.

“Estes óculos chegaram em muito boa hora. Só tenho a agradecer. Eu já uso óculos há muito tempo e há 3 anos estava precisando trocar mas estava sem dinheiro. Via tudo turvo, meus olhos ficavam tremendo. Eu estava com dificuldade para ler, para costurar, até para ver o número do ônibus à noite. Tinha sempre que perguntar a alguém. E para completar, na semana passada, meus óculos antigos quebraram”, comemorou dona Maria Ivanilda da Cruz, uma das beneficiadas, integrante do TSI. Já a estudante Gisele Maria da Silva, 9 anos, integrante do Sesc Cidadão, recebeu seu primeiro par de óculos: “Eu não enxergava o quadro direito. Quando botei os óculos eu vi tudo bem melhor”, afirmou.

O Ver para Aprender é um projeto nacional que realiza exames preventivos em pessoas de diferentes idades, e permite detectar problemas oftalmológicos, para evitar doenças e distúrbios que atrapalhem o aprendizado no caso dos que estão em idade escolar, além de pretender reduzir casos de cegueira em idosos. Com isso, promove a saúde e a cidadania dos assistidos, melhorando sua qualidade de vida. O Sesc RN é um dos 15 regionais que executam o projeto no país. Desde 2005, ano em que começou chegou ao estado, o Ver para Aprender já beneficiou 3.306 pessoas, em dez municípios. Em 2014, foram entregues 467 pares de óculos de grau gratuitos em Assú, Natal, Nova Cruz, Currais Novos e São Paulo do Potengi.

Ainda este ano, as entregas serão realizadas a outros 400 beneficiados em Mossoró (78 pares de óculos, no dia 25/11), Angicos (148 pares de óculos, no dia 26/11), Zona Norte (71 pares de óculos, no dia 08/12) e Caicó (103 pares de óculos no dia 16/12). Isso representa um investimento de mais de mais de R$ 47 mil, feito pelo Sistema Fecomércio RN. As Óticas Ideal (empresa que confeccionou os óculos), Óticas Diniz (doou 71 óculos) e o Instituto da Visão (disponibilizou um profissional para os exames) são parceiros importantes na realização das entregas.

 

Fonte: Fecomércio/RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo