Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

26/08/2015 09h03

SPC Brasil ajuda a descobrir se consumidor é consciente

Pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros reconhece a importância de consumir de forma consciente

notícias relacionadas

Você desliga o chuveiro para se ensaboar no banho? Só dorme ou sai de casa depois que retira todos os aparelhos da tomada? Jamais compraria um produto pirata mesmo que o preço seja bastante atrativo? Uma pesquisa recente realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que a maioria dos brasileiros reconhece a importância de consumir de forma consciente, mas nem todos praticam, individualmente, ações colaborativas para a vida em sociedade. De acordo com o levantamento, apenas dois em cada dez consumidores (21,8%) podem ser considerados "conscientes".

Para ajudar os internautas a identificarem se são consumidores conscientes, o portal ′Meu Bolso Feliz′, uma iniciativa de educação financeira do SPC Brasil, desenvolveu um teste que avalia o nível de engajamento e as práticas responsáveis dos brasileiros na hora de consumir. As perguntas do questionário englobam as três grandes dimensões que compõem o conceito de consumo consciente, como as atitudes financeiras, avaliando as habilidades dos consumidores para lidar com os apelos do consumismo; as práticas ambientais, que investiga a disposição do consumidor para minimizar o impacto do consumo no meio ambiente; e as atitudes para engajamento social, que levam em consideração se o consumidor analisa as consequências de suas ações na sociedade e incentiva os outros a procederem de maneira responsável.

“O objetivo do teste é fazer o brasileiro refletir sobre o impacto que as suas atitudes de consumo tem na sociedade, de maneira que ele possa revê-las e mudar os seus costumes inadequados”, explica o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz, José Vignoli.

O teste divide os consumidores em três categorias distintas, de acordo com a intensidade da prática dos comportamentos considerados adequados: ‘consumidores conscientes’ – que apresentam frequência de atitudes corretas acima de 80%; ‘consumidores em transição’ – cuja frequência varia entre 60% e 80% de atitudes adequadas, e ‘consumidores nada ou pouco conscientes’ – quando a incidência de comportamentos apropriados não atinge 60%.  

Para descobrir em qual categoria o consumidor se enquadra, ele deve responder ao teste com questões múltiplas disponível no portal ‘Meu Bolso Feliz’ no link http://meubolsofeliz.com.br/teste/consumo-consciente

 

Dicas para se tornar um consumidor consciente: 

 

1. De olho nas compras

Um passo importante na hora de se tornar um consumidor consciente é pensar antes de comprar e, consequentemente ficar longe das armadilhas do consumismo. “Aqui, podemos citar alguns inimigos do seu dinheiro: vaidade, crédito, propaganda, status, ansiedade e crédito fácil”, diz Vignoli. Por isso, vale ficar atento às dicas abaixo e, a partir delas, se policiar antes da próxima compra:

– Sempre pesquise preços antes de adquirir algo novo.

- Não tenha vergonha de pechinchar;

- Compre produtos originais e evite promoções tentadoras;

- Não use o cheque especial ou cartão de crédito para comprar o que não cabe no seu orçamento;

- Não encare compras ou passeios no shopping como lazer;

- Quando se deparar com uma promoção, pergunte-se se precisa mesmo daquilo;

- Programe as compras de supermercado e chegue ao local com uma lista de compras;

- De preferência à qualidade e durabilidade do produto e não apenas a marca que ele carrega.

 

2. Use o telefone com moderação

Também faz parte das atitudes do consumidor consciente saber usar o  telefone fixo e o celular com moderação. Entre as práticas que devem ser adotadas estão controlar a conta visando economia e falar apenas o necessário, deixando conversas importantes para serem feitas pessoalmente. Aqui, vale usar aplicativos sem custo como o whatasapp e avaliar se não vale a pena ter mais de um chip e aproveitar diferentes promoções das operadoras.

 

3. Fique atento aos sinais do meio ambiente

Já é altamente difundido que precisamos cuidar do planeta, certo? Junto a isso, empresas têm adotado iniciativas e atitudes como não gastar papel para impressão e usar menos o carro tem feito muito sucesso. Para garantir um consumo consciente e voltado ao meio ambiente, fique atento:

– Ao invés de jogar fora aquilo que não quer mais, doe;

- Invista em atividades ao ar livre;

- Dê preferência a produtos que tenham a embalagem reciclável;

- Consuma frutas da época, mais saudáveis e mais baratas;

- Separe o lixo para reciclagem;

- Analise a procedência e atividades de fabricantes e marcas antes de adquirir algo.

 

4. Use a água e a energia elétrica com sabedoria

Ainda respeitando o meio ambiente, é necessário cuidar e respeitar bens finitos como a água e a energia. Por isso, adote atitudes como:

– Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, toma banho ou lava a louça;

- Use a máquina de lavar sempre em sua capacidade máxima;

- Apague as luzes de ambientes que não estão sendo usados;

- Prefira lâmpadas econômicas;

- Verifique a quantidade de energia que um eletroeletrônico gasta antes de comprá-lo;

- Tire aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados;

- Convide todos da casa para assistir TV no mesmo cômodo;

- Controle as contas mês a mês visando economizar.

 

5. Mobilize as pessoas à sua volta

Com tudo isso em mente, é a hora de mostrar aos outros que ser um consumidor consciente faz bem para todo mundo e aprender a ir além e dar mais um passo rumo ao consumo 100% consciente. Para isso:

– Incentive as pessoas de casa a seguirem seus passos e passe mais tempo com a família e amigos;

- Pense e aconselhe os outros a pensarem de forma consciente;

- Invista no consumo colaborativo, troque peças, empreste e alugue;

- Não jogue alimentos fora.

 

Fonte:CNDL


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo