Cadastrar alerta na Serasa sobre o roubo ou a perda de documentos durante a Copa do Mundo ajuda a evitar fraudesAo fazer o registro gratuito, o consumidor ganha proteção em dobro com o serviço de acompanhamento do CPF grátis por 30 dias |
notícias relacionadas
- Serasa dá dicas para comemorar a Páscoa com criatividade e sem estourar o orçamento
- Seminário do Procon Natal em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor é sucesso de público
- Meu nome está “sujo” mas não devo nada. A negativação de consumidores e a proteção de dados pessoais
- 79% dos consumidores não sabem ao certo o que é estar endividado, diz SPC Brasil
- Índice de Confiança do Consumidor volta a crescer em janeiro
- Natal sem Dívidas incentiva negociação entre credores e consumidores
- 25% dos internautas que vivem fora do padrão de vida gastam mais do que podem para agradar os outros
- Pagamento de dívidas e poucas compras serão os destinos do 13º este ano
- Agosto registra 167.395 tentativas de fraude contra o consumidor, revela Indicador Serasa Experian
- Percentual de famílias endividadas chega a 63,5% em setembro
- Pesquisa da Serasa aponta que para 73% dos consumidores a situação econômica piorou em 2015: inadimplentes já somam 56,4 milhões
- Regularização de dívidas cai pela sexta vez seguida, mostra indicador do SPC Brasil
- Idec lança manifesto contra influência de planos de saúde na Justiça
- Inadimplência com cheques é a maior em seis anos
- Inflação e facilidade de acesso aumentam procura por vendas no atacado
- Confiança do consumidor atinge mínimo histórico pelo terceiro mês consecutivo
- Fevereiro registra 145.534 tentativas de fraude contra o consumidor, revela Indicador Serasa Experian
- Confiança do consumidor sofre nova queda e atinge menor nível desde 2005
- Quase 2,5 milhões de consumidores reclamaram aos Procons em 2014
- Inflação medida pelo IPC-S atinge 1,27%
- Preços ao consumidor avançam na última semana de janeiro
- Busca do consumidor por crédito tem a maior queda em 4 anos
- Consumidores reduzem expectativa de inflação para os próximos 12 meses
- Inadimplência do consumidor cresce 10,9% em novembro, revela Serasa Experian
- Com acordo, financeira devolve R$ 30 mi a consumidores
- Preços ao consumidor avançam na terceira semana do mês
- Tentativas de fraudes contra o consumidor crescem 7,1% em outubro
- Governadora recebe resultado de pesquisa de satisfação entre turistas durante a Copa
- Turistas que vieram para a Copa gastaram mais de R$ 330 milhões em Natal, diz pesquisa da Fecomércio
- Mais de 38 milhões de fotos já foram enviadas por celular nos estádios da Copa
- 7 Dicas para lojas virtuais aproveitarem a Copa
- Turistas devem gastar R$ 6,7 bi no Brasil durante a Copa
- Quase 90 mil pousos e decolagens já confirmados durante a Copa
- É hoje! Brasil e Croácia abrem a Copa do Mundo 2014 na Arena Corinthians
- Comitê da Fifa acredita em grande Copa do Mundo no Brasil
- Fifa reabre venda de ingressos para a Copa nesta quarta (4)
- Prazo para cadastramento dos moradores do entorno da Arena das Dunas vai até 30 de maio
- A menos de um mês da Copa, máquinas cambiadoras estão em fase de teste
- 'Fuga' da Copa impulsiona turismo em cidades próximas às sedes dos jogos
- Interesse para alugar imóveis no período da Copa cresce 80%
- De olho na Copa, governo sanciona lei que facilita concessão de vistos no Brasil
- Trecho da Av. Prudente de Morais será interditado nesta quinta-feira (8)
- Obras públicas para a Copa aquecem a construção civil
- ABIH-RN e trade estão unidos por mais voos a Natal
- Prefeitura e FIFA promoverão Seminário sobre Programa de Proteção às Marcas na Copa do Mundo
- Campanhas na época da Copa requerem cuidados para evitar processos jurídicos
- Consulado dos EUA destaca localização e logística do Arena das Dunas
- Investimentos em segurança no RN para Copa estão orçados em até R$ 160 milhões
- Ferramenta revela comportamento de clientes e ajuda a criar oportunidades de negócio
- Copa: turistas estrangeiros visitaram seis cidades do RN
- Cidades-sede terão de ampliar número de cooperativas de catadores de materiais recicláveis
- Restaurantes de Natal serão capacitados com foco na Copa
- Fraude bancária por meio eletrônico cresceu 36% em 2011
Milhares de pessoas devem se reunir amanhã em todo o país para assistir ao jogo de abertura da Copa do Mundo. É nesse momento de intenso fluxo de pessoas nas ruas que a Serasa recomenda atenção e cuidado com documentos pessoais para o consumidor não se tornar vítima de fraude. Pesquisas realizadas pela empresa apontam que estão mais suscetíveis às fraudes os cidadãos que tiveram seus documentos roubados, perdidos ou extraviados. Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de ser vítima de uma fraude. Na Copa da África do Sul, somente a fraude com cartões de credito subiu 53%. A Serasa acredita que assim como ocorreu na África do Sul, a Copa no Brasil também registrará aumento nas fraudes contra o consumidor.
Se o cidadão sentir falta de algum documento ou for roubado durante as comemorações, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), deve cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. O registro ajuda a reduzir o risco e evitar a dor de cabeça de ter dados pessoais utilizados por golpistas.
Ao fazer o cadastro, o consumidor ganha automaticamente, por 30 dias, proteção em dobro com o serviço antifraude da Serasa, que acompanha 24 horas por dia as movimentações do CPF. Caso o número do documento do cidadão seja consultado por alguma empresa durante o período, o serviço MeProteja enviará instantaneamente uma mensagem de celular - SMS - informando o ocorrido. Dessa forma, o consumidor consegue identificar se foi ele mesmo que estava buscando crédito naquele momento ou se está sendo vítima de uma fraude. "Neste caso, a agilidade no recebimento da informação ganha destaque porque o cidadão consegue ter mais informações ligando na mesma hora para a nossa central exclusiva que está preparada para ajudar nestes casos", diz Maria Zanforlin, superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian.
O MeProteja também envia um relatório por e-mail com informações de entrada ou saída da inadimplência, mostrando o nome da empresa credora, o tipo da dívida e a data de inclusão ou exclusão da anotação nos bancos de dados. Além disso, o serviço protege o CPF do cidadão ao enviar alertas informando casos de abertura de empresa, a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados no nome do consumidor e parcelas atrasadas que podem gerar negativação. Se o consumidor identificar no relatório qualquer movimentação estranha no seu CPF, deve entrar em contato com a central de atendimento da Serasa que trata exclusivamente desses casos, pelo telefone (011) 3003 6300, que funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h.
Para fazer o cadastro gratuito do extravio de folhas de cheques e documentos (como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor), basta acessar a qualquer hora do dia o link, www.serasaconsumidor.com.br/servicos/documentos-e-cheques-roubados, ou ligar para a Central de Atendimento ao Consumidor da Serasa, no telefone (11) 3373 7272, que funciona nos 7 dias da semana, das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado algum documento extraviado e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.
A partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no país. No caso dos documentos, o alerta fica no sistema de consultas, provisoriamente, por um período de dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o Boletim de Ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques. Após a sustação, o alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base de dados da Serasa Experian.
A ação de fraudadores pode causar muitos transtornos. Segundo Zanforlin, o consumidor deve adotar algumas medidas de segurança para não ficar exposto a possíveis golpes. Confira abaixo 8 dicas de prevenção:
1ª Não saia de casa com todos os documentos originais;
2ª Se for para algum lugar que não solicita documento original, procure ir com uma cópia simples ou autenticada;
3ª Procure guardar documentos, cartões e cheques no bolso da frente da calça ou em algum lugar escondido dentro da bolsa;
4ª Não perca de vista seus documentos e nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver por perto;
5ª Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas ou por telefone;
6ª Não informe os números dos seus documentos quando participar de promoções e sorteios;
7ª - Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
8ª - Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança.
SerasaConsumidor
SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.
Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.
Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br
Fonte: Serasa Experian