Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/12/2011 08h57

Alesat prevê aumentar 17% o número de postos da rede em 2011

Informação foi confirmada nesta terça-feira (6) pelo empresário Marcelo Alecrim, durante almoço-reunião da Adarn.


notícias relacionadas

Em 2011, a Alesat prevê aumentar em 17% o número de postos da rede. A informação foi confirmada nesta terça-feira (6), pelo presidente da Alesat, Marcelo Alecrim, durante a última reunião-almoço da Associação de Distribuidores e Atacadistas do Rio Grande do Norte (Adarn). Em 2011, a Alesat prevê aumentar em 17% o número de postos da rede. A informação foi confirmada nesta terça-feira (6), pelo presidente da Alesat, Marcelo Alecrim, durante a última reunião-almoço da Associação de Distribuidores e Atacadistas do Rio Grande do Norte (Adarn).


Durante o almoço, que contou com a participação do presidente da Fiern, Amaro Sales, Marcelo Alecrim apresentou seu case de sucesso todo baseado em contos de cordel, e frisou que jamais esquece sua raiz nordestina. Ele destacou que um dos segredos para alcançar o sucesso é fazer coisas simples.

"Isso é um diferencial característico do nordestino", disse. Alecrim lembrou que em sua trajetória já cometeu erros, mas que foram poucos, aproveitou e deu um conselho. "Se possível aprendam com os erros dos outros, para isso, temos que saber ouvir. Hoje no mundo corporativo há especialistas que vendem conselhos. Para isso, a palavra chave é simplicidade. Não existe ninguém mais inteligente, existe o convencimento. Os mais velhos no mundo corporativo sabem onde você vai errar. É preciso saber ouvir", frisou.

A trajetória do empresário começou quando, ainda aos 19 anos, ele teve em mãos o seu primeiro grande desafio: tocar o posto de combustível do pai na cidade de Canguaretama/RN e daí despertou um sonho, "um dia terei minha própria distribuidora", declarou. Alguns anos depois a rede contava com 13 postos por diversos municípios do RN e também na capital. Depois disso, montou a própria distribuidora, foi então que surgiu a SAT, que em pouco mais de oito anos já detinha 10% do mercado em todo nordeste e que surgiu para atender a demanda dos pequenos postos, um nicho de mercado que não era favorecido pelas grandes distribuidores de combustíveis.

Marcelo falou sobre como levou uma empresa de família as conquistas que tornam a AleSat a quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil, com mais de 1700 postos espalhados por todo país, gerando mais de 12 mil empregos diretos e indiretos, além de comercializar e distribuir 350 milhões de litros de combustíveis a 5 mil clientes.

Segundo ele, sua trajetória de sucesso teve um ponto que foi fundamental. "Sempre procurei contratar os melhores profissionais do mercado e a valorização deles foi fundamental para o êxito. O mais difícil foi sair de 80 colaboradores para 1500. Treinei pessoas, muitos de meus funcionários vieram comigo, alguns iniciaram na SAT como estagiários e estão comigo até hoje. Outros não acompanharam o desafio e ficaram no meio do caminho", declarou.

Para Herculano Azevedo, presidente da Adarn, esses encontros são importantes por proporcionarem uma troca de experiências entre os associados. Ele ainda comenta a importância das palestras serem apresentadas por nomes fortes da economia norte-rio-grandense. Nesse ano, três foram realizadas com potiguares de destaque empresarial, como, por exemplo, Aécio Diniz (Ótica Diniz) e Pedro Alcântara (grupo 3 corações) e Marcelo Alecrim.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo