Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/10/2016 20h51 - Atualizado em 14/10/2016 21h00

Abertura oficial do Enare 2016 destaca união empresarial, força empreendedora e melhorias para o setor varejista de material de construção

O 23º Enare é realizado pela primeira vez no Rio Grande do Norte

notícias relacionadas

O 23º Encontro Nacional de Redes (Enare), promovido pela Entidade Nacional de Redes Associativas de lojas de material de construção, está sendo realizado pela primeira vez na capital potiguar, de 12 a 15/10, no Holiday Inn Arena (Av. Senador Salgado Filho). E nesta quinta-feira (13), as delegações das 21 redes associadas deram o ponta pé inicial aos trabalhos durante o primeiro dia voltado para atividades abertas ao público credenciado no evento.

Durante a cerimônia de abertura oficial que contou com os discursos de Luiz Antônio Lacerda, presidente da Redecon RN, (anfitriã do Encontro) e dos presidentes da Enare e da Fecomércio RN (Cláudio Pacheco e Marcelo Queiroz respectivamente), o sentimento compartilhado em todas as falas foi o de união para enfrentar a crise que atinge o setor, e a necessidade de se pensar soluções criativas como forma de se manter atuante no mercado e movimentar os negócios da área. 

"Este evento representa a força e a união entre empresários que têm as mesmas linhas de trabalho, base fundamental do associativismo. A Redecon por exemplo é um sucesso desta filosofia, e acredito que somente unidos conseguimos ter um destaque em um mercado que não conseguiríamos enfrentar sozinhos. Apesar da estagnação do setor, tenho orgulho em dizer que figuramos entre os dez maiores faturamentos do segmento no estado do Rio Grande do Norte, segundo o Ranking da Anamaco. Por essas razões defendo que a realização do Enare é uma excelente oportunidade para trocarmos experiências e conhecimento", enfatizou Luiz Lacerda. 

O presidente da Fecomércio RN (parceira na realização do Enare), Marcelo Queiroz, reiterou as declarações de Lacerda e acrescentou que "este encontro é um verdadeiro ícone de consolidação, em um segmento de extrema relevância para o varejo como um todo. Sozinho, o comércio varejista de materiais de construção chega a responder, em média, por até 13% do faturamento do varejo em geral. Diante disso, discutir seus problemas e apontar soluções é uma iniciativa que merece o aplauso de todo o setor de comércio”, afirmou.

Para Cláudio Pacheco, presidente da Enare, o momento vivido pelo setor é único, e é preciso enxergar não só os desafios e dificuldades que certamente existem, mas também as oportunidades que surgem diante das adversidades. "Nesse momento de crise a gente percebe que a crise é para todos, porém aqueles que estão mais organizados e fundamentados, conseguem passar por ela com mais facilidade. Então que a gente possa nesse processo de discussões e troca de experiências, confirmarmos os nossos ideais de alcançar juntos as soluções corretas. O associativismo é sair do individualismo, trabalhar em coletividade. Nós somos fortes porque somos unidos e somos muitos", declarou Pacheco. 

Homenagem

A cerimônia de abertura do 23º Enare também contou com um momento destinado a homenagear Nelson Montebelli Júnior, colaborador da rede associada Construvip Piracicaba, que faleceu na última quarta-feira (12) em decorrência de um acidente de trânsito enquanto conhecia a Cidade do Sol. De mãos dadas e emocionados, os encontristas e o restante da plateia fizeram um minuto de silêncio em respeito ao colega, e entoaram a uma só voz a oração do Pai Nosso em forma de hino musicado.

Aprendizado, motivação e negócios 

Os destaques da programação desta quinta-feira no entanto, ficaram por conta das duas palestras ministradas pelo fenômeno do empreendedorismo nacional, Jussier Ramalho e pelo administrador especialista em marketing, Adriano Andrade, além da realização da primeira parte da rodada de negócios. 

Com sua palestra intitulada "Mudança - ou muda ou dança", Jussier Ramalho arrancou boas risadas do público enquanto passou os ensinamentos sobre como o  mercado vem sofrendo constantes transformações, e cabe a cada um estar preparado sempre. Jussier defende que "se reinventar é necessário, assim como conhecer os pontos importantes para auxiliar o empreendedor a seguir as novas tendências".

"Não adianta ficarmos pensando só em crise, é preciso se levantar, imaginar formas de fidelizar o cliente, pensar nele como foco exclusivo do seu negócio, ser criativo e eficaz. Essa vontade de fazer acontecer está dentro de cada um, só basta dar ouvidos a ela e não se acomodar nunca. Esforço combinado com pertinência e iniciativa podem levar as pessoas mais longe do que elas mesmas imaginam que são capazes", afirmou Jussier Ramalho. 

Já englobando um aspecto mais técnico e voltado especificamente para a melhoria do desempenho do setor de vendas de material de construção, Adriano Andrade, gerente nacional de vendas da Amanco (grupo MEXICHEM),  apresentou o projeto de Avaliação de Redes Amanco, destinado a auxiliar as redes varejistas em questão com relação ao planejamento tático e estratégico de atuação no mercado. O projeto é inovador e consiste em várias etapas que abrangem a aplicação de questionários (fases iniciais), perpassando por levantamentos precisos de indicadores, diagnósticos e resultados; por fim chegando à fase de mensuração de soluções por meio de consultorias especializadas. 

"Esse projeto foi elaborado a partir da noção de que a parceria da Amanco com as redes vai muito mais além do que simplesmente vender produtos. A gente quer desenvolver o setor e desenvolver as redes para podermos crescer todos juntos. É essa a prerrogativa do associativismo e também a base deste trabalho que desenvolvemos para melhorar a atuação do setor no mercado", explicou Andrade. 

Ao final do dia de trabalho, os representantes das 21 redes participantes do Enare tiveram ainda a oportunidade de participar da 1ª parte da rodada de negócios, onde conheceram de perto os produtos dos 19 fornecedores parceiros do Enare  2016, que foram mostrados em estandes dispostos no salão de exposição do Holiday Inn Arena.

O Enare 2016 ainda seguirá um cronograma diversificado de palestras, fóruns, debates, a segunda parte da rodada de negócios e demais atividades, até o próximo sabádo (15). Não deixe de acompanhar! 

Fonte: Assessoria de imprensa


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo