Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/07/2012 08h51 - Atualizado em 04/07/2012 08h57

Governadora leva potencial do RN à maior fábrica de equipamentos eólicos do mundo

Estado detém 35% da capacidade da geração de energia eólica de todo o país estimada em 350 giga watts (GWh).

notícias relacionadas

Considerado um dos locais mais propícios no país para a exploração da energia eólica, o Rio Grande do Norte teve seu potencial apresentado à maior fábrica de pás customizadas para geradores de turbinas do mundo.

A Tecnologia e Sistema Avancados -Tecsis, uma indústria genuinamente brasileira, fica localizada em Sorocaba, em São Paulo. São 11 plantas e um centro de distribuição exportando para os mercados da Índia, Japão, e diversos países da Europa e EUA.

O Estado detém 35% da capacidade da geração de energia eólica de todo o país estimada em 350 giga watts (GWh). E, são esses ventos constantes que fizeram o governo do Estado apoiar e investir na exploração dessa fonte geradora de energia limpa, segundo disse a governadora Rosalba Ciarlini ao fundador e diretor-presidente, Bento Koike; e Frank Abubakir, diretor-superintendente da Tecsis. "O RN tem uma jazida de ventos fantástica", reconheceu Bento, revelando que o Estado potiguar é pioneiro em energia eólica. "As primeiras experiências foram feitas na Barreira do Inferno", disse, recordando seu tempo de pesquisador. Segundo Bento, os primeiros protótipos surgiram quando as pessoas nem sabiam ainda o que era a energia eólica.

Outro que também disse reconhecer as condições naturais e viabilidade de investimentos no Estado, foi o diretor da BrasVentos, do grupo Eletrobras. Alcides Soterio afirmou que a meta da empresa que já está no mercado com 3 parques eólicos é ousada. "Queremos instalar 20 parques, no mínimo", adiantou.

O presidente da Tecsis aceitou convite da governadora para visitar os parques eólicos do RN e conhecer de perto a capacidade de produção do Estado. A data não ficou agendada.

A governadora esteve na Tecsis com os secretários Benito Gama e Jose Airton, do Desenvolvimento Econômico e Tributação, respectivamente.

 

Fonte: AssecomRN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo