Procon alerta, multa por extravio de comanda é ilegalApesar de ser extremamente corriqueiro, a maioria dos consumidores não está preparada para enfrentar tal dissabor |
notícias relacionadas
- Procon Natal prioriza conciliação e conscientização da população
- Procon Natal divulga nota oficial sobre emissão de Carteira Nacional de Estudante
- Procon Natal promove I Congresso Municipal de Direito do Consumidor
- Semana do Consumidor será celebrada com palestras, ações itinerantes e fiscalizações ostensivas
- Entenda a diferença entre "leasing" e financiamento
- Procons de todo o país esperam que celulares sejam inclusos na lista de produtos essenciais para o consumidor
- Procon realiza Dia Mundial do Consumidor em Natal
- Trocar produtos ainda é um problema para o consumidor
- Empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença entre os dois
- Comprou um produto e se arrependeu? Saiba o que fazer
- Taxa de cadastro cobrada por financeiras é considerada ilegal pelos Procons
- Entenda melhor as cobranças de taxas adicionais
- Procon autua 53 empresas por descumprir regras de atendimento ao consumidor
- Procon Natal oferece curso para que jovens sejam consumidores conscientes
- Procon RN comemora dia do consumidor com café da manhã e palestra
- Procon Natal e ANS discutem com planos de saúde qualidade do atendimento ao cliente
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Seminário do Procon Natal em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor é sucesso de público
- Bancos oferecem a clientes venda de dólares em caixa eletrônico
- Meu nome está “sujo” mas não devo nada. A negativação de consumidores e a proteção de dados pessoais
- Nordeste tem o maior crescimento no número de empresas inadimplentes em 2015, mostra SPC Brasil
- Procon Natal reforça que valor diferente para compra no cartão é prática abusiva
- Serasa dá dicas para aproveitar o Carnaval com dinheiro no bolso e samba no pé
- Aneel aprova revisão de bandeiras tarifárias e conta de luz pode ficar mais barata
- Prefeitura concede novo prazo para quitação de débitos com o fisco municipal
- Taxas de juros ao consumidor podem levar ao superendividamento, diz SPC Brasil
- STJ debate competência para julgar ações contra operadoras de celular
- Natal sem Dívidas incentiva negociação entre credores e consumidores
- Cheque especial é usado por três em cada dez internautas que extraolam suas finanças
- Reduzida a previsão de vendas após o varejo registrar pior resultado para agosto desde 2000
- Falta de dinheiro faz brasileiro evitar compras, mostra pesquisa da Fiesp
- Contribuinte poderá parcelar tributos online
- Número de recuperações judiciais bate novo recorde entre janeiro e setembro, revela Serasa Experian
- Seis em cada dez mães cedem à vontade dos filhos
- Intenção dos micro e pequenos empresários de tomar crédito tem leve melhora, mas segue em baixa, aponta indicador
- Renegociações de dívidas atrasadas caem 7,86% em agosto, mostra indicador SPC Brasil
- Inadimplência do consumidor tem alta de 16,7% em agosto, revela indicador da Serasa Experian
- Sobe o número de brasileiros com contas em atraso
- Empréstimos e dívidas no cartão são os principais vilões da inadimplência, revela SPC Brasil
- Maioria dos MPE dá desconto para quem paga à vista
- Número de acessos ao Limpa Nome Online da Serasa cresce 52% em 2015
- Um em cada três clientes do atacado tem alto risco de se tornar inadimplente nos próximos seis meses, revela estudo inédito da Serasa Experian
- Presidente da Anatel sugere pacotes mais baratos de TV por assinatura
- Consumidor pode economizar R$ 1,7 mil por ano com escolha do plano de telefonia
- Inadimplência do consumidor fecha o primeiro semestre do ano com alta de 16,4%, revela Serasa Experian
- Demanda do consumidor por crédito cai 2,3% em junho, diz Serasa Experian
- Mais da metade dos brasileiros comprou por impulso nos últimos três meses, aponta SPC Brasil
- Suspensas ações coletivas contra corte de internet em celular pré-pago da Oi
- Dívidas em atraso crescem em todas as regiões brasileiras, mostra indicador do SPC Brasil
- Regularização de dívidas recua 8,72% na comparação anual, mostra SPC Brasil
- Inmetro: consumidor quer segurança de produtos, mas ainda compra em camelô
- Nove em cada dez consumidores virtuais consultam a internet antes de realizar uma compra
- Serasa dá dicas para o consumidor mesmo sem dinheiro aproveitar os descontos especiais no Super Feirão Limpa Nome Online da Serasa
- Índice de Confiança do Consumidor cresce 3,3% em abril
- Busca do consumidor por crédito cresce em março, diz Serasa Experian
- Pagamento de compras por meio de smartphones chega ao Brasil
- Índice de Confiança do Comércio registrou quinta queda consecutiva, mostra FGV
- Inflação em alta começa a ter efeito sobre o comércio, dizem especialistas
- IPC-S das capitais registrou aumento de 1,49%
- Na Semana do Consumidor, Procon Legislativo comemora 56% de acordos
- Inflação que regula aluguéis desacelera no segundo decêndio de fevereiro
- IPCA tem a maior alta em mais de uma década
- Consumidores terão de pagar Conta de Desenvolvimento Energético
- Parnamirim: prorrogado prazo para pagamento do IPTU/2015 e do REFIS
- IPC-S aumenta em seis capitais na terceira semana de janeiro
- Conta Verde estimula usuário a compensar emissões pelo consumo de energia
- Unidade móvel do Procon leva informações e serviços ao Tirol
- Inflação para famílias com renda mais baixa sobe para 0,56% em novembro
- Inflação oficial fecha novembro em 0,51% e acumulado continua acima do teto
- Inflação para famílias com renda mais baixa fica em 0,53% em novembro
- IPC da Fipe encerra novembro com variação de 0,69%
- Semana Black Friday não impulsiona varejo físico e vendas registram queda, aponta indicador do comércio da Serasa Experian
- Serviço online da Serasa ajuda consumidor a não comprar gato por lebre na Black Friday
- Preços de alimentos em SP voltam a subir com impacto na inflação
- Conta de luz pressiona a inflação
- Nova conta de energia instantânea da Cosern é ampliada para mais 28 municípios beneficiando 937 mil consumidores
- INSS deposita benefícios acima do mínimo a partir desta quarta (1º)
- Índice de Confiança do Consumidor sobe 0,7% em setembro
- Folha de setembro do INSS começa a ser depositada nesta quarta (24)
- Caixa libera crédito de R$ 5 bilhões para pagamento do 13º salário
- Governo efetua pagamento de 91% dos servidores estaduais nesta sexta-feira (29)
- Previdência começa a pagar hoje décimo terceiro salário
- Indicador mostra que 171.325 tentativas de fraude foram registradas em maio
- Prefeitura paga dia 11 de junho a primeira parcela do 13º salário aos servidores
- FGV: índice de Confiança do Consumidor atinge menor nível desde maio de 2009
- Tentativas de fraude contra o consumidor cresceram 8,2%, mostra Serasa
- Prefeitura de Natal divulga calendário de pagamento dos servidores para 2014
- SPC Brasil dá dicas para o consumidor começar 2014 com as contas em dia
- Procon Natal orienta consumidores sobre troca de presentes
- Inadimplência registra queda de 1,17% e vendas a maior alta em seis meses, aponta SPC Brasil
- Metade dos brasileiros já pagou por um produto que nunca usou, revela estudo do SPC Brasil
- Procon-RN fiscalizará erro na cobrança de energia elétrica para devolução ao consumidor
- Consumidor ainda paga pelo ponto adicional da TV por assinatura
- Procon Natal realiza atividades alusivas ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor
- III Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamento e Negócios na Web acontece em Natal
- Procon Natal fecha Lojas Maia-Magazine Luiza da Roberto Freire
- Prefeitura paga primeira parcela do 13º salário nesta sexta-feira (14)
- Gerente da CNI fala sobre desoneração
- Preço da cesta básica em Natal cai 6,21%
- Inflação puxa inadimplência e vendas ao menor patamar em 16 meses, diz SPC Brasil
- BC aumenta juros básicos da economia pela segunda vez seguida, para 8% ao ano
- Inadimplência das empresas cresce 1,7%, aponta Serasa
- Procon RN orienta consumidores sobre a troca do Tylenol Gotas
- Governo quer atingir população sem acesso a bancos com criação de regras para pagamentos com celulares
- Ministra pede que população siga o calendário de saques do Bolsa Família
- Garantia estendida: vale a pena ou não contratar esse serviço?
- Contribuintes têm até quarta-feira (15) para efetuarem pagamento de Previdência
- Procon/RN fiscaliza estabelecimentos para retirada de leite contaminado das prateleiras
- Crédito deve crescer mais de 11% ao longo do ano
- Otimismo dos brasileiros cai 1,9% e atinge menor valor desde agosto de 2011
- Pesquisa da CNC aponta que endividamento das famílias é o maior desde julho de 2011
- Inflação semanal tem ligeira queda na segunda prévia do mês
- Cesta básica registra aumento de 1,91%
- Inflação do aluguel sobe para 0,42% na primeira prévia de abril
- Inflação oficial fica em 0,47% em março e ultrapassa teto da meta em 12 meses
- Inflação da baixa renda acelera e fica em 0,75% em março
- Demanda do consumidor por crédito cresceu 5,8% no primeiro trimestre
- Brasileiros estão mais otimistas, mostra pesquisa da CNI
- Índice de Confiança da Indústria tem queda de 2,3%
- Gastos com habitação aumentam e inflação acelera
- Consciência do consumidor brasileiro tem aumentado, diz coordenador do Idec
- Veja 11 dicas de como consumir sem comprometer o orçamento
- Inadimplência do consumidor recua 3,4% em fevereiro
- Inflação da baixa renda desacelera e fica em 0,17% em fevereiro
- Índice de Confiança de Serviços cai 2,7% em fevereiro
- Confiança do consumidor apresenta recuo em fevereiro
- Inadimplência abre o ano com alta de 11,8%
- Procura por crédito abre 2013 em alta e cresce 2,2% em janeiro
- Tributação emite carnês para pagamento parcelado do IPTU em Parnamirim
- Alimentos aumentam e IPCA tem maior resultado para janeiro desde 2003
- Salário mínimo de R$ 678 começa a ser pago à maioria dos trabalhadores
- Setor de serviços está mais otimista
- Índice de Confiança do Consumidor cai pela quarta vez consecutiva
- Conta de luz irá cair mais que o anunciado pelo governo
- Consumidor mais velho prefere contratar seguro e mais novo busca serviços de telefonia
- Alimentos, cigarros e educação pressionam inflação no país
- Governo publica lei que permite baratear conta de luz
- Ministro interino da Fazenda também vê tendência de queda na inflação de 2013
- Contribuintes adimplentes terão desconto de 20% no IPTU 2013
- Crédito ao consumidor deverá sofrer forte retomada a partir do segundo trimestre
- Procon orienta consumidor sobre troca de presentes
- Municípios receberão mais de R$ 1 bilhão referente ao 2° repasse do FPM
- IPC-S atinge 0,73% na segunda prévia do mês
- Inadimplência do consumidor pode começar 2013 em queda
- Planejamento e controle dos gastos previnem superendividamento em 2013
- Mensalidades escolares sofrem reajuste de 11,21%
- Inadimplência do consumidor cresce junto com vendas no comércio
- Produtos natalinos estão 6,47% mais caros este ano
- Inflação tem leve alta e fica em 0,6%
- INSS começa a pagar nesta segunda os benefícios acima de um salário mínimo
- Inadimplência das empresas iniciará 2013 em queda, aposta pesquisa
- Cesta básica do natalense registra alta de 1,50% em outubro
- Gasolina sobe 0,17% em Natal
- Inadimplência do consumidor deverá se manter em queda até 2013, revela pesquisa
- Inadimplência do consumidor registra a maior queda mensal no ano
- Mais de 70% dos brasileiros ficam sem dinheiro antes do fim do mês
- Telefonia celular, cartão de crédito e banco comercial lideram ranking de queixas
- INSS começa a pagar nesta segunda (01) benefícios acima de um salário mínimo
- Consumidor está mais otimista, revela CNI
- Inadimplência do consumidor registra terceira queda consecutiva
- Desoneração da folha de pagamento estimula criação de empregos pela indústria
- Inflação medida pelo IPC-S fica estável em 0,44% na primeira prévia do mês
- Pagamento do Garantia-Safra é autorizado para mais de 95 mil agricultores
- Projeção para a inflação oficial em 2012 tem oitava alta seguida e chega a 5,2%
- Diesel e etanol registram aumento, segundo pesquisa do Procon Natal
- Confiança do consumidor mostra novo recuo em agosto
- Programa “De olho na validade” estimula atenção redobrada dos consumidores
- Governo aumenta em 133% despesa com folha de pagamento de servidores federais em oito anos
- Em uma semana, cesta básica sobe 0,69% nos supermercados e hipermercados de Natal
- Inflação medida pelo IPC-C1 fica em 0,27% em julho
- Índice da Confiança da Construção recua 9,9% no trimestre
- Inflação da indústria sobe 1,13%, puxada por alimento e bebida
- Cai preço da gasolina e do etanol e aumenta preço do diesel
- Dicas para quem vai contratar serviço de telefonia móvel
- Inadimplência do consumidor cresce 19,1% no primeiro semestre
- Segundo lote de restituições do IR poderá ser consultado na segunda-feira
- Dinheiro é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros
- Demanda do consumidor por crédito reage e cresce 14%
- Governo do Estado paga primeira parcela do 13º no dia 18 de junho
- Pagamento de metade do 13º salário deve injetar R$ 140 milhões na economia do RN
- Crédito ao consumidor deve crescer em ritmo mais lento, diz Serasa.
- Consumidores brasileiros estão entre os mais confiantes do mundo
- Procon/RN discute atualização do Código de Defesa do Consumidor
- Preço da cesta básica fica praticamente estável nas duas primeiras semanas de maio
- INSS começa a pagar nesta quarta benefícios acima de um salário mínimo
- Governo prorroga mais uma vez prazo para quitação do ICMS
- Procon Natal constata preços variados nas tarifas bancárias
- Planos de saúde e celulares lideram reclamações no Procon Legislativo
- Reclamações contra bancos crescem 36% em março, revela BC
- Inadimplência do consumidor registra a primeira alta do ano
- Cesta básica do natalense registra alta de 2,81% no primeiro trimestre de 2012
- Confira o funcionamento do comércio durante a semana santa
- Preço do peixe aumenta 8% às vésperas da semana santa em Natal
- IR 2012: você sabe como funciona a prioridade no pagamento de restituição?
- Confiança do consumidor atinge maior nível desde julho de 2011
- Fim da novela: Governo promete quitar débitos com produtores de leite do RN
- Redes sociais: solução para o consumidor, pesadelo para as empresas
- “Pós-venda” ainda é um problema para a maioria dos consumidores, revela pesquisa
- Pescado está 12,44% mais caro este ano
- Reajuste de aluguéis sobe para 0,35% na segunda prévia de março
- Inadimplência do consumidor recua 1,3%
- Consumidores usam twitter para reclamar de produtos e serviços prestados
- Natal tem maior crescimento do valor da cesta básica em fevereiro no Brasil
- Bancos, cartões de crédito e financeiras lideram ranking de reclamações
- Pontualidade de pagamento das MPE é a maior em sete anos
- Consumidor começa 2012 com redução na busca por crédtio
- Nível de inadimplência do consumidor deve cair nos próximos meses
- Viagem de Carnaval: saiba como evitar problemas no feriado
- Corte de serviços como água e luz pode ser considerado abusivo
- Após forte crescimento em 2011, inadimplência do consumidor inicia o ano em queda
- Aluguel: inflação medida pelo IGP-M acumula alta de 4,53% em 12 meses
- Inadimplência das empresas sobe 19% em 2011, revela a Serasa
- Qualidade de crédito do consumidor reage e apresenta melhores índices
- Cartão de crédito, banco e telefonia lideram ranking de reclamações no Procon
- Pontualidade das micro e pequenas empresas chega a 94,9%
- Mercado reduz projeções de inflação para 2012, aponta pesquisa
- Demanda das empresas por crédito cresceu 2,3% em 2011
- IBGE oficializa mudanças em cálculo do IPCA e INPC
- Cesta básica está 1,14% mais barata em Natal
- Compra de produtos em liquidação exige cautela
- Crédito ao consumidor continuará crescendo em 2012 apesar da crise internacional
- Preço de alimentos volta a acelerar alta no IPC-S, aponta FGV
- Produtos da ceia natalina estão 1,91 % mais baratos esta semana
- Prévia do IPCA-15 do ano ultrapassa meta de inflação do BC
- Pesquisa do Procon Natal aponta aumento médio de 10,93% nas mensalidades em 2012
- Um consumidor brasileiro é vítima de tentativa de fraude a cada 17 segundos
- Descontos diferenciados para vendas com cartão ou dinheiro é considerada prática abusiva
- Compra de móveis planejados requer cuidados
- Produtos da mesa natalina estão 5,43% mais caros que em 2010
- Assembleia Legislativa inaugura Procon do Legislativo
- Pagamento do 13º reduz em 12% inadimplência do consumidor
- Consumidores do NE lideram busca por crédito
- Natal: 51% das compras deverão ser pagas a prazo
- IPC-S varia 0,53% no fechamento de novembro
- Férias: confira as dicas de pacotes de viagens para não ter dores de cabeça
- Confira as dicas de como economizar na ceia natalina, segundo Procon
- Compras pela internet: Procon orienta consumidores para evitar dores de cabeça
- Consumidores do NE estão mais cautelosos quanto a procurar por financiamentos
- Gasolina comum sobe 1,82% em Natal
- “Aumento de 10% é irreal, as escolas ainda não divulgaram reajuste”, diz presidente
- Procon vai notificar Unimed Natal sobre impasse com urologistas
- Termina amanhã prazo para cadastramento de consumidor com direito a desconto
- Jovens lideram inadimplência de cheques no 1º semestre
- Confiança do consumidor atinge em setembro o menor nível desde março de 2010
- INSS inicia pagamento de benefício nesta segunda-feira
- Alta do dólar ainda é ameaça ao preços dos alimentos e à meta da inflação
- Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado a empresas
- Evite sustos e veja como economizar na conta do celular
- Sindicatos aprovam aumento do IPI de automóveis, mas pedem medidas de proteção
- Gabrielli rejeita proposta de Cabral sobre distribuição de royalties
- Consumidor brasileiro está mais inadimplente, segundo pesquisa
- Consumidores que ganham menos, recorrem mais às linhas de crédito
- Índice de Preços ao Consumidor e Cesta Básica tiveram alta em agosto
- Orçamento prevê despesas obrigatórias de R$ 610,8 bilhões
- Preço da cesta básica cai 0,02% em Natal
- Cesta básica registra aumento médio de 0,61% em Natal
- Cesta básica comercializada em Natal está 1,76% mais cara
- Cesta básica vendida em Natal tem aumento de 1,64%
- Preço da cesta básica caiu 1,80% em Natal
- Inflação e dívidas enfraquecem consumo, aponta estudo
- Prazo para ter desconto na conta de luz termina próxima semana
- Gastos com cartão de crédito no exterior sobem para US$ 1 bi em junho
- Confiança do consumidor atinge maior índice dos últimos seis anos
- Dívida pública federal cresce 3,39% em junho e soma R$ 1,805 trilhão
- Juros do cheque especial e do empréstimo pessoal aumentam em julho
- Baixa renda liderou expansão da procura por crédito no primeiro semestre
- Quase metade da população brasileira tem conta em banco
- Supermercados da zona Norte oferecem melhores preços para o consumidor
- Taxa de serviço pode ser cobrada abusivamente
- Código de Defesa do Consumidor deverá ser divulgado nos cinemas antes dos filmes
- Consumidores devem ter atenção com gasto de energia elétrica no inverno, alerta Idec
- Pagamento de 40% do 13º deverá injetar mais de R$ 90 milhões na economia do RN
- Desaceleração do crédito ao consumidor diminuirá no próximo trimestre
- Comércio varejista espera um bom Dia das Mães
- Procon RN inicia autuação de postos de combustível em Natal
- Ovos da Páscoa estão 6,78% mais caros este ano
- Inadimplência do consumidor cresce 21,4% no primeiro trimestre
- Procon-RN notifica distribuidora e faz pesquisa de preços nos postos
- Demanda do consumidor por crédito cresce 12,9% no primeiro trimestre, diz Serasa Experian
- Uso de fontes renováveis e leilões de energia podem baratear conta de luz, diz secretário
- Preço do Etanol já aumentou 16% este ano em Natal
- Procon RN realiza palestra sobre direitos do consumidor
- Carrefour promove consciência ambiental no Dia do Consumidor
- Pagamento dos servidores do Estado começa nesta sexta-feira
- Preço da cesta básica volta a subir em Natal, em média 0,90%, aponta Procon
- Pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas inicia 2011 em queda
- Consumidores com aparelhos danificados por apagões podem ser ressarcidos
- Pagamento dos servidores municipais começa nesta quinta-feira
- Diferença nos preços faz consumidores comprarem em mais de uma loja
- Governo anuncia pagamento do funcionalismo para o fim de janeiro
- Qualidade de crédito do consumidor ficou estável no quarto trimestre
- IPC-S desacelera em seis das sete capitais pesquisadas, diz FGV
- Confiança do consumidor na economia diminuiu entre novembro e dezembro
- Preço da cesta básica aumenta 1,68% na segunda semana de dezembro
- Preço da ceia natalina se mantém estável para 2010
- Inadimplência do consumidor em novembro é a maior desde 2005
- Procon Natal lança folder com dicas para compras natalinas
- Inadimplência do consumidor cresce 1,8% em outubro, aponta Serasa
- Estudo revela que consumidor inadimplente leva 7 meses para regularizar dívidas
- Consumidor está mais otimista sobre expansão da economia, diz CNI
- Consumidor troca marcas tradicionais importadas por nacionais com melhor preço
- Cesta básica vendida em Natal sobe 7,86% de janeiro a outubro
Tornou-se um hábito entre os empresários da noite imporem condições aos consumidores, que muitas vezes são abusivas e ilegais, como, por exemplo, a prática ao pagamento de multa para aquele consumidor que teve sua comanda extraviada, perdida ou furtada, como condição para poder se retirar do local. Apesar de ser extremamente corriqueiro, a maioria dos consumidores não está preparada para enfrentar tal dissabor.
Normalmente essa multa, que pode ser conceituada de "pena", alcança valores astronômicos e consequentemente viola inúmeros direitos do consumidor.
Primeiramente cumpre frisar que não existe em nosso ordenamento jurídico, lei que obrigue alguém a pagar uma quantia a título de ‘multa' ou ‘taxa' por simplesmente ter perdido uma comanda de consumo.
Porém, a realidade nos revela cada vez mais atentados contra os direitos dos consumidores, principalmente quanto aos mais jovens, que saem à noite para se divertir e muitas vezes, ao exigirem referidas "multas", os estabelecimentos deliberadamente veem cometendo crimes contra a liberdade individual desses consumidores.
Seguem alguns esclarecimentos e dicas para os consumidores:
•o pagamento da taxa de serviço de 10% sobre o valor consumido em qualquer estabelecimento é opcional e a imposição de seu pagamento configura prática abusiva;
•a cobrança do "valor artístico" sobre apresentações ao vivo é legítima se o cliente for informado expressamente no momento que entrar no local;
•a cobrança de consumação mínima como forma de entrada em algum estabelecimento é também medida abusiva (porém não há vantagem em trocar o valor da consumação pela entrada e depois gastar consumindo).
•O pagamento de gorjeta não é obrigatório nas casas que não possuem acordos coletivos com o sindicato dos garçons (a maioria). As empresas que possuem devem apresentar comprovantes. Seu cálculo deve ser feito sobre o valor real consumido e nunca sobre a taxa de consumação mínima. Nenhuma casa pode cobrar mais do que 10% (dez por cento). Nos demais Estados, quando não houver lei que discipline a matéria, a gratificação é espontânea. Não há lei federal nesse sentido.
•Em caso de perda da comanda, o consumidor não deve ser responsabilizado. A cobrança de multa pela perda é ilícita, o que exime o cliente de pagamento.
É comum nas casas noturnas a exigência de indenização prévia em caso de perda da "comanda" pelo consumidor, que não deve pagar por ser uma prática abusiva - não é permitido ao fornecedor estimar seu prejuízo. Ao contrário, a obrigação de comprovar o valor do gasto pelo cliente é de responsabilidade do estabelecimento.
Portanto, se perdeu a "comanda" e, na saída, o cliente sofreu constrangimento, exposição ao ridículo ou ameaça, ele poderá ingressar em juízo e pedir indenização por danos morais, além de recebimento em dobro daquilo que foi cobrado indevidamente. E mais, deve também registrar denúncia junto ao Procon/RJ para a aplicação de eventual sanção administrativa.
Ainda não há entendimento pacificado no Judiciário sobre a responsabilidade do estabelecimento comercial pelo furto de objetos pessoais do consumidor.
Mas o assunto já mereceu algumas decisões reconhecendo a responsabilidade do estabelecimento comercial (bar, restaurante, casa noturna, supermercados) de indenizar por furto, quando o mesmo oferece um serviço de guarda de objetos.
Por outro lado, outras já admitem que, se o consumidor foi atraído pela oferta de segurança, o estabelecimento comercial poderá ser obrigado a reparar os prejuízos ao cliente por furto ocorrido em suas dependências.
Em qualquer situação o Consumidor pode ingressar em juízo, pretendendo a responsabilização do estabelecimento comercial pelo furto de seus objetos.
Agora que você já sabe dos seus direitos, basta aproveitar!
Fonte: Procon RJ