Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

03/11/2010 09h51

Atividade comercial cresce 1,6% em outubro, aponta Serasa Experian

No acumulado do ano, atividade comercial teve expansão de 9,9%.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

O setor do comércio no Brasil apresentou crescimento de 1,6% no mês de outubro, na comparação com o mês anterior, já descontadas as influências sazonais, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quarta-feira (03).

Este resultado positivo do mês de outubro foi puxado pela alta de 1,7% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,9% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, tendo em vista as condições de crédito favoráveis que o consumidor ainda tem encontrado ao adquirir tais produtos.

No movimento contrário, pesaram negativamente em outubro, os recuos de 0,2% da atividade varejista do setor de combustíveis e lubrificantes, bem como do setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.

Segundo o Indicador, é possível que este setor esteja com o seu desempenho afetado pelo fenômeno "La Niña", que tem mantido as temperaturas mais baixas nesta época nas regiões Sul e Sudeste, prejudicando a comercialização das coleções de verão.

O crescimento do setor do comércio durante o mês de outubro confirma a tendência da consolidação de um ritmo de expansão de consumo mais acentuada neste último trimestre do ano, sinalizando que o Natal deste ano deverá registrar um excelente desempenho em termos de vendas do varejo, salientam os economistas da Serasa Experian.

Na comparação com outubro de 2009, o crescimento de 9,2% do movimento varejista foi puxado pelo segmento de material de construção (alta de 17,8%), seguido pelos ramos de móveis, eletroeletrônicos e informática (elevação de 11,8%).

Por fim, o varejo como um todo encerrou o período de janeiro a outubro de 2010 com uma expansão de 9,9% frente ao mesmo período de 2009. Os segmentos de material de construção e de móveis, eletroeletrônicos e informática aparecem na dianteira como líderes da expansão do movimento varejista em 2010, com altas acumuladas de 16,9% e 15,5%, respectivamente. O setor de veículos, motos e peças, com alta de 13,6% também registra desempenho bem favorável no acumulado do ano de 2010.

 

Fonte: Serasa Experian


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo