Seturn - 16/11

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

13/02/2015 08h53 - Atualizado em 13/02/2015 09h22

Sistema FIERN e Governo terão agenda positiva para o desenvolvimento do RN

O presidente do Sistema FIERN defendeu que o Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte) tenha melhorias

notícias relacionadas

O Sistema FIERN e o Governo do Estado terão uma agenda positiva em programas como o MAIS RN para garantir parcerias na retomada do desenvolvimento do Estado. Essa foi uma das metas articuladas durante a reunião entre o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, e o secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, nesta quinta-feira, 12, na Casa da Indústria. Na ocasião, Amaro Sales e Gustavo Nogueira confirmaram que vão planejar um encontro, no qual haverá a participação da equipe econômica da Federação das Indústrias, gestores do SESI, SENAI e IEL e demais secretários estaduais das áreas que tenham relação com o crescimento industrial para detalhar como será a elaboração e a execução desta agenda positiva.

“O Sistema FIERN está pronto para dar uma contribuição ao Governo, para garantir a continuidade do MAIS RN, para colaborar com o Proadi e o Progás e com a educação profissional. Assim podemos contribuir com o crescimento do Estado e com a atração de novas empresas”, afirmou Amaro Sales, logo depois da reunião com o secretário de Planejamento.

Durante o encontro, Amaro Sales explicou que deverá ser elaborada, a partir do MAIS RN, uma política industrial para nortear os investimentos públicos e privados que vão retomar o desenvolvimento do Estado. Essa seria uma iniciativa em conjunto entre as ações governamentais e do Sistema Indústria.

O presidente do Sistema FIERN defendeu que o Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte) tenha melhorias, com a preservação do que tem de essencial, ou seja, os incentivos fiscais para empresas que geram emprego e riquezas no Estado. Ele lembrou que esse programa é responsável pelo estímulo a empresas que geram pelo menos 30 mil empregos no Rio Grande do Norte. Por isso, deve ter continuidade e até ser aperfeiçoado.

Amaro Sales lembrou que - para o crescimento econômico, com desenvolvimento social - é necessário, além dos incentivos fiscais, infraestrutura e trabalhadores qualificados. As instituições do Sistema Indústria, lembrou, atuam na qualificação. Cabe ao governo um presença mais significativa na infraestrutura e no incentivo fiscal para evitar que outros estados sejam mais competitivos nestes aspectos.

“O Governo do Estado é absolutamente favorável aos pontos que foram levantados nesta reunião. A vontade de buscar uma aproximação é determinante neste momento, então haverá uma agenda conjunta para somar esforços”, destacou Gustavo Nogueira, que também é secretário de Administração e Recursos Humanos. Ele disse que uma interação entre a entidade que representa a indústria do Rio Grande do Norte e o Governo será fundamental na recuperação do desenvolvimento. “Vamos buscar as parcerias com o setor produtivo”, acrescentou.

A presença do secretário na Casa da Indústria já é resultado de uma reunião anterior entre o governador Robinson Faria e o presidente da FIERN quando ficou definida uma série de iniciativas para essa aproximação entre o Sistema Indústria e o Governo, visando ações conjuntas para o crescimento do RN.

Participaram da reunião o assessor técnico corporativo, Marcos Formiga; o superintendente corporativo do Sistema FIERN, Raimundo Cruz Filho; superintendente de Estratégias e Articulação do Sistema FIERN Walmir Marques; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; a diretora do SENAI-RN, Roseanne Azevedo; e a superintendente do IEL, Maria Angélica Teixeira.

Fonte: Fiern


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo