Gastos de consumidores virtuais com brinquedos em 2014 chegam a R$ 286,00, aponta pesquisaÍndice de satisfação com a compra nesse segmento chega a 93%. Principais compradores pela internet de itens infantis têm entre 35 e 49 anos |
notícias relacionadas
- Vendas a prazo registram queda anual de 4,36% em maio, mostra SPC Brasil
- SPC Brasil dá dicas para o consumidor se planejar financeiramente e sair do vermelho em 2016
- 19,6 milhões de consumidores devem ir às compras de última hora neste Natal, estima SPC Brasil
- 93% dos brasileiros pretendem presentear neste Natal, mas gasto médio por presente deve cair 22%, aponta SPC Brasil
- 42% das mães passam menos de dez horas por semana com os seus filhos, SPC Brasil
- 30% das mães acreditam que os filhos são discriminados por não terem os mesmos produtos dos colegas
- Em cada dez brasileiros, apenas dois são consumidores conscientes, mostra estudo do SPC Brasil
- Valor gasto na internet com produtos de entretenimento atinge quase R$ 500, revela estudo
- 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento, diz SPC Brasil
- SPC Brasil lança teste para avaliar se o consumidor sabe negociar o pagamento de dívidas
- Compras pela internet: Procon orienta consumidores para evitar dores de cabeça
- Nordeste tem o maior crescimento no número de empresas inadimplentes em 2015, mostra SPC Brasil
- Procon Natal reforça que valor diferente para compra no cartão é prática abusiva
- 65% das mulheres já mudaram seus hábitos de compra por causa das redes sociais, diz SPC Brasil
- Unicred Central Norte e Nordeste implementa Mobile Banking da TOTVS e aprimora experiência dos associados
- Famílias brasileiras começaram o ano endividadas
- 28% dos endividados recorrem ao crédito
- Apenas 9% dos micro e pequenos empresários pretendem contratar crédito nos próximos três meses, mostra indicador SPC Brasil
- 36% dos consumidores fazem compras para aliviar o estresse, aponta pesquisa do SPC Brasil
- Confiança do Consumidor cai mais de 21% em um ano
- Orientações ao consumidor podem ajudar a evitar problemas nas compras de Natal
- Expectativa do Consumidor sobe 3,8 pontos percentuais desde o início do ano
- Procon Natal divulga pesquisa de preços de produtos natalinos
- Confira dicas da Serasa para aproveitar o Natal, Reveillón e férias com pouco dinheiro e muita diversão
- Fecomércio e OAB RN lançam Cartilha do Consumidor
- País já tem mais de 20 milhões de acessos em 4G
- Internet chega a 78% das escolas públicas urbanas e a 13% das rurais
- Procon Natal vai fiscalizar nova lei da meia-entrada
- Confiança dos micro e pequenos empresários tem ligeira queda em novembro, mostra SPC Brasil
- Cai a busca por crédito dos consumidores
- Indicador de demanda por crédito dos micro e pequenos empresários tem leve melhora em outubro
- Confiança do consumidor cresce 1,3% em novembro, diz FGV
- 44% dos consumidores vão pesquisar se descontos da Black Friday são reais
- Em congresso, Dilma defende que direito do consumidor seja assegurado
- Número de brasileiros com mais de 10 anos conectados aumentou 9,8 milhões
- Taxas de juros ao consumidor podem levar ao superendividamento, diz SPC Brasil
- Percentual de famílias endividadas diminui em outubro
- Agosto registra 167.395 tentativas de fraude contra o consumidor, revela Indicador Serasa Experian
- Cheque especial é usado por três em cada dez internautas que extraolam suas finanças
- Índice de Confiança do Consumidor cai 0,8% em outubro
- Senadores ampliam proteção ao consumidor e previnem superendividamento
- Procon Natal faz segunda rodada de reuniões com instituições financeiras
- Seis em cada dez mães cedem à vontade dos filhos
- Número de empresas inadimplentes aumenta em agosto
- Intenção dos micro e pequenos empresários de tomar crédito tem leve melhora, mas segue em baixa, aponta indicador
- Renegociações de dívidas atrasadas caem 7,86% em agosto, mostra indicador SPC Brasil
- Sobe o número de brasileiros com contas em atraso
- Procon Natal comemora os 25 anos do Código do Consumidor com atividades para a população
- Código do Consumidor faz 25 anos e pode ter atualização votada no Senado
- Melhora avaliação do consumidor sobre mercado de trabalho, diz FGV
- Empréstimos e dívidas no cartão são os principais vilões da inadimplência, revela SPC Brasil
- SPC Brasil ajuda a descobrir se consumidor é consciente
- Número de empresas com contas em atraso cresce 9,57% em julho
- Internet é canal de compra de brinquedos e artigos infantis
- Um em cada quatro brasileiros desconhece que paga impostos no dia a dia
- Desconto no pagamento à vista beneficia consumidor e comerciante
- Brasil está acima da média nas compras online via smartphones, mostra pesquisa
- Procon Natal se reúne com representantes de bancos nesta quarta-feira (29)
- Dívidas caem, mas inadimplência aumenta em julho
- Serasa Consumidor alerta: antes de contratar serviços turísticos para as férias, conheça a situação financeira de seu prestador e evite calotes
- Procon Natal libera comercialização das polpas de frutas Sterbom e Nordeste Fruit
- Mais da metade dos brasileiros comprou por impulso nos últimos três meses, aponta SPC Brasil
- Brasileiro gasta, em mádia, R$185 com produtos para animais de estimação na internet
- Consumidor acredita que inflação ficará em 9,2% nos próximos 12 meses, diz FGV
- Procon multa operadoras por bloqueio de internet no celular
- Dívidas em atraso crescem em todas as regiões brasileiras, mostra indicador do SPC Brasil
- Número de empresas inadimplentes aumenta 8,33% em maio na variação anual
- Regularização de dívidas recua 8,72% na comparação anual, mostra SPC Brasil
- Comercialização de veículos novos ou usados ganha novas regras
- 69% dos consumidores já compraram réplicas ou produtos falsificados, mostra SPC Brasil
- Procon Natal participa da 11ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor em Brasília
- Trabalhador pode consultar rendimentos do FGTS em página da internet
- Procon Natal dá dicas ao consumidor para fazer as compras de natal
- Oito em cada dez brasileiros vão usar o décimo terceiro em compras de Natal, revela pesquisa SPC Brasil
- Dia dos Pais será de lembrancinhas e maioria dos natalenses vai gastar até R$ 100 para presentear
- A uma semana do Natal, 16,5 mi de consumidores devem ir às compras de última hora, estima SPC Brasil
- Trabalhadores de todo o País poderão solicitar registro profissional pela internet
- Maior parte das empresas não cumpre lei do e-commerce, revela pesquisa
- Comércio eletrônico terá novas regras
- Pedidos de registro profissional podem ser feitos pela internet
- Sistema do Banco do Brasil na internet volta a operar normalmente
- Natalense pretende gastar em média R$ 124,56 com produtos de Páscoa, diz IPDC Fecomércio
- Evento incentiva participação das MPE's nas compras governamentais
- Economistas recomendam cautela para as compras de fim de ano
- Consumidoras de luxo gastam R$ 3.500 em roupas por mês
- Em 2014, 70% dos domicílios brasileiros devem ter acesso à internet
- País alcança 75 milhões de acesso à banda larga sendo a maioria de conexões móveis
- Claro e Vivo vencem os dois principais lotes da quarta geração da telefonia celular
- Vivo oferece internet residencial em todo o Brasil
- Acesso à internet banda larga quase dobrou desde o início de 2011, diz presidenta
- Acordo beneficia micro e pequenas empresas em licitações para compras governamentais
- Mais de 70% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda
- Receita abre consulta à malha fina do IR 2008 a 2011
- Segunda via do CPF pode ser emitida pela internet
- Consumidor deve ter cuidado com as promoções de materiais de construção
- Compra de produtos em liquidação exige cautela
- Novo gerente da Cabo Telecom planeja crescimento de 20% na operação
- Compras levam 37% dos brasileiros ao shopping, mas 17% vão mesmo para passear
- Comércio registra aumento de 2,33% nas vendas natalinas no Brasil
- Febraban orienta consumidores sobre segurança na hora das compras de Natal
- Dívidas e poupança são os destinos da segunda parcela do décimo terceiro
- Natal: 51% das compras deverão ser pagas a prazo
- Depois de reclamações, sites de compras coletivas estão mais cautelosos com parceiros
- Mais da metade dos consumidores deve usar o 13º para compras de Natal
- Endividados devem ter cuidado redobrado com as compras parceladas de Natal
- Atendimento nos supermercados gera insatisfação, aponta pesquisa
- Cresce confiança do consumidor brasileiro, diz CNI
- CVM alerta sobre pessoas e empresas que atuam ilegalmente no mercado
- Flávio Azevedo inaugura indústria do conhecimento em Macaíba
- Entradas de dólares no país superaram saídas em US$ 8,48 bi em setembro
- População continua confiante na economia, mas espera aumento da inflação
- Para conter a alta do dólar, BC vende US$ 2,7 bilhões no mercado futuro
- Governo quer internet rápida em celular para Copa de 2014
- Expectativa do consumidor melhora e registra aumento de 1,3% em julho
- TIM fecha com Telebrás para programa de universalização da internet
- CNI cria site de compras coletivas específico para a indústria
- Número de domicílios com banda larga cresceu 87 vezes nos últimos dez anos
- Lojas do Alecrim ganham site de compras
- Desvalorização do dólar leva turistas brasileiros às compras nos EUA
- Região Nordeste é a que mais cresce em visitas na internet
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) sobre o consumo virtual indica que os brasileiros gastaram em 2014 um alto valor pela internet com brinquedos: uma média de R$ 286,00 na última compra. De acordo com o estudo, 20% dos consumidores virtuais fizeram ao menos uma compra de brinquedos no ano passado, principalmente aqueles entre 35 e 49 anos e pertencentes às classes A e B.
O índice de satisfação nesse segmento é alto, de 93%, e apenas 10% tiveram algum tipo de problema com a compra - os mais mencionados foram as entregas fora do prazo marcado. A maioria (76%) dos consumidores virtuais afirma comprar em sites nacionais.
Os principais motivos para a compra virtual de brinquedos, segundo os entrevistados, foram a necessidade, para 34%, e ofertas imperdíveis, para 29%. Já o índice de rejeição para a compra de brinquedos pela internet é baixo: 5% entre os que não realizaram esta compra no último ano, jamais a fariam pela internet - principalmente pessoas com idade acima de 50 anos e com menor frequência de compra online.
9% não comprariam artigos para bebês na internet
Outra categoria pesquisada foi a da compra de artigos para bebês e crianças. 11% dos consumidores virtuais fizeram ao menos uma compra em 2014, principalmente pessoas com até 49 anos e das classes A e B.
O valor médio gasto foi de R$ 189,00, abaixo da média geral, mas sobe para R$ 333,00 entre pessoas com baixa frequência de compra pela internet. Nesse segmento, os sites internacionais tem uma participação expressiva, com 23% do total, ainda que os sites nacionais predominem, com 74%.
Ainda que o índice de satisfação de 88% esteja abaixo do indicado para brinquedos, o percentual de problemas relatados é menor, de 7%. Nesse segmento, foi expressivo o índice de rejeição: 9% dos consumidores virtuais não comprariam artigos para bebês e crianças pela internet, principalmente homens e pessoas mais velhas (acima de 50 anos). Para 42% dos que não comprariam estes produtos pela internet, essa rejeição é motivada pela necessidade de experimentar, ver ou tocar o produto antes da compra.
Cuidados para evitar compras por impulso
No geral, os consumidores virtuais gastaram uma média de R$ 257,00 na última compra de brinquedos e artigos para bebês e crianças em 2014. Ainda que alguns itens sejam essenciais, muitos produtos comprados podem ser supérfluos e a compra por impulso é facilitada pela internet.
Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o consumidor deve ser cuidadoso ao comprar produtos pela internet para uma faixa de idade tão pequena. "Os bebês e crianças crescem muito rápido e o consumidor deve avaliar se vale a pena comprar roupas ou brinquedos não essenciais e que daqui a seis meses ou um ano será abandonado", diz Kawauti.
Para a economista, os sites facilitam promoções que fazem os consumidores pensarem que os produtos estão imperdíveis e isso leva à compra desnecessária: "os pais devem estar atentos aos valores dos produtos, comparar os preços de diversos sites, nacionais e internacionais e, principalmente, perceber se a compra é muito importante para seus filhos no momento".
Fonte: SPC Brasil