Sesi RN - Escola

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

30/05/2011 15h31

Fiern participa de reunião do comitê técnico nacional de energia eólica

A reunião é conduzida por Sandro Portela, analista de desenvolvimento industrial do SENAI/CNI.

notícias relacionadas

Representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte participam nesta segunda-feira (30/05), em Natal, de uma reunião do Comitê Técnico Setorial Nacional para a Cadeia Produtiva de Energia Eólica. O objetivo é discutir o perfil profissional e desenvolver, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, cursos de aperfeiçoamento específico nas áreas de construção civil, eletroeletrônica, mecatrônica, mecânica, logística, segurança do trabalho, desenvolvimento de equipamentos e outras ocupações importantes para o setor.

A reunião é conduzida por Sandro Portela, analista de desenvolvimento industrial do SENAI/CNI, auxiliado por Roseli Siviera, técnica do SENAI/SP. O presidente do Comitê Temático de Energia Renovável da FIERN, empresário Sérgio Azevedo, prestigia o evento que foi aberto pelo diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello. Do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, estão presentes o diretor de tecnologias, Pedro Neto, o diretor de negócios, Geraldo Pinto, a responsável pela Unidade de Educação, Socorro Almeida e outros colaboradores do CTGÁS-ER.

Atualmente, o Rio Grande do Norte é o Estado brasileiro com o melhor ambiente para desenvolvimento de projetos e negócios na área de energia eólica. Mas falta mão de obra especializada, e é isso que está sendo debatido no encontro que ocorre no Hotel Pontal Mar, em Ponta Negra. De acordo com a metodologia do SENAI para elaboração de perfis profissionais, o comitê técnico setorial deve ter entre 12 e 15 profissionais, dentre eles três especialistas, que integram o fórum consultivo para discutir assuntos referentes aos nexos entre educação e trabalho nos diferentes setores industriais.

O evento desta segunda-feira reúne 45 representantes de empresas e instituições: Inova Energy, Chesf, Wobben, Impsa, Vestas, Suzlon, Doisa, Mercurius, Inverall, Case, Engemep, Wmconstmont, Simm Empreen, ABEeólica, Cerne, Crea, UFRN, UFPE, Petrobras, Apuma, Ctgás-ER, Senai-RN, Senai-SP, Senai-PE, Senai-CE, Senai-BA, Senai-RJ, Senai-SC. Eles debatem sobre vários temas: pesquisa, prospecção e elaboração de projeto; construção da infraestrutura, instalação e montagem de equipamentos, fabricação de aerogeradores, operação e manutenção de parques eólicos.

 

Fonte: Fiern


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo