Seturn - 17/01/22

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

08/07/2013 09h01

País economizou mais de nove bilhões de kWh em 2012

O resultado de 2012 equivale a aproximadamente 2,03% do consumo total de energia elétrica no Brasil. O período corresponde à energia fornecida por uma hidrelétrica com capacidade de 2.182 MW

notícias relacionadas

As ações executadas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) em 2012 proporcionaram uma economia de energia elétrica de 9,097 bilhões de kWh. O Relatório de Resultados do Procel – ano base 2012 foi apresentado pela Eletrobrás nesta quinta-feira (4). O programa do Governo Federal é executado pela Eletrobras desde 1985, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia.

O resultado de 2012 equivale a aproximadamente 2,03% do consumo total de energia elétrica no Brasil, no período, e corresponde à energia fornecida, durante um ano, por uma hidrelétrica com capacidade de 2.182 MW. O montante de energia que não precisou ser gerada evitou a emissão de 624 mil toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera, o que representa a quantidade liberada por 214 mil veículos em um ano.

Eficiência energética

O aumento verificado de mais de 36% na energia economizada, em relação ao ano anterior, pode ser creditado à melhoria na eficiência energética de equipamentos com Selo Procel, bem como ao aumento nas vendas desses equipamentos. Nesse ano houve ainda a inclusão de mais quatro categorias de equipamentos ao portfólio do Selo Procel Eletrobras, sendo estendido para 36. As novas categorias inseridas foram Circulador de ar; Ventilador de Coluna; Ventilador de Mesa e Ventilador de Parede.

Anualmente, o programa de governo elabora e divulga à sociedade seus relatórios de avaliação e divulga no Portal Procel Info.

Conheça mais sobre o Programa

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) promove o uso eficiente da energia elétrica, combatendo o desperdício e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Criado pelo governo federal em 1985, é executado pela Eletrobras, com recursos da empresa, da Reserva Global de Reversão (RGR) e de entidades internacionais.

Em 2012, o Procel desenvolveu projetos que contribuíram para uma economia de 9 milhões de megawatts-hora (MWh). Esse resultado equivale ao consumo anual de energia elétrica de aproximadamente 4,77 milhões de residências brasileiras. Os reflexos ambientais também foram significativos: as emissões de gases de efeito estufa evitadas pela economia proporcionada, no ano passado, pelo Procel alcançaram 624 mil toneladas de CO2, o equivalente às emissões de 214 mil veículos em um ano.

Instituído em 1993, o Selo Procel de Economia de Energia indica ao consumidor, no ato da compra, os equipamentos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. O objetivo é estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente.

Também desde 1993, o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia reconhece o empenho e os resultados obtidos pelos agentes que atuam no combate ao desperdício de energia. Concedido anualmente, o prêmio visa estimular a sociedade a implementar ações que efetivamente reduzam o consumo de energia elétrica.

*Fonte: Portal Brasil


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo