Corte de serviços como água e luz pode ser considerado abusivoA empresa deve emitir uma notificação prévia, o que significa que o consumidor precisa ser avisado antes da iminência do corte. |
notícias relacionadas
- Procon Natal orienta consumidores sobre troca de presentes
- Procon Natal prioriza conciliação e conscientização da população
- Seminário do Procon Natal em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor é sucesso de público
- Procon Natal reforça que valor diferente para compra no cartão é prática abusiva
- Governo anuncia corte de R$ 23,4 bilhões no Orçamento deste ano
- Procon Natal divulga nota oficial sobre emissão de Carteira Nacional de Estudante
- Natal sem Dívidas incentiva negociação entre credores e consumidores
- Procon Natal promove I Congresso Municipal de Direito do Consumidor
- Pronatec perde 60% das vagas este ano com corte orçamentário
- Prefeitura do Natal disponibiliza diversos serviços na 39ª edição do Justiça na Praça
- Na Semana do Consumidor, Procon Legislativo comemora 56% de acordos
- Semana do Consumidor será celebrada com palestras, ações itinerantes e fiscalizações ostensivas
- Água Mineral é reajustada em cerca de 10%
- Unidade móvel do Procon leva informações e serviços ao Tirol
- Setor de serviços tem alta de 4,6% na receita nominal
- Novas regras do Simples Nacional beneficiam empresas do setor de serviços
- IBGE: Receita do setor de serviços cresce 8,7% no primeiro trimestre
- Todos os municípios do semiárido do RN terão caminhões-pipa
- Sistema FIERN abre seleção para Programa de Trainee
- Novo telefone Fecomércio
- Circuito Verão chega neste final de semana à Redinha
- Bancos fecham amanhã e reabrem na quinta-feira
- Queima de fogos e shows com artistas locais vão animar o réveillon 2013
- Carnês para pagamento do IPTU 2014 começaram a ser distribuídos nesta segunda-feira
- Governo do Estado paga segunda parcela do 13º nesta quarta-feira
- Detran divulga informações sobre carteira de habilitação para estrangeiro
- Melhoria dos aeroportos prioriza passageiros e bagagens
- Caern suspende abastecimento em alguns bairros de Natal para serviço de interligação
- Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chega ao 5º destino
- Procon-RN fiscalizará erro na cobrança de energia elétrica para devolução ao consumidor
- Caged de julho: Setor de comércio e serviços gerou em 2013 só metade das vagas abertas até julho de 2012
- Produtos e serviços para famílias com renda até 2,5 salários mínimos têm deflação de 0,29%
- Procon Natal fecha Lojas Maia-Magazine Luiza da Roberto Freire
- Emprego no setor de comércio e serviços se recupera em maio, mas acumulado do ano ainda é ruim
- Preço da cesta básica em Natal cai 6,21%
- Procon RN orienta consumidores sobre a troca do Tylenol Gotas
- Garantia estendida: vale a pena ou não contratar esse serviço?
- Procon/RN fiscaliza estabelecimentos para retirada de leite contaminado das prateleiras
- Quase 40% da população brasileira ainda não possui conta em banco
- Entenda a diferença entre "leasing" e financiamento
- Com abertura de 1.054 vagas, Comércio e Serviços puxam emprego formal em março no RN
- Procons de todo o país esperam que celulares sejam inclusos na lista de produtos essenciais para o consumidor
- Procon realiza Dia Mundial do Consumidor em Natal
- Trocar produtos ainda é um problema para o consumidor
- Empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença entre os dois
- Conta de luz irá cair mais que o anunciado pelo governo
- Governo publica lei que permite baratear conta de luz
- Procon orienta consumidor sobre troca de presentes
- Mensalidades escolares sofrem reajuste de 11,21%
- Produtos natalinos estão 6,47% mais caros este ano
- Procon alerta, multa por extravio de comanda é ilegal
- Cesta básica do natalense registra alta de 1,50% em outubro
- Gasolina sobe 0,17% em Natal
- Telefonia celular, cartão de crédito e banco comercial lideram ranking de queixas
- Diesel e etanol registram aumento, segundo pesquisa do Procon Natal
- Programa “De olho na validade” estimula atenção redobrada dos consumidores
- Em uma semana, cesta básica sobe 0,69% nos supermercados e hipermercados de Natal
- Novo presidente do SicramiRN é empossado
- Comércio e serviços do RN abrem mais de 5 mil novas vagas de emprego no primeiro semestre
- Cai preço da gasolina e do etanol e aumenta preço do diesel
- Prévia da inflação oficial fica em 0,33% em julho, quase o dobro da taxa de junho
- Dicas para quem vai contratar serviço de telefonia móvel
- Índice de Confiança de Serviços tem em maio décima queda consecutiva
- Comprou um produto e se arrependeu? Saiba o que fazer
- Taxa de cadastro cobrada por financeiras é considerada ilegal pelos Procons
- Entenda melhor as cobranças de taxas adicionais
- Procon/RN discute atualização do Código de Defesa do Consumidor
- Preço da cesta básica fica praticamente estável nas duas primeiras semanas de maio
- Procon Natal constata preços variados nas tarifas bancárias
- Planos de saúde e celulares lideram reclamações no Procon Legislativo
- Reclamações contra bancos crescem 36% em março, revela BC
- Cesta básica do natalense registra alta de 2,81% no primeiro trimestre de 2012
- Confira o funcionamento do comércio durante a semana santa
- Preço do peixe aumenta 8% às vésperas da semana santa em Natal
- Gastos com habitação aumentam e inflação acelera
- “Pós-venda” ainda é um problema para a maioria dos consumidores, revela pesquisa
- Pescado está 12,44% mais caro este ano
- Natal tem maior crescimento do valor da cesta básica em fevereiro no Brasil
- Bancos, cartões de crédito e financeiras lideram ranking de reclamações
- Saúde, Defesa e Cidades foram ministérios mais afetados pelos cortes no Orçamento
- Corte de R$ 55 bilhões vai garantir meta de superávit primário, segundo ministro
- Procon autua 53 empresas por descumprir regras de atendimento ao consumidor
- Viagem de Carnaval: saiba como evitar problemas no feriado
- Pecuarista denuncia falhas administrativas no Idiarn
- Cartão de crédito, banco e telefonia lideram ranking de reclamações no Procon
- Procon Natal oferece curso para que jovens sejam consumidores conscientes
- Cesta básica está 1,14% mais barata em Natal
- Compra de produtos em liquidação exige cautela
- Produtos da ceia natalina estão 1,91 % mais baratos esta semana
- Pesquisa do Procon Natal aponta aumento médio de 10,93% nas mensalidades em 2012
- Compra de móveis planejados requer cuidados
- Produtos da mesa natalina estão 5,43% mais caros que em 2010
- Assembleia Legislativa inaugura Procon do Legislativo
- Preço da água mineral pode chegar a média de R$ 5
- Banco do Brasil oferece serviços bancários nas agências dos Correios
- Confira as dicas de como economizar na ceia natalina, segundo Procon
- Compras pela internet: Procon orienta consumidores para evitar dores de cabeça
- Gasolina comum sobe 1,82% em Natal
- “Aumento de 10% é irreal, as escolas ainda não divulgaram reajuste”, diz presidente
- Procon vai notificar Unimed Natal sobre impasse com urologistas
- BNDES libera segunda parcela do financiamento de Angra 3
- Governo vai mandar ao Congresso MP para desonerar setor de telecomunicações
- Crise econômica global faz PIB brasileiro cair, segundo BC
- Serviço de TV por assinatura chega a 11,6 milhões de assinantes em agosto
- Representantes do comércio, serviços e turismo deixam recado para o Dia do Cliente
- Preço dos serviços aumenta acima da inflação
- Preço da cesta básica cai 0,02% em Natal
- Cesta básica registra aumento médio de 0,61% em Natal
- Cesta básica comercializada em Natal está 1,76% mais cara
- Inflação da classe média paulista foi de 6,23% em 12 meses terminaados em julho
- Cesta básica vendida em Natal tem aumento de 1,64%
- Confiança do setor de serviços volta a subir após dois meses em queda
- Preço da cesta básica caiu 1,80% em Natal
- Prazo para ter desconto na conta de luz termina próxima semana
- Faturamento do comércio da Grande São Paulo cresceu 2,7% em maio
- Juros do cheque especial e do empréstimo pessoal aumentam em julho
- Supermercados da zona Norte oferecem melhores preços para o consumidor
- Confiança do setor de Serviços cai 1,4% em junho, diz FGV
- Encontro Nacional de Sindicatos Patronais de Comércio e Serviços será no RN
- Administração de empresas familiares é tema na convenção
- Simbacuru explica como a marca pode ser o diferencial no mercado
- Júlio Vasconcellos conta história de sucesso do Peixe Urbano
- Donner fala sobre benefícios do investimento em design
- Mário Castelar defende marketing voltado para as pessoas
- Setor de Comércio e Serviços já abriu 3.557 novas vagas formais no RN em 2011
- Procon RN inicia autuação de postos de combustível em Natal
- Ovos da Páscoa estão 6,78% mais caros este ano
- Procon-RN notifica distribuidora e faz pesquisa de preços nos postos
- Uso de fontes renováveis e leilões de energia podem baratear conta de luz, diz secretário
- Preço do Etanol já aumentou 16% este ano em Natal
- Procon RN realiza palestra sobre direitos do consumidor
- Procon RN comemora dia do consumidor com café da manhã e palestra
- Preço da cesta básica volta a subir em Natal, em média 0,90%, aponta Procon
- Orçamento terá corte de R$ 50 bi em 2011; Concursos serão vetados
- Diferença nos preços faz consumidores comprarem em mais de uma loja
- Preço da cesta básica aumenta 1,68% na segunda semana de dezembro
- Preço da ceia natalina se mantém estável para 2010
- Procon Natal lança folder com dicas para compras natalinas
- Cesta básica vendida em Natal sobe 7,86% de janeiro a outubro
- Procon Natal e ANS discutem com planos de saúde qualidade do atendimento ao cliente
Muitos consumidores, infelizmente, já foram surpreendidos com o corte indevido de serviço. Isto porque, o aviso de inadimplência e da possibilidade de corte não foi feito de maneira clara e legível.
Para que este aviso tenha o efeito que dele se espera, a informação tem que ser clara e ostensiva, conforme prevê o art. 31 do Código de Defesa do Consumidor. A desigualdade entre consumidores e fornecedores, é uma desigualdade econômica e, também uma desigualdade informacional. A garantia do direito a informação tem por finalidade promover o equilíbrio e assegurar a existência de igualdade informacional das partes.
O corte no fornecimento dos chamados serviços públicos essenciais, como luz, água, telefone e gás, pode ser considerado abusivo, caso o fornecedor não respeite algumas regras para suspendê-los.
A principal delas, é a notificação prévia, que significa que o consumidor precisa ser avisado antes da iminência do corte, sendo que o tempo de atraso e o prazo de antecedência da advertência de suspensão do fornecimento, bem como outras especificidades, variam conforme o serviço.
Água e luz
No caso de atraso no pagamento da conta de água ou de luz, o prazo mínimo que a empresa tem para notificar o cliente do corte é de 30 e 15 dias, respectivamente. Nos dois serviços, contudo, não há especificação quanto ao tempo mínimo de atraso que pode originar a suspensão dos serviços.
Vale ressaltar que, a interrupção do fornecimento de água ao usuário residencial de baixa renda beneficiário de tarifa social deve obedecer a prazos e critérios que preservem condições mínimas de manutenção da saúde das pessoas atingidas.
Quanto ao fornecimento de energia elétrica, o restabelecimento do serviço deve ser feito em até 48 horas após o pagamento.
Ressalto ainda que, se a suspensão for indevida, a concessionária é obrigada a fazer a religação no prazo máximo de até quatro horas, sem ônus para o consumidor.
Telefone e gás
O consumidor que atrasa o pagamento da conta de telefone fica sujeito a uma suspensão do serviço decorridos 15 dias do vencimento da fatura, mesmo prazo que a empresa tem para notificá-lo do corte.
O primeiro corte é parcial. O telefone deixa de fazer chamadas, mas recebe. Passados 30 dias da suspensão parcial, se a conta não for paga, a prestadora bloqueia totalmente a linha.
Já o fornecimento de gás encanado não obedece uma norma nacional, a legislação local é que regula a prestação do serviço. Alguns serviços como de luz, água e gás são essenciais. Para dispor deles é preciso estar em dia com o pagamento. Contudo, não pode haver suspensão do serviço se o débito estiver em contestação. E, nos casos de corte indevido (com a conta paga), a religação tem de ser imediata.
Fique atento e faça valer o seu direito
Se informe através do número 151 e, se for necessário, procure o Procon mais próximo de sua residência. Se houver danos morais e materiais comprovados, recorra à justiça.
Fonte: Portal do Consumidor