Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

03/04/2012 19h11

Presidente do Sistema Fecomércio apresenta Unidade Sesc Saúde da Mulher à governadora

Caminhão é fruto de parceria do Regional com o Departamento Nacional do Sesc e vai circular em municípios e comunidades carentes

notícias relacionadas

Em audiência na manhã desta terça-feira, 03.04, o presidente do Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, Marcelo Fernandes de Queiroz, apresentou à governadora Rosalba Ciarlini a nova unidade móvel que o SESC RN irá receber neste mês de abril. Trata-se do SESC Saúde da Mulher, um caminhão equipado com toda a estrutura para atendimento em alguns dos principais exames e procedimentos clínicos específicos para o público feminino. A unidade é pioneira no Brasil e fruto de uma parceria entre o SESC RN e o Departamento Nacional da entidade. O caminhão deve chegar ao estado no próximo dia 23 e entrar em operação no mês de maio.

 “Atendendo a um pedido da governadora, nós vamos iniciar os trabalhos da unidade pelo município de Extremoz, ainda no mês de maio. A escolha se deu por ser esta uma cidade da região metropolitana de Natal que tem reconhecida deficiência na oferta destes procedimentos”, explica Marcelo Queiroz.

O foco principal da Unidade Móvel SESC Saúde da Mulher, é prestar atendimentos a comerciárias, suas dependentes e mulheres de baixa renda. Na unidade é possível realizar atendimentos clínicos na área de Ginecologia bem como realizar exames com histórico de grande demanda reprimida na rede pública de saúde, como a mamografia e ultrassonografia. "Vamos começar os atendimentos pela região metropolitana, mas o objetivo é chegar a todo o estado”, disse o presidente da Fecomércio.

"Viemos mostrar o projeto e fazer uma parceria com o Governo do Estado. Nossa Unidade vai diagnosticar os problemas e queremos a parceria do Governo no sentido de proporcionar as mulheres diagnosticadas com algum problema mais grave as condições necessárias para realizar o tratamento eventualmente necessário", afirma Queiroz.

A governadora Rosalba Ciarlini garantiu total apoio ao projeto e parabenizou a iniciativa do Sesc. "Quero parabenizar o Sistema Fecomércio, através do SESC por essa preocupação com a saúde da mulher. No nosso estado, infelizmente, ainda temos muitos problemas como câncer ginecológico, câncer mamário, tudo em função da falta de prevenção, da atenção com a saúde da mulher", afirmou.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, irá ajudar na escolha dos municípios a serem contemplados, levando-se em consideração os mais carentes de assistência médica.

"Esse é um equipamento novo que irá suprir as deficiências que temos, principalmente em algumas cidades que não contam com exames tão sofisticados, como a mamografia e a ultrassonografia de alta definição. Vamos agregar esses serviços ao Sistema Único de Saúde", falou o secretário da Sesap, Domício Arruda. "Nós vamos iniciar nas cidades da região metropolitana, mas vamos fazer uma programação e atender a demanda com essa importante parceira com o Sesc", concluiu.

A Unidade Móvel será apresentada oficialmente à população em Natal, no dia 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalhador. Um grande evento promovido pelo Sistema Fecomércio será realizado na Praça Cívica, com prestação de serviços gratuitos, lazer, apresentações culturais, Corrida do Comerciário, entre outras atrações.  Na oportunidade, será assinado o Termo de Cooperação do Projeto da Unidade Móvel entre o Governo do Estado, SESC e Prefeitura de Extremoz, a primeira cidade a receber o caminhão, em data ainda a ser definida.

O SESC RN já dispõe de uma unidade móvel na área de saúde que é a carreta OdontoSesc.

Participaram ainda da reunião o diretor Regional do SESC, Laumir Barrêto; o diretor da Fecomércio, George Ramalho; e o secretário adjunto do Gabinete Civl, Galbi Saldanha.

Fonte: Fecomercio RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo