SSTU

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/05/2012 17h26

Emater-RN realiza reunião sobre crédito rural emergencial

Representante do Banco do Nordeste falará sobre renegociação de dívida

notícias relacionadas

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), através da Emater-RN, realiza na próxima quinta-feira, dia 17 de maio, uma reunião sobre crédito rural emergencial, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra. A abertura do evento será às 8h30, com apresentação do titular da Sape, Betinho Rosado.

Para esse encontro, foram convidados a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) - representada por prefeitos e/ou secretários municipais da agricultura -, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Sebrae, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetarn), Incra, Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetraf), além de técnicos da Sape e extensionistas rurais da Emater-RN.

Segundo o assessor estadual de Crédito Rural da Emater-RN, engenheiro agrônomo Ivanaldo Pessoa, o objetivo de mais esse encontro relacionado à convivência com a seca no semiárido, é orientar e articular com os parceiros, estratégias operacionais para apoiar a renegociação das dívidas rurais em cada município, além de prestar informações sobre o acesso à Linha Especial de Crédito para os Agricultores Familiares afetados pela seca ou estiagem em 2012 (Pronaf - Semiárido/Seca 2012).

Às 10h, o superintendente da área de agricultura familiar e microfinanças rurais do BNB, Luiz Sérgio Farias Machado, falará sobre as normas de renegociação e acesso à linha de crédito emergencial, que vale para obras de infraestrutura hídrica e aquisição de alimentação para o rebanho durante o período de seca. A partir das 11h, serão realizadas oficinas para a construção de estratégias operacionais regionais e locais com a participação das instituições parceiras.

Durante a tarde, a partir das 14h30, será realizada uma plenária para apresentar o que foi decidido durante as oficinas. Em seguida, será construído um documento final com todos os pontos deliberados.

No dia 23 de abril, a Emater-RN realizou, em parceria com a Coordenação Estadual da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, uma reunião com os prefeitos dos municípios em situação de emergência, também no Praiamar Hotel. Na ocasião, foi prestado assessoramento para a criação de comissões municipais de Defesa Civil, para que as regiões afetadas possam recorrer às verbas federais para execução de obras de convivência com a estiagem.

Fonte: Assecom/RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo