Seturn - 16/11

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/06/2011 11h36

Classificação dos meios de hospedagem não incluirá qualidade dos estabelecimentos, diz ABIH-RN

A classificação indica os serviços oferecidos pelos estabelecimentos e tem caráter opcional.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

O Diário Oficial da União (DOU) publicou na semana passada a portaria que regulamenta o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Através deste, o Ministério do Turismo voltará a classificar oficialmente os meios de hospedagem brasileiros utilizando estrelas.

Com o uso dessas estrelas para indicar o nível das hospedagens, os estabelecimentos passarão a ser divididos nas categorias hotel, resort, pousada, hotel histórico, hotel-fazenda, flat e cama & café. A medida foi tomada a partir da análise de métodos de certificação de 24 países e a consideração de sugestões de profissionais do setor.

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), George Gosson, a nova classificação será utilizada para indicar a disponibilização de serviços nos estabelecimentos, e não diz respeito à qualidade dos serviços oferecidos pelos mesmos.

"A classificação do Ministério do Turismo não tem a ver com qualidade. Ela apenas atesta os serviços que o estabelecimento dispõe, funcionando com o objetivo de padronizar os serviços oferecidos aos clientes", destacou Gosson.

Segundo ele, a verificação da qualidade dos meios de hospedagem também faz parte do pacote de mudanças do Ministério do Turismo, mas essa mudança deverá ser implementada futuramente, de forma gradativa.

"Já participei de vários encontros nacionais nos quais foram debatidos o sistema de classificação e também a implantação de um selo de qualidade dos serviços dos meios de hospedagem no país. O Ministério anunciou que esse selo deverá ser implantado aos poucos, a partir do próximo ano".

Gosson afirmou que a ABIH-RN apóia a adesão dos estabelecimentos associados à classificação dos meios de hospedagem e acredita que a mudança deverá beneficiar, principalmente, o consumidor. "Acredito que muitos empresários aqui do estado deverão aderir à classificação. Com isso, o consumidor terá mais segurança para escolher sua hospedagem de acordo com a estrutura desejada".

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo