STTU 06/05/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/01/2012 13h02

“Estou ciente dos desafios e sei que posso vencê-los”, diz novo diretor-presidente da Codern

Pedro Terceiro de Melo, além de diretor-presidente da Companhia Docas do RN, é vice-presidente da Fiern.

Por: Mara Rochele

notícias relacionadas

O novo diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Pedro Terceiro de Melo, foi empossado nesta sexta-feira (20), em solenidade realizada no auditório da companhia. Engenheiro civil, Terceiro é o atual vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) e empresário no segmento de materiais de construção. A indicação para o cargo foi política e partiu da deputada federal Sandra Rosado (PSB). Terceiro substitui o engenheiro portuário Emerson Fernandes.

Antes de entregar o cargo, Emerson fez um balanço das ações realizadas durante os três anos de sua gestão, como, os débitos trabalhistas, que diminuíram de R$ 20 milhões para menos de R$ 2 milhões. O ex-presidente se orgulha também de ter implementado políticas de melhorias para os servidores, a exemplo do Plano de Cargos, Carreira e Salários e a realização de cursos de capacitação.

Fernandes cita também como fruto de sua presidência, o Terminal Marítimo de Passageiros que está em processo licitatório, ampliação do terminal, inclusão do porto nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento II (Pac 2), dragagem do terminal salineiro e ampliação do cais no sentido norte. “Tenho absoluta convicção e certeza de que a gestão de Terceiro Melo será coroada de êxitos”, finalizou Emerson Fernandes.


Emocionado em seu discurso, Terceiro disse que haverá uma maior integração entre o setor industrial e a Codern, pelo fato de ocupar cargo nas duas instituições. “Ainda é muito cedo para falar em metas, ações, mas estou ciente dos desafios e sei que posso vencê-los, em breve divulgarei um plano estratégico”, informou. Ele garantiu que, apesar de recém-empossado, já se inteirou dos desafios que deverá enfrentar.

O Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Benito Gama, esteve presente na solenidade de posse. E ressaltou que a margem esquerda do Rio Potengi deve ser utilizada, pois, a estrutura está cerca de 70% concluída. “O estado tem que reagir para competir com os portos do Nordeste, não podemos perder carga para outros estados”, defendeu.

Sobre o Proimport, Benito acredita que “é um projeto que transforma o RN em um grande corredor de importações”. De acordo com Benito, a Codern alcançou uma grande conquista com a aprovação do Proimport, em dezembro do ano passado pela Assembleia Legislativa.

De acordo com presidente da Fiern, Amaro Sales, com um representante da Fiern na Codern, as parcerias ficarão mais coesas. “Juntos iremos identificar os gargalos e achar soluções em comum, com a colaboração do setor industrial para a Codern e vice-versa”, afirmou.

A Codern é a empresa estatal mista, vinculada ao Ministério dos Transportes, responsável por administrar o Porto de Natal, o Porto Ilha (Areia Branca) e o Porto de Maceió (AL).


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo