Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

25/05/2012 19h20 - Atualizado em 25/05/2012 19h35

Empresa produtora de mamão no RN apresenta novas variedades de sementes

Dentro de seis meses, produtores de formosa poderão deixar de importar de Taiwan

Por: Marcelo Lima

notícias relacionadas

Maior exportadora de mamão do Brasil, a Caliman Agrícola vai realizar amanhã o “Dia do Campo” no município de Pureza, onde a empresa possui uma unidade produtora.  A intenção principal do evento é apresentar novos híbridos (mistura genética) de sementes de mamão.

A Caliman vai mostrar os resultados do híbrido 04 e 08 de mamão de formosa e uma cultivar. De acordo com o superintendente da Caliman no Rio Grande do Norte, José Antônio Facini Júnior, participarão do encontro produtores da região de São José de Mipibu e Ceará-mirim.

Os experimentos ainda precisam ser aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para serem comercializados. A proposta é que essas variedades se adaptem às condições do Nordeste, especificamente agreste e semiárido.

Atualmente, as sementes utilizadas no Brasil para produção de mamão formosa são importadas de Taiwan. Com a aprovação do uso das novas variedades, o País atenderia a crescente demanda de mercado do mamão tipo formosa e estaria isento de importar possíveis doenças presentes nas sementes.

“O Custo de importação destas sementes é bastante elevado, que aliado ao risco associado de internação de doenças exóticas nos obriga a repensar esta pratica”, ressaltou José Facini Júnior. Segundo ele, em 2010 foram US$ de 2,6 milhões gastos com importação desse tipo de semente.

Só a Caliman produz em média 300 toneladas de mamão por mês no Rio Grande do Norte para abastecer o mercado interno. Como o cultivo da empresa é irrigado, a estiagem que se abateu sobre o Estado não afetou a produção.  A matriz da empresa fica no Espírito Santo, onde o mamão é exportado para Canadá, Estados Unidos e Europa.

A previsão do superintendente da Caliman é que me seis meses as sementes desenvolvidas aqui estejam liberadas para a comercialização.

No mercado internacional o comportamento não é diferente, onde se percebe um crescimento bem firme das vendas de mamão Formosa na Europa e no Canadá, alem dos USA, onde o consumo de frutas da variedade Maradol, pertencente ao Grupo Formosa, representa cerca de 75% do consumo de mamão naquele mercado.

Abaixo programação do Dia de Campo da Caliman Agrícola:

- 8:00 a 8:30 – recepção dos convidados. Equipe da Caliman e UBYFOL.

- 8:30 a 9:00 – Apresentação – Novas Variedades Hibridas e Cultivares para o Nordeste Geraldo Ferreguetti.

- 9:00 a 10:00 – Apresentação UBYFOL – Adubação Foliar em Papaya. Pessoal da UBYFOL/Marquenio.

- 10:00 a 12:00 – Visita ao Campo.

- 12:30 – Churrasco.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo