Seturn - 16/11

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/08/2013 08h46

Premiação mostra a força do empreendedorismo feminino

Estudo mostra que 49,6% de quem empreende no Brasil é do sexo feminino e as mulheres nordestinas estão entre as mais empreendedoras

notícias relacionadas

As mulheres nordestinas, juntamente com as sulistas, são as que mais empreendem no Brasil de acordo com dados da última pesquisa Global Entrepreneurship Research Association (GEM 2012), que é realizada em 69 países. O estudo, que no Brasil tem a parceria do Sebrae e que avalia questões ligadas ao empreendedorismo no mundo, ouviu 10 mil pessoas em todas as regiões brasileiras e identificou que 49,6% do total dos empreendedores iniciais são mulheres. E mais: as regiões Nordeste e Sul concentram maiores proporções de empreendedorismo feminino com 51,8%.

Para dar visibilidade a essas mulheres, que empenham tanta energia para realizar o sonho de ter um empreendimento próprio, o Sebrae está com inscrições abertas para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O objetivo da premiação é, não só divulgar a história de vida e de superação dessas mulheres, mas estimular novas empreendedoras, mostrando que qualquer uma pode alcançar o sucesso. As inscrições podem ser feitas pela internet até a próxima sexta-feira (16), no site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/ ou, se preferir, diretamente em um dos pontos de atendimento do Sebrae, nos escritórios regionais do interior e na sede, em Natal.

De acordo com a gestora do prêmio no Sebrae no Rio Grande do Norte, Etelvina Costa, até agora mais de 60 empreendedoras já se inscreveram na premiação e devem competir a um dos troféus, oferecidos às vencedoras das três categorias: Microempreendedora individual, destinada às trabalhadoras autônomas; Pequenos Negócios, para donas de micro e pequenas empresas, e Negócios Coletivos, voltada para integrantes de cooperativas e associações.

Para participar, é simples: basta contar a sua história de vida, narrando o que aconteceu até conseguir viabilizar o seu empreendimento. Essa história vai se juntar a tantas outras que ob Sebrae vem reunindo no país inteiro, e que contam a trajetória de mulheres lutadoras que, tanto podem ser autônomas a frente de uma associação, ou empreendedora individual ou, ainda, dirigindo o próprio negócio. Estes relatos, muitas vezes emocionados, têm ajudado a incentivar o crescimento do empreendedorismo feminino brasileiro.

A premiação é promovida pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 

Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo