Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

08/05/2013 14h27

Brasileiro vai comandar a Organização Mundial do Comércio

A decisão será formalizada em reunião entre os países membros na próxima semana

notícias relacionadas

O diplomata brasileiro Roberto Azevêdo será o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), a partir de setembro, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). A OMC fez o anúncio oficial, nesta quarta-feira, 8 de maio, e a decisão será formalizada em reunião entre os países membros na próxima semana. Azevêdo derrotou o ex-ministro do Comércio mexicano Hermínio Blanco, tornando-se o primeiro latino-americano a chefiar o órgão desde sua criação em 1995.

Nove candidatos se apresentaram para suceder o francês Pascal Lamy, no cargo desde 2005, e que deixará seu posto no fim de agosto. A disputa pelo posto teve três rodadas e saíram na primeira fase da seleção os quatro candidatos que obtiveram menor apoio por parte da dos 159 países-membros da OMC: Alan John Kyerematen (Gana), Anabel González (Costa Rica), Amina Mohamed (Quênia) e Ahmad Thougan Hindawi (Jordânia). Na segunda fase, deixaram a disputa o neozelandês Tim Groser, o sul-coreano Taeho Bark e a indonésia Mari Pangetsu. É a segunda vez que o Brasil tenta emplacar uma liderança no órgão. A primeira foi em 2005, quando Pascal Lamy foi eleito, tendo o Brasil lançado a candidatura de Luiz Felipe de Seixas Corrêa para o posto.

Em nota, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) expressou satisfação com a eleição do embaixador Roberto Azevedo para a Direção-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), órgão máximo do comércio internacional. "A eleição de Roberto Azevedo é a garantia de que a OMC estará sob o comando de uma liderança de competência reconhecida e um profundo conhecedor dos mecanismos internacionais do comércio, o que tornou sua candidatura praticamente imbatível."

Currículo do diplomata brasileiro
Roberto Azevêdo é diplomata de carreira, tem 55 anos e está no Itamaraty desde 1983. Desde 2008, ele é o representante do Brasil na OMC e atua como "negociador-chave". Já ocupou diversos cargos relacionados a assuntos econômicos no Ministério das Relações Exteriores e chefiou o País na Rodada Doha.

 

Fonte: CNC - Confederação Nacional do Comércio


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo