Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

11/07/2011 08h38

Ical vai investir R$ 300 milhões no RN e gerar 1.200 empregos

Fábrica tem expectativa de produzir 400 mil toneladas de cal e 1,5 milhão de tonelada de calcário no estado.

notícias relacionadas

Uma das fábricas mais conhecidas na produção de Cal, a Ical chega ao Rio Grande do Norte onde vai montar suas instalações na cidade de Baraúna com investimento projetado na ordem de R$ 300 milhões com a geração estimada de 200 empregos diretos e 1000 indiretos.

Nesta segunda-feira (11), no prédio da Governadoria, às 11h, a governadora Rosalba Ciarlini e os secretários Benito Gama, do Desenvolvimento Econômico, e José Airton da Silva, da Tributação, vão assinar o protocolo de intenções do Governo do Estado para com a empresa mineira, que só ano passado produziu 1,5 milhão de toneladas de cal.

A iniciativa do Rio Grande do Norte com o protocolo, que enquadra a empresa no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi), resulta na captação da primeira fábrica da Ical na região Nordeste do país e cuja expectativa é que produza 400 mil toneladas de cal e 1,5 milhão de tonelada de calcário.

Além disso, o governo se compromete com o incentivo à implantação de infraestrutura (pavimentação, energia elétrica, água, esgoto, limpeza pública e coleta de lixo) além da disponibilização de gás natural até a comunidade rural de Boa Sorte, que fica nos limites da fábrica.

Atualmente, a Ical funciona em São José da Lapa e Matosinhos, cidades nos arredores de Belo Horizonte, e em Pains. Todas as indústrias sediadas em Minas Gerais. Com a conclusão da obra, a expectativa da empresa é que sua produção salte de 1,8 milhão de tonelada para 2,1 milhões.

Em 2011, o governo do Rio Grande do Norte já firmou protocolo de intenções com a fábrica de cimentos Mizu, do Espírito Santo. Além dos benefícios ofertados pelo Estado, as empresas reconhecem o potencial do RN no setor mineral.

 

Fonte: Assecom


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo