Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

21/08/2012 10h59

Vendas do primeiro semestre fecham com alta de 5,6%

O desempenho potiguar em junho foi o quarto melhor do Nordeste

notícias relacionadas

Dentro das previsões feitas pelo presidente da Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, as vendas do mês de junho no comércio potiguar seguiram em alta e levaram a média de incremento do primeiro semestre, dos 2,9% que tinha até maio, para 5,3%.

Depois de registrar alta de 6,9% no quinto mês do ano, as vendas apenas no sexto mês do ano cresceram 12% no chamado Varejo Restrito, que não inclui os setores de Automóveis e Materiais de Construção. Os dados foram divulgados pelo IBGE.

O desempenho potiguar em junho foi o quarto melhor do Nordeste, atrás dos que foram registrados no Maranhão (+18,3%), na Bahia (+13,9%) e em Pernambuco (+13,7%). O número potiguar também ficou acima da média nacional, de 9,5%.

No caso do Varejo Ampliado (que inclui Automóveis e Materiais de Construção)os percentuais de incremento de vendas foram de 3% no semestre e de 13,7% apenas no mês de junho. No Brasil, os avanços foram, respectivamente, de 7% e 12,3%, nos mesmos períodos.

COMPARAÇÃO
Nacionalmente, o IBGE destaca as vendas de veículos, motos, partes e peças (16,4%); móveis e eletrodomésticos (5,3%) com as maiores expansões. As duas atividades vêm sendo beneficiados por fatores como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que ajudou a aumentar o consumo, prometendo redução de preços nas lojas. No caso dos veículos, se não for prorrogado, o incentivo vai acabar no final deste mês.

"Quando saíram os números de maio eu declarei à imprensa que acreditava que junho seria bom a ponto de elevar nossa média do primeiro semestre acima dos 5%. Isso se confirmou. Detalhes como crédito mais fácil e investimento dos empresários em formas de atrair clientes foram determinantes para este desempenho", afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Sobre previsões para o segundo semestre, o empresário prefere a cautela. "Precisamos esperar os dados de julho. Como nossa alta estação turística não foi tão boa quanto esperávamos, deveremos ter um número baixo no sétimo mês do ano. Mas, a partir de agosto, com o clima de otimismo que vimos registrando nas pesquisas do IPDC e o início do ritmo de final de ano, deveremos voltar a ter bons números. Mas ainda é cedo para arriscar um percentual exato", diz ele.

 

Fonte: FecomércioRN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo