Natal sem Dívidas incentiva negociação entre credores e consumidoresA ação visa combater o “superendividamento” da população e promover o diálogo entre empresas e consumidores |
notícias relacionadas
- Seminário do Procon Natal em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor é sucesso de público
- 25% dos internautas que vivem fora do padrão de vida gastam mais do que podem para agradar os outros
- Pagamento de dívidas e poucas compras serão os destinos do 13º este ano
- Percentual de famílias endividadas chega a 63,5% em setembro
- Pesquisa da Serasa aponta que para 73% dos consumidores a situação econômica piorou em 2015: inadimplentes já somam 56,4 milhões
- Regularização de dívidas cai pela sexta vez seguida, mostra indicador do SPC Brasil
- Inadimplência com cheques é a maior em seis anos
- Procon Natal prioriza conciliação e conscientização da população
- Serasa dá dicas para comemorar a Páscoa com criatividade e sem estourar o orçamento
- Meu nome está “sujo” mas não devo nada. A negativação de consumidores e a proteção de dados pessoais
- 79% dos consumidores não sabem ao certo o que é estar endividado, diz SPC Brasil
- Procon Natal reforça que valor diferente para compra no cartão é prática abusiva
- Procon Natal divulga nota oficial sobre emissão de Carteira Nacional de Estudante
- Índice de Confiança do Consumidor volta a crescer em janeiro
- Procon Natal promove I Congresso Municipal de Direito do Consumidor
- Idec lança manifesto contra influência de planos de saúde na Justiça
- Dívida Pública federal aumenta 1,83% em maio e atinge cerca de R$ 2,5 trilhões
- Inflação e facilidade de acesso aumentam procura por vendas no atacado
- Confiança do consumidor atinge mínimo histórico pelo terceiro mês consecutivo
- Fevereiro registra 145.534 tentativas de fraude contra o consumidor, revela Indicador Serasa Experian
- Na Semana do Consumidor, Procon Legislativo comemora 56% de acordos
- Semana do Consumidor será celebrada com palestras, ações itinerantes e fiscalizações ostensivas
- Confiança do consumidor sofre nova queda e atinge menor nível desde 2005
- Quase 2,5 milhões de consumidores reclamaram aos Procons em 2014
- Inflação medida pelo IPC-S atinge 1,27%
- Preços ao consumidor avançam na última semana de janeiro
- Busca do consumidor por crédito tem a maior queda em 4 anos
- Consumidores reduzem expectativa de inflação para os próximos 12 meses
- Unidade móvel do Procon leva informações e serviços ao Tirol
- Inadimplência do consumidor cresce 10,9% em novembro, revela Serasa Experian
- Com acordo, financeira devolve R$ 30 mi a consumidores
- Preços ao consumidor avançam na terceira semana do mês
- Tentativas de fraudes contra o consumidor crescem 7,1% em outubro
- Cadastrar alerta na Serasa sobre o roubo ou a perda de documentos durante a Copa do Mundo ajuda a evitar fraudes
- Ferramenta revela comportamento de clientes e ajuda a criar oportunidades de negócio
- Procon Natal orienta consumidores sobre troca de presentes
- Procon-RN fiscalizará erro na cobrança de energia elétrica para devolução ao consumidor
- Procon Natal fecha Lojas Maia-Magazine Luiza da Roberto Freire
- Preço da cesta básica em Natal cai 6,21%
- Procon RN orienta consumidores sobre a troca do Tylenol Gotas
- Garantia estendida: vale a pena ou não contratar esse serviço?
- Procon/RN fiscaliza estabelecimentos para retirada de leite contaminado das prateleiras
- Entenda a diferença entre "leasing" e financiamento
- Procons de todo o país esperam que celulares sejam inclusos na lista de produtos essenciais para o consumidor
- Procon realiza Dia Mundial do Consumidor em Natal
- Trocar produtos ainda é um problema para o consumidor
- Empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença entre os dois
- Procon orienta consumidor sobre troca de presentes
- Mensalidades escolares sofrem reajuste de 11,21%
- Produtos natalinos estão 6,47% mais caros este ano
- Procon alerta, multa por extravio de comanda é ilegal
- Cesta básica do natalense registra alta de 1,50% em outubro
- Gasolina sobe 0,17% em Natal
- Telefonia celular, cartão de crédito e banco comercial lideram ranking de queixas
- Diesel e etanol registram aumento, segundo pesquisa do Procon Natal
- Programa “De olho na validade” estimula atenção redobrada dos consumidores
- Em uma semana, cesta básica sobe 0,69% nos supermercados e hipermercados de Natal
- Cai preço da gasolina e do etanol e aumenta preço do diesel
- Dicas para quem vai contratar serviço de telefonia móvel
- Comprou um produto e se arrependeu? Saiba o que fazer
- Taxa de cadastro cobrada por financeiras é considerada ilegal pelos Procons
- Entenda melhor as cobranças de taxas adicionais
- Procon/RN discute atualização do Código de Defesa do Consumidor
- Preço da cesta básica fica praticamente estável nas duas primeiras semanas de maio
- Procon Natal constata preços variados nas tarifas bancárias
- Planos de saúde e celulares lideram reclamações no Procon Legislativo
- Reclamações contra bancos crescem 36% em março, revela BC
- Cesta básica do natalense registra alta de 2,81% no primeiro trimestre de 2012
- Confira o funcionamento do comércio durante a semana santa
- Preço do peixe aumenta 8% às vésperas da semana santa em Natal
- “Pós-venda” ainda é um problema para a maioria dos consumidores, revela pesquisa
- Pescado está 12,44% mais caro este ano
- Natal tem maior crescimento do valor da cesta básica em fevereiro no Brasil
- Bancos, cartões de crédito e financeiras lideram ranking de reclamações
- Procon autua 53 empresas por descumprir regras de atendimento ao consumidor
- Viagem de Carnaval: saiba como evitar problemas no feriado
- Corte de serviços como água e luz pode ser considerado abusivo
- Cartão de crédito, banco e telefonia lideram ranking de reclamações no Procon
- Procon Natal oferece curso para que jovens sejam consumidores conscientes
- Cesta básica está 1,14% mais barata em Natal
- Compra de produtos em liquidação exige cautela
- Produtos da ceia natalina estão 1,91 % mais baratos esta semana
- Pesquisa do Procon Natal aponta aumento médio de 10,93% nas mensalidades em 2012
- Compra de móveis planejados requer cuidados
- Produtos da mesa natalina estão 5,43% mais caros que em 2010
- Assembleia Legislativa inaugura Procon do Legislativo
- Confira as dicas de como economizar na ceia natalina, segundo Procon
- Compras pela internet: Procon orienta consumidores para evitar dores de cabeça
- Gasolina comum sobe 1,82% em Natal
- “Aumento de 10% é irreal, as escolas ainda não divulgaram reajuste”, diz presidente
- Procon vai notificar Unimed Natal sobre impasse com urologistas
- Todas as unidades da Federação terão limite de endividamento ampliado até o fim do ano, anuncia Mantega
- Preço da cesta básica cai 0,02% em Natal
- Cesta básica registra aumento médio de 0,61% em Natal
- Cesta básica comercializada em Natal está 1,76% mais cara
- Cesta básica vendida em Natal tem aumento de 1,64%
- Preço da cesta básica caiu 1,80% em Natal
- Juros do cheque especial e do empréstimo pessoal aumentam em julho
- Supermercados da zona Norte oferecem melhores preços para o consumidor
- Procon RN inicia autuação de postos de combustível em Natal
- Ovos da Páscoa estão 6,78% mais caros este ano
- Procon-RN notifica distribuidora e faz pesquisa de preços nos postos
- Preço do Etanol já aumentou 16% este ano em Natal
- Procon RN realiza palestra sobre direitos do consumidor
- Procon RN comemora dia do consumidor com café da manhã e palestra
- Preço da cesta básica volta a subir em Natal, em média 0,90%, aponta Procon
- Diferença nos preços faz consumidores comprarem em mais de uma loja
- Preço da cesta básica aumenta 1,68% na segunda semana de dezembro
- Preço da ceia natalina se mantém estável para 2010
- Procon Natal lança folder com dicas para compras natalinas
- Cesta básica vendida em Natal sobe 7,86% de janeiro a outubro
- Procon Natal e ANS discutem com planos de saúde qualidade do atendimento ao cliente
O Prefeito Carlos Eduardo lançou, nesta quinta-feira (05) no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, o programa “Natal sem Dívidas”. A ação visa combater o “superendividamento” da população e promover o diálogo entre empresas e consumidores, com a intermediação da negociação de débitos entre credores e consumidores que estejam inscritos em cadastros de inadimplentes, com a conciliação dos interesses das partes, de forma amigável e administrativa, buscando atingir a satisfação de todos.
As negociações serão realizadas na Praça Pedro Velho (Praça Cívica) de Natal e terão duas fases: na primeira, entre os dias 10 e 20 de novembro, será feito o preenchimento de formulário, triagem de análise dos casos e elaboração de propostas para parcelamento de dívidas. Na segunda fase, entre os dias 23 e 27 de novembro, mutirões serão formados para mediação em busca de audiências com as empresas.
O prefeito enfatizou o esforço da Prefeitura e das instituições parceiras em fazer o melhor para a população, resgatando o seu poder de compra e orientando para um consumo consciente. “A Prefeitura vai à rua para criar facilidades para as pessoas resolverem suas pendências e resgatar sua autoestima e assim poderem consumir dentro das suas possibilidades. E isso é muito importante para uma Natal sem dívidas” finalizou.
De acordo com pesquisa da Fecomercio, cerca de 45% dos natalenses pretendem utilizar o 13º para quitar débitos. “É importante aproveitar essa intenção das pessoas para podermos recuperar o seu poder de consumo. Por isso essa ação da Prefeitura é tão importante”, analisou o presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz.
Kléber Fernandes, diretor-geral do Procon Natal afirma que 75% dos consumidores que participam desse tipo de negociação conseguem um acordo e que, em sua maioria, os descontos chegam até 90% da dívida total. “O superendividamento tomou conta do Brasil e com projetos como esse queremos restaurar a autoestima do consumidor” disse o diretor-geral, ressaltando que essa é uma ótima oportunidade para empresários e consumidores.
Para a primeira fase do processo é necessário apenas o preenchimento dos formulários com informações sobre as dívidas e sobre a possibilidade do consumidor pagar uma entrada e sua capacidade mensal de pagamentos parcelados. “É importante que tudo seja preenchido com correção para evitar que, na segunda fase o consumidor receba propostas que não possa pagar”, explica Fernandes.
Para a segunda fase de negociações, o consumidor deve levar os originais e cópias de identidade, comprovantes de residência e de renda, além da lista de débitos. “Teremos como consultar os débitos na hora, caso o consumidor não tenha conhecimento de todos”, reforçou o diretor-geral do Procon Natal.
O programa será promovido pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) e conta ainda com a parceria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomercio), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) e Centro Universitário Uni-RN.
Fonte: Prefeitura do Natal