Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/03/2013 09h24 - Atualizado em 20/03/2013 09h30

Natalense pretende gastar em média R$ 124,56 com produtos de Páscoa, diz IPDC Fecomércio

A pesquisa apontou que os ovos de chocolate serão os itens mais consumidos no período (57,8% dos natalenses pretendem comprar); seguidos de peixe e crustáceos.

notícias relacionadas

Com a Páscoa e o Feriado da Semana Santa se aproximando, o movimento nos supermercados e lojas especializadas em chocolates aumenta muito. Diante disso, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, realizou uma pesquisa para conhecer a intenção deste consumidor e, assim, orientar os empresários do setor com relação a este período.

A pesquisa apontou que os ovos de chocolate serão os itens mais consumidos no período (57,8% dos natalenses pretendem comprar); seguidos de peixe e crustáceos, que devem entrar na lista de compras de 31,5% dos potiguares; vinhos (6,9%); e presentes em geral, com 3,5% da intenção de consumo.

Com relação aos valores a serem gastos, 81,2% dos consumidores que responderam à pesquisa, revelaram a intenção de gastar até R$ 200,00 (20,3% devem gastar até R$ 50,00; 34,1% disseram que gastariam entre R$ 51,00 e R$ 100,00; e 26,8% pretendem desembolsar entre R$ 101,00 e R$ 200,00). A intenção de compra mostra uma tendência média de consumo de R$ 124,56. A maioria dos consumidores (63,8%) pretende pagar as compras da Páscoa à vista; e 29,4% com cartão de crédito.

Além disso, 70% deles responderam que iram realizar pesquisa de preço antes de fazer a aquisição dos produtos, de modo que, quase metade (45,9%) pretende realizar suas compras em supermercado - comércio de rua. Outro aspecto revelado pela pesquisa é que 70,2% dos consumidores vão deixar as compras para última hora e só devem ir aos supermercados e lojas especializadas na semana que antecede o feriado.

VIAGEM
Devido ao feriadão, pouco mais de um terço (34,3%) dos consumidores natalenses devem viajar. O destino mais lembrado é o interior do estado (55,2%), com o objetivo de visitar parentes e amigos (52%). Em seguida, vem a pretensão de conhecer novas cidades (30,9%). O meio de transporte mais usado deve ser o carro (66,9%), sendo o ônibus a segunda alternativa (20,3%). A maioria (72,7%) deve gastar até R$ 500,00; seguido por aqueles que irão gastar entre R$ 501,00 a R$ 1.000,00 (19,2%); e aqueles que irão gastar acima de R$ 1.000,00 (8,1%).

PESQUISA
A pesquisa entrevistou 600 pessoas, com idade entre 18 e 65 anos, nas quatro regiões administrativas de Natal, entre os dias 01 e 03 de março. Foi realizada com o objetivo de conhecer a intenção do consumidor e, assim, orientar os empresários do setor com relação a este período.

A íntegra da pesquisa está disponível no www.fecomerciorn.com.br no link do IPDC.

 

Fonte: Fecomércio RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo