SSTU

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

08/05/2015 08h58 - Atualizado em 08/05/2015 09h51

Presidente da Fecomércio participa de lançamento da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor

Em sua 9º edição, a iniciativa do Sebrae incluiu três novas categorias a serem premiadas

notícias relacionadas

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participou nesta manhã (07) do lançamento de etapa estadual da 9ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. A iniciativa do Sebrae RN acontece a cada dois anos e objetiva identificar e disseminar boas práticas de apoio aos pequenos negócios nos municípios potiguares.

Com a premiação, gestores públicos podem ser reconhecidos pela inclusão do empreendedorismo na agenda da gestão municipal – nas áreas da saúde, educação, segurança e infraestrutura – e, ao mesmo tempo, pelo estímulo a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nas cidades. 

Marcelo Queiroz afirmou que a premiação Prefeito Empreendedor é um dos instrumentos interessantes utilizados para estimular a boa relação entre poderes públicos e o setor privado. “Esta sinergia é um dos pontos fundamentais para a efetivação do desenvolvimento social e econômico de um município, um estado ou um país”, completou o presidente da Federação.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, José Álvares Vieira, destacou que os gestores devem manter uma relação de respeito com os habitantes dos municípios, e de compromisso com o desenvolvimento social e econômico de todos. “Somando esforços, faremos do Rio Grande do Norte uma referência nacional em iniciativas empreendedoras”, enfatizou Vieira.

Ainda na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo, ressaltou a importância do prêmio, que leva o nome “Governador Cortez Pereira”. Melo tratou também do papel das micro e pequenas empresas na economia do RN, as quais “precisam ser tomadas como prioridade, pois os números indicam que são elas as responsáveis pela maior parte do crescimento econômico do estado, mesmo em meio à crise”. 

Além das cinco categorias já existentes – Melhor Projeto; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização; e Pequenos Negócios no Campo –, este ano o prêmio conta com a inclusão de três novas categorias, que são elas: Inovação e sustentabilidade; Municípios integrantes do G100 (grupo de 100 municípios com maior índice populacional e menor índice de desenvolvimento humano); e Inclusão produtiva com segurança sanitária. 

Podem participar da etapa estadual todos os prefeitos do RN que desenvolveram projetos com bons resultados capazes de serem replicados. Dos inscritos, oito vencedores potiguares – um por categoria – ganham o direito de representar o Rio Grande do Norte na fase final do prêmio, que ocorre em Brasília. No total, serão premiados nacionalmente 13 prefeitos: cinco primeiros colocados por região, e um vencedor nacional para cada uma das oito categorias. Em breve o Sebrae divulgará a data de início das inscrições, que poderão ser feitas no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.

Estiveram presentes no evento prefeitos de mais de 50 municípios do Rio Grande do Norte; secretários estaduais e municipais; conselheiros do Sebrae RN; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho; o prefeito de Mossoró e presidente da Federação dos Municípios do RN, Francisco José Lima Silveira Júnior; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Thompson.

Fonte: Fecomércio RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo