Seturn - 16/11

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

02/09/2015 09h38

Sebrae vai capacitar 3 mil estudantes da rede pública estadual

Capacitação será realizada até dezembro deste ano por meio do curso Despertar, que tem o objetivo de desenvolver nos jovens características empreendedoras.

notícias relacionadas

Aliar a teoria vivenciada em sala de aula com conhecimentos do cotidiano de uma empresa são apenas uma das maneiras de aguçar o interesse de jovens estudantes ao empreendedorismo. Por isso, o Sebrae no Rio Grande do Norte vai capacitar até dezembro deste ano, 3 mil estudantes do nível médio de aproximadamente 90 escolas da rede estadual de ensino.

A capacitação será por meio do Despertar, um curso promovido pela instituição em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), que tem o objetivo de estimular os jovens a construírem um projeto de vida e possibilitar o desenvolvimento dos alunos na criação de planos criativos para conhecer o mercado de trabalho. Todo material do curso é desenvolvido e cedido pelo Sebrae. As escolas podem aderir ao curso, de forma espontânea, procurando a Subcoordenadoria de Ensino Médio (Suem), da Seec.

As aulas ocorrem sempre no contraturno e têm duração de quatro meses. A responsabilidade de aplicar o curso fica por conta dos professores designados pela direção da escola, que por sua vez, são capacitados pelo Sebrae para oferecerem aos alunos noções empreendedoras. Nas capacitações, os jovens aprendem técnicas de cooperativismo, comportamento empreendedor, associativismo, ética, gestão, planejamento e liderança. Ao final do curso, os alunos têm a oportunidade de elaborar e organizar nas escolas a Feira do Jovem Empreendedor, para comercializar os serviços e produtos produzidos ao longo da capacitação.

De acordo com o analista técnico da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae-RN, Éverton Lucena, o curso é um divisor de águas na vida dos estudantes. “A ideia é que os jovens passem a ter mais iniciativa e despertem para a vida. Com isso, os estudantes têm em mãos o seu próprio destino, e quem sabe, se tornem grandes empreendedores”, diz.

O Despertar surgiu no Ceará e foi aperfeiçoado no Rio Grande do Norte há mais de 12 anos. Em 2013, o curso se nacionalizou e vem sendo replicado em vários estados do Brasil, e passou a fazer parte da grade do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. No RN, mais de 35 mil jovens de aproximadamente 150 escolas de todas as regiões do estado já foram capacitados.

Na manhã de hoje (31), cerca de 150 alunos do nível médio de oito escolas da rede pública estadual de ensino participaram na sede do Sebrae, em Natal, da aula inaugural do Despertar 2015, momento inicial da capacitação. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as várias formas de atuação do Sebrae em todo o estado e como o empreendedorismo pode ser um facilitador na vida das pessoas.

Visão

O estudante Pedro Henrique de Medeiros foi um dos que participaram da aula inaugural. Cursando o 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, em Natal, ele sempre estudou em escola pública. No entanto, só agora tem a oportunidade de começar a se ver como empreendedor e já pensa em abrir, no futuro, uma empresa na área de entretenimento. “O programa é importante para mostrar a nós, jovens, que é possível ser empreendedor, que é possível a gente criar algo nosso, sem precisar trabalhar para alguém. E depois que me formar, quero abrir um negócio que leve alegria às pessoas, orientando aos meus funcionários que eles também podem ser dono do próprio nariz”, empolga-se o pré-universitário.

 

Fonte: Agência Sebrae/RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo