Procon multa operadoras por bloqueio de internet no celularAs operadoras já receberam cópia das autuações e poderão recorrer da decisão no prazo de até 15 dias |
notícias relacionadas
- Unicred Central Norte e Nordeste implementa Mobile Banking da TOTVS e aprimora experiência dos associados
- Pesquisa mostra variação de até 420% nos preços de material escolar
- Procon Natal divulga pesquisa de preços de produtos natalinos
- País já tem mais de 20 milhões de acessos em 4G
- Internet chega a 78% das escolas públicas urbanas e a 13% das rurais
- Procon Natal vai fiscalizar nova lei da meia-entrada
- Decisão judicial autoriza Procon Natal a fiscalizar e autuar escolas particulares
- Número de brasileiros com mais de 10 anos conectados aumentou 9,8 milhões
- Procon Natal faz segunda rodada de reuniões com instituições financeiras
- Procon Natal comemora os 25 anos do Código do Consumidor com atividades para a população
- Procon Natal inicia operação Estacionamento Legal
- Procon Natal se reúne com representantes de bancos nesta quarta-feira (29)
- Gastos de consumidores virtuais com brinquedos em 2014 chegam a R$ 286,00, aponta pesquisa
- Procon Natal libera comercialização das polpas de frutas Sterbom e Nordeste Fruit
- Procon Natal suspende comercialização das polpas de frutas Sterbom e Nordeste Fruit
- Brasileiro gasta, em mádia, R$185 com produtos para animais de estimação na internet
- Comercialização de veículos novos ou usados ganha novas regras
- Procon Natal participa da 11ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor em Brasília
- Unidade Móvel do Procon Natal promoverá orientações à população durante programa “Justiça na Praça”
- Trabalhador pode consultar rendimentos do FGTS em página da internet
- Trabalhadores de todo o País poderão solicitar registro profissional pela internet
- Maior parte das empresas não cumpre lei do e-commerce, revela pesquisa
- Comércio eletrônico terá novas regras
- Pedidos de registro profissional podem ser feitos pela internet
- Sistema do Banco do Brasil na internet volta a operar normalmente
- Em 2014, 70% dos domicílios brasileiros devem ter acesso à internet
- País alcança 75 milhões de acesso à banda larga sendo a maioria de conexões móveis
- Claro e Vivo vencem os dois principais lotes da quarta geração da telefonia celular
- Vivo oferece internet residencial em todo o Brasil
- Acesso à internet banda larga quase dobrou desde o início de 2011, diz presidenta
- Mais de 70% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda
- Receita abre consulta à malha fina do IR 2008 a 2011
- Segunda via do CPF pode ser emitida pela internet
- Novo gerente da Cabo Telecom planeja crescimento de 20% na operação
- Compras pela internet: Procon orienta consumidores para evitar dores de cabeça
- CVM alerta sobre pessoas e empresas que atuam ilegalmente no mercado
- Flávio Azevedo inaugura indústria do conhecimento em Macaíba
- Governo quer internet rápida em celular para Copa de 2014
- TIM fecha com Telebrás para programa de universalização da internet
- Número de domicílios com banda larga cresceu 87 vezes nos últimos dez anos
- Região Nordeste é a que mais cresce em visitas na internet
A Fundação Procon de São Paulo multou as operadoras TIM, Oi, Claro e Vivo em R$ 22,6 milhões por bloqueio da internet móvel [celular] nos planos que são vendidos como ilimitados. Segundo o Procon, as operadoras já receberam cópia das autuações e poderão recorrer da decisão no prazo de até 15 dias.
A multa à Oi foi estabelecida em R$ 8 milhões. Já a Tim foi multada em R$ 6,6 milhões; a Claro em R$ 4,5 milhões e a Vivo em R$ 3,5 milhões. Os valores foram calculados com base em fatores como grau de deficiência de contrato e do porte econômico de cada companhia.
“O Artigo 6 [do Código de Defesa do Consumidor] diz muito claramente que o consumidor tem direito a uma informação clara, precisa e verdadeira e fornecida no momento da celebração do contrato. Essa informação não foi clara, não foi precisa, nem verdadeira, porque as operadoras não informaram que os consumidores teriam o bloqueio do envio de dados na tramitação do contrato feito com as operadoras. Pelo contrário, toda a publicidade era feita para o consumidor acreditar na possibilidade de enviar dados de maneira ilimitada ,e isso não aconteceu”, disse a diretora executiva do Procon-SP, Ivete Maria Ribeiro.
Em maio, a Fundação Procon já tinha conseguido na Justiça uma liminar que impedia o corte de internet móvel após o término da franquia nos contratos de planos ilimitados de acesso à internet por telefonia móvel, sob pena de multa diária de R$ 25 mil, por descumprimento da decisão. Com isso, informou o Procon, o valor a ser pago por cada empresa pode ser maior, já que serão somados o valor da multa aplicada pelo órgão ao valor da multa aplicada pela Justiça, por dia de descumprimento. “Depois da publicação da liminar, já temos quase 20 mil reclamações de consumidores, ou seja, as operadoras continuam desrespeitando o consumidor”, acrescentou a diretora do Procon.
Segundo ela, as empresas também cometeram prática abusiva ao mudar a forma de contratação durante a validade do contrato. "Não pudemos aplicar a pena mais severa, que é a do Artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, que seria a suspensão da prestação dos serviços, pois haveria um dano muito grande ao consumidor, que não poderia dispor de seu celular. Se fosse outro segmento, com certeza, aplicaríamos", disse Ivete.
Em nota, a Tim informou que ainda não foi notificada da decisão. A Claro disse que foi notificada e que está avaliando os termos da autuação. A OI informou que não comenta as ações que estão em andamento e a Vivo disse que não se manifestaria pelo fato de a matéria “estar sub judice”.
A Fundação Procon orienta o consumidor que se sentir lesado a manter as mensagens enviadas pelas operadoras informando sobre o corte e também a guardar cópia do plano que foi contratado. Os consumidores que mudaram de plano ou adquiriram novos pacotes por causa do corte inesperado devem guardar toda a documentação para que possam ser ressarcidos por bônus ou descontos na conta. O registro de reclamações de bloqueio injustificado de internet móvel podem ser feitos por um canal especial do Procon, disponível no endereço http://sistemas.procon.sp.gov.br/formularios/index.php?r=survey/index&sid=211969&lang=pt-BR&newtest=Y# .
Fonte: Agência Brasil