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03/06/2011 15h42 - Atualizado em 03/06/2011 17h57

Simbacuru explica como a marca pode ser o diferencial no mercado

Diretor da InterTV fez uma explanação sobre o panorama de crescimento econômico vivido pelo Brasil.

Por: Felipe Gibson

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Agregar valor a marca e diferenciá-la como caminho para se destacar no mercado. Para o diretor da InterTV Cabugi, Dirceu Simabucuru, o modelo é a chave para uma empresa tornar-se competitiva no varejo. O palestrante foi o primeiro a subir ao palco do Teatro Richuelo na tarde desta sexta-feira (03) na Convencao de Comércio e Serviços do RN.

Simbacuru fez uma explanação sobre o panorama de crescimento econômico vivido pelo Brasil. A ascensão alavancou a escala de consumo e provocou um movimento de migração entre as classes C e D, que com mais poder aquisitivo, se tornaram personagens mais atuantes na cadeia.

Com as regiões Sul e Sudeste mais maduras em relação ao desenvolvimento, o crescimento foi notado com mais ênfase no Nordeste. Ao mesmo tempo, o palestrante coloca que empresas internacionais enxergaram o país como um mercado potencial para crescer e trouxeram seus negócios. Em território nacional, a região nordestina virou alvo de muitas organizações.

‘'O Brasil passou a ser a bola da vez no mundo. O Nordeste passou a ser a bola da vez no Brasil'', afirma Dirceu Simbacuru. De acordo com o diretor da InterTV, a maioria dos empresários não estava preparada para esta competitividade, o que gerou problemas no momento de encarar a nova realidade mercadológica.

‘'Não tinham fundamentos de marketing e estratégias alinhadas para essa concorrência'', ressalta Simbacuru. O palestrante conta que os varejistas brasileiros se acostumaram a combater a concorrência com base no preço. ‘' Competir assim com empresas desse porte é muito difícil''.

O diretor da InterTV explica este tipo de concorrência chega a um limite em que os lucros ficam afetados e a empresa quebra. ‘'É uma estratégia suicida''. Com grandes tendo poder de ‘'barganha'' com fornecedores, a forma de se diferenciar para as demais empresas é investir no valor da marca.

O palestrante ressalta que tornar a marca uma referência que traga experiências diferenciadas ao público, é possível competir, agregar valor e fazer tudo sem altos custos. ‘'É preciso ter cuidado, percepção carinho. Da mesma forma que a geten cuidade um filho tem que cuidar da marca'', afirma Simbacuru.

 


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