Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/03/2012 18h02

Chocolate ficou mais barato

Segunda pesquisa do Procon Natal mostra que chocolate baixou de preço em uma semana

notícias relacionadas

O Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – constatou a redução média de 1,89% em comparação à semana passada.  Quanto às caixas de bombons, o recuo é maior: a redução média é de 3,41% em relação aos preços da semana passada.

Tomando os três principais fabricantes, constata-se que os ovos Lacta foram os que apresentaram maior redução nesta segunda pesquisa (-3,06%), seguido pelos da Garoto (-2,06%) e da Nestlé (-0,45%).

Se a comparação for com o mesmo período de 2011, os ovos estão em média 6,18% mais caros. As caixas de bombons também acompanha a alta com 2,47% de acréscimo nos preços em relação à páscoa de 2011.

Analisando os preços atuais e os do ano passado, o Procon Natal constatou que 87% dos itens pesquisados subiram e 13% sofreram redução. Quando a comparação é feita com a primeira pesquisa deste ano (realizada em 15/03/12), constata-se que 23,6% subiram, 74,5% caíram e um produto permaneceu estável.

A pesquisa foi realizada nos dias 21 e 22/03/11 (quarta e quinta-feira), abrangendo 55 tipos de ovos das marcas Garoto, Lacta e Nestlé e sete (7) tipos de caixas de bombons das marcas Lacta, Garoto, Nestlé e Arcor.

A equipe de seis pesquisadores do Procon Natal percorreu 20 estabelecimentos de Natal (supermercados, hipermercados, lojas-departamento e lojas especializadas), sendo três lojas do Nordestão, duas lojas do Hiper Bompreço, duas lojas do Carrefour, duas lojas do Extra, supermercados Servebem, Comprebem e DaTerra, quatro Lojas Americanas e quatro lojas Docelândia.

Na próxima semana o Procon Natal estará divulgando a terceira e última pesquisa, como forma de acompanhar a tendência do mercado nestas semanas que antecedem a Páscoa.

Diferença de preços chega a 80%

Um dos objetivos da pesquisa de preços do Procon Natal é verificar as diferenças de preços entre os estabelecimentos, de modo a orientar o consumidor em suas compras. Com efeito, a pesquisa constatou, novamente, que as diferenças continuam grandes, chegando a 80% - no caso dos ovos de chocolate – e de até 58% - no caso das caixas de bombons – o que confirma a necessidade de pesquisar antes de comprar.

Fonte: Procon Natal


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo