65% das mulheres já mudaram seus hábitos de compra por causa das redes sociais, diz SPC BrasilNove entre cada dez brasileiras fazem uso das redes sociais, mas TV ainda é a principal fonte de informação. Ainda assim, para 58,5% as propagandas não refletem as mulheres como elas são na realidade |
notícias relacionadas
- 87% dos micro e pequenos empresários não têm a intenção de tomar crédito, mostra indicador SPC Brasil
- 28% dos endividados recorrem ao crédito
- 44% dos consumidores vão pesquisar se descontos da Black Friday são reais
- Confiança dos micro e pequenos empresários registra piora em agosto, mostra SPC Brasil e CNDL
- Apenas 9% das micro e pequenas empresas pretendem contratar nos próximos três meses
- Valor gasto na internet com produtos de entretenimento atinge quase R$ 500, revela estudo
- 69% dos consumidores já compraram réplicas ou produtos falsificados, mostra SPC Brasil
- 87% dos micro e pequenos empresários não têm a intenção de tomar crédito, mostra indicador SPC Brasi
- Entrega da declaração do IR começa no dia 1º de março
- Procon Natal reforça que valor diferente para compra no cartão é prática abusiva
- Juros de cartão de crédito sobem para 439,5% ao ano
- BC: déficit em contas externas tem redução de 60% em janeiro
- Prévia da inflação oficial acelera em fevereiro e acumula alta de 2,35%
- Projeção de instituições financeiras para queda do PIB chega a 3,4% este ano
- Déficit primário em 2016 poderá chegar a R$ 60,2 bilhões
- Intenção de Consumo das Famílias aumenta pela segunda vez em 2016
- Consumo de combustíveis por carros de passeio é o menor desde 2013, diz Unica
- Governo anuncia corte de R$ 23,4 bilhões no Orçamento deste ano
- Setor eletroeletrônico inicia ano com queda nas encomendas e venda de produto
- Receita dos serviços devem encolher 2,6% em 2016, prevê CNC
- Consumo de energia elétrica no país cai 2,1% em 2015
- Brasil quer aumentar exportações do agronegócio em US$ 20 bilhões
- Famílias brasileiras começaram o ano endividadas
- Governo Central tem déficit de R$ 114,9 bi em 2015; o maior dos últimos 19 anos
- Aneel aprova revisão de bandeiras tarifárias e conta de luz pode ficar mais barata
- BNDES antecipa liquidação de R$ 29 bilhões com Tesouro Nacional
- Governo estuda uso do FGTS como garantia de empréstimo consignado, diz Barbosa
- Dilma diz que está "estarrecida" com previsões do FMI para economia brasileira
- Copom mantém juros em 14,25% ao ano pela quarta vez seguida
- Apenas 9% dos micro e pequenos empresários pretendem contratar crédito nos próximos três meses, mostra indicador SPC Brasil
- Com queda de carteira assinada, aumenta trabalho doméstico e por conta própria
- No maior recuo desde 2012, volume de serviços cai 6,3%
- Energia, alimentos e combustível elevam inflação para 10,67%
- SPC Brasil dá dicas para o consumidor se planejar financeiramente e sair do vermelho em 2016
- Venda de veículos cai 26,6% e produção recua 22,8% em 2015, diz Anfavea
- Juros de cartões atingem 399,84% ao ano, diz Anefac
- BC fecha corretora de câmbio investigada na Lava Jato
- Pesquisa mostra variação de até 420% nos preços de material escolar
- Instabilidade na China faz dólar fechar no maior valor em três meses
- Principal meta dos brasileiros para 2016 é sair do vermelho, mostra SPC Brasil
- 40% dos micro e pequenos empresários estão pessimistas com o futuro da economia, mostra SPC Brasil
- IPC-S acumula alta de 10,53% em 2015
- Desemprego em 2016 será pior do que no ano passado, dizem economistas
- Instituições financeiras projetam queda da economia em 2,95%, este ano
- Fazenda vai pagar dívida de R$ 1,5 bilhão com o Banco do Brasil
- BNDES divulga mudanças no financiamento do programa Finame
- 'Salário mínimo diminuiu a pobreza, levou recursos para o interior e mudou a lógica do gasto e do consumo'
- Impacto total do novo salário mínimo no Orçamento será de R$ 30,2 bilhões
- Economia brasileira: inflação não chegava a dois dígitos desde 2002
- Pesquisa revela melhora na confiança da indústria
- Confiança do Consumidor cai mais de 21% em um ano
- Sebrae alinha com governo ações de desburocratização
- Inflação deve chegar a 10,8% este ano e a 6,2% em 2016
- Economia deve encolher 3,6%, este ano e 1,9% em 2016, mostra relatório
- Orientações ao consumidor podem ajudar a evitar problemas nas compras de Natal
- Expectativa do Consumidor sobe 3,8 pontos percentuais desde o início do ano
- Procon Natal divulga pesquisa de preços de produtos natalinos
- Taxa de juros do rotativo do cartão de crédito sobe para 415,3% ao ano
- Dilma dá posse hoje ao novo ministro da Fazenda
- Com crise econômica, micro e pequeno empresário revela baixo interesse por tomar crédito, mostra indicador do SPC Brasil
- Programa de Microcrédito do Empreendedor chega ao Agreste e ao Vale do Açu
- Serviços recuam 5,8% em outubro, mostra IBGE
- Taxa de desemprego cai para 7,5% em novembro
- Bancos pequenos passam a recolher menos dinheiro ao Banco Central
- Confira dicas da Serasa para aproveitar o Natal, Reveillón e férias com pouco dinheiro e muita diversão
- Reequilíbrio econômico depende de definição da situação política, diz economista
- Levy reafirma compromisso com meta fiscal de 0,7% em 2016
- Projeção para inflação sobe pela 13ª vez seguida, para 10,61% este ano
- Fazenda: possibilidade de rebaixamento do Brasil reflete ambiente político
- Fecomércio e OAB RN lançam Cartilha do Consumidor
- Custo da Cesta básica em Natal é o segundo mais barato do Brasil, segundo Dieese
- Inflação oficial vai a 1,01% em novembro e a 10,48% nos últimos 12 meses
- Debate sobre impeachment não pode desviar foco de medidas econômicas, diz Levy
- Inflação medida pela FGV sobe 1,19% em novembro
- Fundo fornece linha de assistência financeira de R$ 6 bilhões a BTG Pactual
- Procon Natal vai fiscalizar nova lei da meia-entrada
- Crédito para pequenos negócios é saída para recessão
- Aprovação da nova meta fiscal traz normalidade, diz Levy
- Barbosa diz que nova meta fiscal resolve atraso de repasses a bancos públicos
- PIB cai 1,7% no terceiro trimestre do ano
- Contas do setor público têm déficit de R$ 11,5 bilhões em outubro
- Queda da atividade econômica impacta resultado fiscal
- Cidades e Transportes são as pastas mais atingidas pelo corte de R$ 11,2 bi
- Prêmio reconhece força do empreendedorismo feminino
- 57% dos empresários do RN esperam boas vendas até o fim do ano
- Cai a busca por crédito dos consumidores
- Senado aprova MP que transfere ao consumidor perdas do setor elétrico com seca
- Levy volta a cobrar compromisso do Congresso com ajuste fiscal
- Confiança do consumidor cresce 1,3% em novembro, diz FGV
- Governo envia ao Congresso previsão de queda de 1,9% do PIB em 2016
- Brasil destina menos recursos para pagar professores do que países da OCDE
- Produção industrial volta a cair em outubro, informa CNI
- Arrecadação de ICMS sobe 5,3% em nove meses no estado
- Em congresso, Dilma defende que direito do consumidor seja assegurado
- Pessimismo cresce entre supermercadistas
- Levy diz que economia brasileira inspira otimismo
- Calor, chuva e dólar provocam alta das frutas e verduras na Ceagesp
- Retomada de período que proíbe pesca custará R$ 1,7 bilhão, diz governo
- Instituições financeiras projetam inflação em 9,99%, este ano
- Número de novas empresas cresce 11,7% em dez meses no RN
- Inflação oficial acumula taxa de 9,93% em 12 meses, diz IBGE
- Inflação para famílias com renda mais baixa fica em 10,33% em 12 meses
- 25% dos internautas que vivem fora do padrão de vida gastam mais do que podem para agradar os outros
- Inflação medida pelo IPC tem alta de 0,88% em São Paulo
- Produção agrícola cresce 8,1% em 2014
- 42% das mães passam menos de dez horas por semana com os seus filhos, SPC Brasil
- Percentual de famílias endividadas diminui em outubro
- Brasil e Reino Unido fecham acordo de projeto rural sustentável
- Agosto registra 167.395 tentativas de fraude contra o consumidor, revela Indicador Serasa Experian
- Índice de Confiança do Consumidor cai 0,8% em outubro
- Parcerias com África podem ajudar Brasil a amenizar efeitos da crise, diz Apex
- Dilma diz que cortar Bolsa Família é atentar contra 50 milhões de brasileiros
- 30% das mães acreditam que os filhos são discriminados por não terem os mesmos produtos dos colegas
- Conselho Agropecuário do Sul define prioridades no México com presença do Brasil
- Bolsa Família: ministra está disposta a conversar com deputados sobre orçamento
- Intenção de Consumo das Famílias atinge nova mínima histórica
- Começa hoje penúltima reunião do ano do Copom
- Todos os setores da sociedade terão de contribuir com ajuste, diz Levy
- Levy diz que concessões dependem de ajuste fiscal para deslanchar
- Brasil está mais preparado para enfrentar crise do que no passado, diz Levy
- Cepal estima que economia do Brasil terá contração de 2,8% em 2015
- Inflação para famílias com renda mais baixa acumula taxa de 10,4% em 12 meses
- Projeção de queda da economia tem 12ª piora seguida
- Senadores ampliam proteção ao consumidor e previnem superendividamento
- Barbosa vê recuperação da economia ao longo do próximo ano
- Elevação da Cide jogaria a inflação para cima, diz Nelson Barbosa
- Joaquim Levy diz em São Paulo que medidas do governo já produzem resultados
- Dias prevê queda do desemprego no país em agosto quando divulgar o Caged nesta sexta-feira
- Procon Natal faz segunda rodada de reuniões com instituições financeiras
- BC aumenta projeção de inflação este ano para 9,5%
- BC: Recessão deve compensar impacto da alta do dólar nos preços
- Governo prevê queda de 2,44% no PIB e inflação de 9,29% em 2015
- PEC da nova CPMF de 0,20 % começa a tramitar na Câmara dos Deputados
- Representantes da agência de classificação de risco têm encontro com Levy
- Levy diz que governo trabalha para desenvolvimento econômico sustentável
- Produtores debatem ganhos de qualidade na Semana Internacional do Café
- OCDE prevê recessão de 2,8% na economia brasileira em 2015
- Para Força Sindical, governo vira as costas ao trabalhador e se curva aos bancos
- Comércio varejista considera importante corte de despesas, mas julga disparate retorno da CPMF
- Tombini diz que inflação anual começa 2016 em forte queda
- Nova CPMF vai financiar a Previdência Social
- Procon Natal comemora os 25 anos do Código do Consumidor com atividades para a população
- Código do Consumidor faz 25 anos e pode ter atualização votada no Senado
- Melhora avaliação do consumidor sobre mercado de trabalho, diz FGV
- Inflação recua em agosto para famílias mais pobres, diz FGV
- Tolmasquim: preço da energia provocou queda no consumo nas residências
- Produção industrial na China cai pelo sexto mês e bolsa fecha em baixa
- Internet é canal de compra de brinquedos e artigos infantis
- Atividade econômica recua 1,4% no segundo trimestre e recessão se instala no país, diz Serasa Experian
- Regularização de dívidas cai pela sexta vez seguida, mostra indicador do SPC Brasil
- Um em cada quatro brasileiros desconhece que paga impostos no dia a dia
- Brasil não perde investimentos com rebaixamento da nota, diz Nelson Barbosa
- Projeção de instituições financeiras para a inflação este ano chega a 9,32%
- Movimento estimula comprar dos pequenos negócios
- Feira do Empreendedor incentiva a geração de negócios
- Desconto no pagamento à vista beneficia consumidor e comerciante
- Flávio Azevedo toma posse como secretário do Desenvolvimento Econômico
- Governo culpa queda de preços externos pela perda de receitas das exportações
- Consumidor pode economizar R$ 1,7 mil por ano com escolha do plano de telefonia
- Brasil deve perder 1 milhão de postos de trabalho em 2015, prevê estudo
- Brasil está acima da média nas compras online via smartphones, mostra pesquisa
- Levy reafirma confiança em recuperação fiscal no segundo semestre
- Contas públicas têm menor resultado para o primeiro semestre
- Dólar sobe e volta a fechar no maior nível em 12 anos
- Convergência com Congresso garantirá grau de investimento, diz Armando Monteiro
- Procon Natal se reúne com representantes de bancos nesta quarta-feira (29)
- Em nota, Levy reafirma compromisso com o ajuste fiscal
- Dólar deve se manter em novo patamar após elevações, avaliam economistas
- Rossetto diz que país vai superar dificuldade econômica
- Braga: judicializar pagamento da energia pode 'fraturar' estabilidade do setor
- Cai a intenção dos micro e pequenos empresários em tomar crédito nos próximos meses, mostra indicador do SPC Brasil
- Dívidas caem, mas inadimplência aumenta em julho
- Gastos de consumidores virtuais com brinquedos em 2014 chegam a R$ 286,00, aponta pesquisa
- Serasa Consumidor alerta: antes de contratar serviços turísticos para as férias, conheça a situação financeira de seu prestador e evite calotes
- Governo prevê queda de 1,5% no consumo de energia elétrica este ano
- Procon Natal libera comercialização das polpas de frutas Sterbom e Nordeste Fruit
- Atividade econômica do país fica estável em maio, informa Banco Central
- Economia de energia gerada pelo Procel atingiu 10,5 bilhões de kWh em 2014
- Indicador que antecipa tendência econômica cai 0,6% em junho
- Governo quer votar desoneração da folha o mais rápido possível, diz Levy
- FMI prevê retração de 1,5% da economia brasileira em 2015
- Em cada dez brasileiros, apenas dois são consumidores conscientes, mostra estudo do SPC Brasil
- Setor público do país registra déficit primário de R$ 6,9 bilhões em maio
- Consumidor acredita que inflação ficará em 9,2% nos próximos 12 meses, diz FGV
- Faturamento do setor de máquinas e equipamentos cai 9,6% em maio
- Publicação do Sebrae sintetiza dados da economia potiguar
- Cresce número de brasileiros que querem ter o próprio negócio, revela pesquisa
- Economistas recomendam reservar dinheiro para enfrentar crise econômica
- Safra deste ano deverá ser 5,9% maior do que a de 2014
- Construção civil faz avaliação positiva de programa de investimentos do governo
- Tarifas de energia poderão subir para compensar melhoria dos serviços
- IPC-S avança em cinco das sete capitais pesquisadas, mostra FGV
- Dilma anuncia segundo grande pacote de concessões com ajustes pró-mercado
- HSBC anuncia que pretende encerrar atividades no Brasil e na Turquia
- Agronegócio apresenta número recorde de 51,5% nas exportações em maio
- Pequenas empresas buscam consumo menor de energia
- Queda na arrecadação pode indicar aprofundamento da recessão, dizem economistas
- OCDE avalia que Brasil terá recessão este ano mas cresce 1,1% em 2016
- Aumento de custos eleva economia de água e energia, mostra pesquisa
- Vendas a prazo registram queda anual de 4,36% em maio, mostra SPC Brasil
- Nelson Barbosa acredita em recuperação do investimento a partir de 2016
- BC inicia hoje reunião para definir taxa básica de juros
- 52% dos consumidores pretendem gastar menos no Dia dos Namorados, diz SPC Brasil
- Dólar ultrapassa R$ 3,18 e fecha no maior valor em dois meses
- Empresários: estímulo a crédito impedirá setor imobiliário entrar em colapso
- Economia brasileira recua 0,2% no primeiro trimestre
- 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento, diz SPC Brasil
- Momento econômico exige que estados otimizem recursos públicos, diz Consad
- Comercialização de veículos novos ou usados ganha novas regras
- Bendine: Petrobras está revendo investimentos para priorizar setor mais rentável
- Ajuste fiscal é uma ponte entre o antigo e o novo modelo da economia, diz Unger
- Reforma do Carf trará clareza para contribuintes, diz Levy
- Ajuste fiscal: Levy defende desonerações; PMDB quer mudanças no projeto
- Levy renova confiança nas medidas do ajuste para a retomada do crescimento
- SPC Brasil lança teste para avaliar se o consumidor sabe negociar o pagamento de dívidas
- Procon Natal participa da 11ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor em Brasília
- Busca do consumidor por crédito cresce em março, diz Serasa Experian
- Temer: debate sobre ajuste fiscal pode chegar a consenso nesta terça
- Brasileiros inadimplentes comprometem mais de sete vezes sua renda mensal com dívidas atrasadas, diz pesquisa
- 80% dos brasileiros preferem o cartão na hora de parcelar, mas só um terço conhece os juros cobrados
- Selic: para CNDL e SPC Brasil, governo precisa fazer sacrifício político
- Dívidas acima de R$ 500 e idosos lideram a inadimplência em maio, diz SPC Brasil
- Metade dos trabalhadores informais não sabe o que fazer para regularizar o negócio, diz pesquisa SPC
- Inadimplência cresce ao menor ritmo dos últimos sete meses, indica SPC Brasil
Que as redes sociais e a mídia são utilizadas para diversos fins de consumo já é um fato amplamente conhecido. Porém, mostrar como especificamente as mulheres se comportam e respondem à influências de compra e avaliar a percepção da sua imagem utilizada pelos meios de comunicação é o objetivo da série de pesquisas “O Perfil de Consumo das Mulheres Brasileiras” do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o estudo, 64,8% das brasileiras entrevistadas admitem que já mudaram seus hábitos de compra por causa das redes sociais. Ou seja, o fato de acompanhar posts, dicas e comentários teve algum efeito sobre o cotidiano e comportamento de consumo dessa mulher, fazendo com que ela passasse a comprar produtos sugeridos ou mudasse algumas prática do dia a dia.
De acordo com os dados obtidos, as redes sociais são utilizadas por 94,3% das entrevistadas. A plataforma mais popular é o Facebook, citado por 89,2% das mulheres entrevistadas, seguido pelo Youtube (43,4%) e pelo Instagram (34,4%). A pesquisa também abordou os temas que mais mobilizam as postagens, compartilhamentos e acompanhamento das mulheres nas redes sociais: culinária (65,1%), moda (46,8%) e beleza (40,3%).
Em contrapartida, o tema finanças pessoais está entre as áreas menos acompanhadas entre as brasileiras, citado por 9,2% das entrevistadas. Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o baixo interesse pelos assuntos relacionados ao orçamento pessoal não é um bom sinal. “É importante buscar instrumentos que facilitem a organização da vida financeira e o melhor controle dos gastos, e as redes sociais podem ser de grande ajuda nesta tarefa”, diz Kawauti. “Ao compartilhar informações sobre esse tema, as consumidoras podem ampliar seu conhecimento sobre finanças pessoais e agir de forma mais consciente, inclusive ensinando outras pessoas como amigos e parentes.”
52,6% das mulheres fazem avaliações de produtos na internet
Se as redes sociais são importantes ferramentas para aprender e debater, também servem para divulgar suas opiniões sobre os produtos comprados. Mais da metade das mulheres entrevistadas (52,6%) costuma fazer avaliações ou comentários na internet sobre os produtos que compra, sendo que três em cada dez (32,4%) o fazem independente de a compra ter sido considerada boa ou ruim; e 20,2% somente quando o produto é ruim. Dentre as mulheres que possuem este hábito, os itens mais avaliados são os celulares (63,0%), as roupas (56,6%), calçados (45,8%), alimentos (32,8%) e equipamentos de TV, DVD e som (30,6%).
“Ao potencializar a circulação e a troca de informações dos produtos comprados, as redes sociais aumentam o poder de escolha das consumidoras, podendo até mesmo provocar mudanças consideráveis em suas preferências e hábitos”, explica Kawauti.
Para a economista, as redes sociais assumem um papel cada vez mais importante no dia-a-dia das brasileiras. “Novos meios online de acesso à informação proporcionam um espaço ilimitado para que as mulheres interajam e compartilhem suas experiências de consumo, funcionando como fóruns de discussão e ajudando na decisão de compra de outras consumidoras”, diz.
Com o aumento do uso de smartphones, os aplicativos também ganham cada vez mais espaço no consumo das mulheres. A pesquisa mostra que cinco em cada dez entrevistadas (49,9%) fazem uso de apps no dia-a-dia, sobretudo as pertencentes às classes C, D e E (45,1%). Dentre as mulheres que utilizam essa ferramenta, os mais populares são aqueles que servem para compra online de roupas e sapatos (24,4%), pedir comida (11,2%), auxiliar a dieta (9,6%) e chamar táxi (9,5%). Já os aplicativos para auxiliar o planejamento do orçamento são citados por 8,8% das entrevistadas.
TV ainda é a principal fonte de informação, mas internet ganha força
Considerando os diversos canais que são utilizados para obter informação, o estudo do SPC Brasil e da CNDL revela que a internet já ultrapassou parte dos meios mais tradicionais como jornais e revistas, assumindo um papel cada vez mais importante na vida das brasileiras. Ainda assim, a televisão lidera, sendo mencionada por 68,4% das entrevistadas. Logo após foram citados o Facebook (64,7%), o aplicativo Whatsapp (48,0%) e os portais de notícias (42,0%).
Além de ocupar uma boa posição entre as fontes mais populares para obter informação, o Whatsapp também é citado como o meio de comunicação com maior média de horas dedicadas por dia: são 4,2 horas contra 3,0 horas diárias para o Facebook; 2,9 horas para a TV e 2 horas para o rádio.
Apesar da tecnologia e da variedade de canais informativos, o boca-a-boca com amigos ou familiares foi identificado na pesquisa como o meio mais confiável para as entrevistadas, seguido pela conversa com outros consumidores e pelos jornais. Já as propagandas menos confiáveis na visão das mulheres são aquelas feitas por SMS e por vendedores.
58% acreditam que as propagandas não retratam a mulher real
Ainda que os canais online e tradicionais sejam utilizados pelas mulheres para obter informações, nem sempre elas se sentem plenamente identificadas nesses veículos. Para 58,5% das entrevistadas, as propagandas não refletem suas atitudes e quem elas são.
Entre as brasileiras que acreditam que o perfil de mulher presente na mídia não corresponde à realidade, as principais justificativas são que elas são muito diferentes fisicamente das mulheres reais (59,6%); que elas se sentem incomodadas pela propaganda que as apresenta como objetos sexuais (32,1%); e que as mulheres são sempre mostradas como sendo felizes em famílias perfeitas, e isto não reflete a vida real (29,5%).
A pesquisa então procurou saber quais são os segmentos em que a propaganda mais precisa se adequar para refletir a mulher de hoje e revela que os mais distantes do que as brasileiras pensam ser ideal são o de cerveja, de automóveis, e de moda e beleza. Quando questionadas sobre como gostariam de ser representadas na propaganda, as entrevistadas afirmaram querer ser retratadas como mulheres guerreiras (49,2%), reais e sem o padrão de beleza inatingível dos filmes e da TV (46,6%), dinâmicas (33,0%) e independentes (32,7%).
O estudo do SPC Brasil também investigou a influência do padrão estético das propagandas no consumo das mulheres e mostra que, ainda que 41,8% das entrevistadas acreditem que esse padrão da mídia não influencia no consumo delas, outros 53,7% das entrevistadas admitem comprar roupas e acessórios vistos na mídia para acompanhar as tendências, desde que esses produtos atendam ao gosto pessoal.
Apenas 11,9% das mulheres brasileiras admitem que o padrão estético exerce muita influência nos hábitos de compra, uma vez que sempre compram os produtos ou serviços indicados.
Fonte: SPC Brasil/CNDL