Salesiano II - 20/03/2024

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/03/2012 18h54

Idiarn está há quase duas semanas sem comando

Órgão começa a cumprir exigências do Ministério da Agricultura para RN não ter o status da aftosa rebaixado

Por: Marcelo Lima

notícias relacionadas

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) está sem comando há 14 dias. Até a sexta-feira (16) o cargo de diretor geral era do professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Rui Sales Júnior.

De acordo com o secretário de adjunto de Agricultura do Estado, José Simplício de Holanda, a governadora Rosalba Ciarlini convidou o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado, o médico veterinário Evádio Pereira, para assumir a função. Atualmente ele é superintendente interino do ministério no Estado.

Conforme José Simplício, o governo aguarda a liberação de Evádio Pereira pelo Mapa para exercer a direção geral do órgão estadual. A previsão é que até abril o Idiarn alguém ocupe o cargo.

O presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Marcos Teixeira, disse que o governo deu um “tiro no alvo” ao convidar Evádio Pereira para assumir o cargo. “É um ótimo nome, não poderia ser melhor. Só ele poderá resolver o risco da aftosa aqui no Estado”, acentuou. Teixeira também fez uma ressalva: “Mas ele só vai conseguir se o governo der apoio”.

Para o presidente da Anorc, a falta de investimentos do Executivo estadual na estrutura do instituto foi o fator decisivo para o desgaste do diretor recentemente exonerado, Rui Sales Júnior. “Deixaram ele no fogo. Botaram o rapaz pra lá, mas sem ter muita experiência no setor também”, declarou.

Estrutura

A série de precariedades encontradas no instituto pode ser decisiva para o rebaixamento do status do Rio Grande do Norte quanto à febre aftosa. Poucos funcionários, raríssimos veículos de trabalho, atraso no pagamento de diárias operacionais, sistemas de controle ultrapassados são algumas das deficiências do Idiarn. Sem contar nos constantes cortes das linhas telefônicas. Soma-se a tudo isso um orçamento menor para o ano 2012 se comparado com o ano anterior.

Depois de uma auditoria no Estado no final de 2011, técnicos do Ministério da Agricultura fizeram uma série de exigências para que o RN não tivesse seu status rebaixado. O governo começou a cumprir as recomendações no início do mês com a nomeação de um engenheiro florestal, dois agrônomos e dois veterinários. Todos esses concursados passaram a atuar como fiscais do instituto.

A reportagem do PORTAL MERCADO ABERTO tentou entrar contato com o Idiarn para saber quais outras exigências foram cumpridas, mas não foi possível completar a chamada para nenhum deles. Decerto, ainda estão cortados. 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo