7 Dicas para lojas virtuais aproveitarem a CopaEspecialista explica como micro empreendedores digitais podem ampliar as vendas durante a competição |
notícias relacionadas
- Governadora recebe resultado de pesquisa de satisfação entre turistas durante a Copa
- Turistas que vieram para a Copa gastaram mais de R$ 330 milhões em Natal, diz pesquisa da Fecomércio
- Mais de 38 milhões de fotos já foram enviadas por celular nos estádios da Copa
- Turistas devem gastar R$ 6,7 bi no Brasil durante a Copa
- Quase 90 mil pousos e decolagens já confirmados durante a Copa
- É hoje! Brasil e Croácia abrem a Copa do Mundo 2014 na Arena Corinthians
- Cadastrar alerta na Serasa sobre o roubo ou a perda de documentos durante a Copa do Mundo ajuda a evitar fraudes
- Comitê da Fifa acredita em grande Copa do Mundo no Brasil
- Fifa reabre venda de ingressos para a Copa nesta quarta (4)
- Prazo para cadastramento dos moradores do entorno da Arena das Dunas vai até 30 de maio
- A menos de um mês da Copa, máquinas cambiadoras estão em fase de teste
- 'Fuga' da Copa impulsiona turismo em cidades próximas às sedes dos jogos
- Interesse para alugar imóveis no período da Copa cresce 80%
- De olho na Copa, governo sanciona lei que facilita concessão de vistos no Brasil
- Trecho da Av. Prudente de Morais será interditado nesta quinta-feira (8)
- Varejo terá perda de R$ 3,07 bilhões com feriados de abril
- Varejo potiguar começa o ano faturando mais que nos dois primeiros meses de 2013 e tem alta de 10,2%
- Obras públicas para a Copa aquecem a construção civil
- ABIH-RN e trade estão unidos por mais voos a Natal
- Prefeitura e FIFA promoverão Seminário sobre Programa de Proteção às Marcas na Copa do Mundo
- Campanhas na época da Copa requerem cuidados para evitar processos jurídicos
- Consulado dos EUA destaca localização e logística do Arena das Dunas
- Investimentos em segurança no RN para Copa estão orçados em até R$ 160 milhões
- Copa: turistas estrangeiros visitaram seis cidades do RN
- Varejo Restrito freia desempenho do comércio do RN em agosto, mas alta ainda fica em 6,5%
- Cidades-sede terão de ampliar número de cooperativas de catadores de materiais recicláveis
- Restaurantes de Natal serão capacitados com foco na Copa
- Faturamento do varejo na Páscoa deve crescer 4,9%
- Supermercados, combustíveis e livrarias puxam vendas de janeiro no RN
- Volume de vendas pode fechar 2013 com alta de 6,6%
- Setor automotivo espera crescimento menor para 2013
- Vendas do comércio têm melhor resultado desde 2008
- Vendas no RN sobem 12% em novembro
- Para as papelarias, vendas de janeiro representam 70% das vendas anuais
- Comércio pode fechar 2012 com alta de 9,1%
- Varejo fecha 2012 com alta de 6,4%
- Vendas do varejo tem 5ª alta seguida
- Movimento no varejo tem alta 2,3%
- Bom desempenho do varejo deve prosseguir até fim do ano
- Faturamento com o Dia das Crianças deve ser igual ao de 2011
- Vendas no varejo registram alta de 1,4% em julho
- Vendas do primeiro semestre fecham com alta de 5,6%
- Varejistas estão menos otimistas com o faturamento no Dia dos Pais, aponta pesquisa
- Varejo potiguar registra alta tímida em abril
- Convênio amplia crédito para pequenos negócios do varejo
- Varejo: 43% acreditam que seus negócios crescerão nos próximos anos
- CDL Natal participa de Feira Mundial do Comércio
- Vendas no varejo registra terceira alta consecutiva
- Sebrae lança cursos online gratuitos para varejistas
- Varejistas esperam o melhor Dia dos Namorados em cinco anos
- Varejo tem recuperação em março e vendas crescem 1,2%
- Varejo espera quase dobro de alta nas vendas desta Páscoa, diz CNDL
- Aquecimento do setor turístico faz comércio do RN dobrar aumento de vendas em janeiro
- Volume de vendas do varejo potiguar cresceu 5,4% em dezembro
- Atividade do Comércio cresceu 10,3% no ano passado
O Brasil está em ritmo de Copa do Mundo. Da política à economia, tudo gira em torno do evento e da seleção brasileira. Para o comércio eletrônico nacional, pode ser uma oportunidade de alavancar as vendas no período, mesmo para pequenas lojas virtuais que não são especializadas em artigos esportivos ou em produtos do Brasil.
De acordo com Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada, plataforma de criação de loja virtual grátis com mais de 60 mil empreendedores - o comércio eletrônico deve levar comodidade ao cliente que não quer sair de casa em período de grande movimento, assim como aproveitar a competição e a comoção nacional para fazer promoções especiais e oferecer produtos exclusivos.
"Pesquisas mostram que o comércio é o terceiro segmento que mais irá lucrar com a Copa, atrás de hotelaria e alimentação. O e-commerce também deve abocanhar grande parte deste movimento", explica. Para a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o crescimento no período deve ser de 30%.
Caetano indica abaixo alguns passos para pequenas lojas virtuais ampliarem as vendas durante a Copa do Mundo.
- Promoções especiais: Ao longo da Copa do Mundo, levar a temática para dentro da loja virtual é uma forma do consumidor se interessar ainda mais pelos produtos. Além de investir em artigos das cores verde e amarelo, você pode personalizar o layout da loja para o evento.
- Interaja com esta grande competição oferecendo, por exemplo, descontos se o Brasil ganhar uma partida ou se fizer um gol. Na dúvida, coloque na promoção os produtos que estão no estoque há bastante tempo, afinal mercadoria parada é dinheiro perdido.
- Ampliar estoque e variedade de produtos. Invista em artigos personalizados, mas não apenas nas camisetas e bandeiras. Produtos para escritório e casa também são procurados.
- Embora os artigos de maior destaque são do Brasil, pense em mercadorias de outras nacionalidades. Muitos brasileiros irão assistir a jogos de outras seleções e podem querer comprar um item dos times estrangeiros.
- Não se iluda em cobrar caro para lucrar mais. O ideal é que você construa uma reputação com seus clientes, que traga boa relação custo benefício e faça ele voltar mais vezes para sua loja virtual.
- Se você não se comunicar, o cliente não chegará até você. Defina seu público e mãos à obra. Redes sociais, Google, blogs, banner em outros blogs relacionados aos seus produtos, comparadores de preços, marketplaces, como o Mercado Livre e e-mail marketing são algumas formas de divulgação que funcionam bem para lojas virtuais.
- Cuidado na hora de fazer publicidade. A Fifa tem uma lista de palavras que são apenas de uso dela, como 'Copa do Mundo', 'Fifa' e 'Copa'. Se você for investir em links patrocinados, use a imaginação.
Fonte: Portal no Varejo