Em congresso, Dilma defende que direito do consumidor seja asseguradoO congresso debate estratégias de proteção aos direitos do consumidor e o fortalecimento das organizações do setor, que comemora este ano os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor. |
notícias relacionadas
- Procon Natal reforça que valor diferente para compra no cartão é prática abusiva
- 65% das mulheres já mudaram seus hábitos de compra por causa das redes sociais, diz SPC Brasil
- Famílias brasileiras começaram o ano endividadas
- 28% dos endividados recorrem ao crédito
- SPC Brasil dá dicas para o consumidor se planejar financeiramente e sair do vermelho em 2016
- Confiança do Consumidor cai mais de 21% em um ano
- Orientações ao consumidor podem ajudar a evitar problemas nas compras de Natal
- Expectativa do Consumidor sobe 3,8 pontos percentuais desde o início do ano
- Procon Natal divulga pesquisa de preços de produtos natalinos
- Confira dicas da Serasa para aproveitar o Natal, Reveillón e férias com pouco dinheiro e muita diversão
- Fecomércio e OAB RN lançam Cartilha do Consumidor
- Procon Natal vai fiscalizar nova lei da meia-entrada
- Cai a busca por crédito dos consumidores
- Confiança do consumidor cresce 1,3% em novembro, diz FGV
- 44% dos consumidores vão pesquisar se descontos da Black Friday são reais
- 42% das mães passam menos de dez horas por semana com os seus filhos, SPC Brasil
- Percentual de famílias endividadas diminui em outubro
- Senado conclui votação de projetos sobre Código de Defesa do Consumidor
- Agosto registra 167.395 tentativas de fraude contra o consumidor, revela Indicador Serasa Experian
- Índice de Confiança do Consumidor cai 0,8% em outubro
- 30% das mães acreditam que os filhos são discriminados por não terem os mesmos produtos dos colegas
- Levy pede que Congresso se comprometa com ajuste fiscal
- Senadores ampliam proteção ao consumidor e previnem superendividamento
- Procon Natal faz segunda rodada de reuniões com instituições financeiras
- Procon Natal comemora os 25 anos do Código do Consumidor com atividades para a população
- Código do Consumidor faz 25 anos e pode ter atualização votada no Senado
- Melhora avaliação do consumidor sobre mercado de trabalho, diz FGV
- Internet é canal de compra de brinquedos e artigos infantis
- Um em cada quatro brasileiros desconhece que paga impostos no dia a dia
- Desconto no pagamento à vista beneficia consumidor e comerciante
- Procon Natal se reúne com representantes de bancos nesta quarta-feira (29)
- Dívidas caem, mas inadimplência aumenta em julho
- Gastos de consumidores virtuais com brinquedos em 2014 chegam a R$ 286,00, aponta pesquisa
- Serasa Consumidor alerta: antes de contratar serviços turísticos para as férias, conheça a situação financeira de seu prestador e evite calotes
- Procon Natal libera comercialização das polpas de frutas Sterbom e Nordeste Fruit
- Em cada dez brasileiros, apenas dois são consumidores conscientes, mostra estudo do SPC Brasil
- Consumidor acredita que inflação ficará em 9,2% nos próximos 12 meses, diz FGV
- Vendas a prazo registram queda anual de 4,36% em maio, mostra SPC Brasil
- Valor gasto na internet com produtos de entretenimento atinge quase R$ 500, revela estudo
- 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento, diz SPC Brasil
- Comercialização de veículos novos ou usados ganha novas regras
- 69% dos consumidores já compraram réplicas ou produtos falsificados, mostra SPC Brasil
- SPC Brasil lança teste para avaliar se o consumidor sabe negociar o pagamento de dívidas
- Procon Natal participa da 11ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor em Brasília
- Temer: debate sobre ajuste fiscal pode chegar a consenso nesta terça
- Congresso Brasileiro de Ciências do Solo será em Natal, em 2015
- Projeto que amplia limites do Simples será votado em agosto
- Revisão de reajuste do mínimo é praticamente consenso
Especialistas em direito do consumidor estão reunidos em Brasília, no 20º Congresso Mundial da Organização Consumers International, para debater estratégias de proteção aos direitos do consumidor e o fortalecimento das organizações do setor, que comemora este ano os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor.
O encontro, que prossegue até hoje (20) na cidade, é promovido pela Consumers International – movimento que reúne mais de 240 organizações de defesa do consumidor em todo o mundo – e pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, e conta com a participação de representants de mais de 120 países. O tema desta edição é "Revelando o poder do consumidor".
“Ao tornarmos milhões e milhões de pessoas consumidores, ao terem acesso a serviços e bens, essas pessoas passam a ter, de fato, a plena cidadania”, disse a presidenta Dilma Rousseff, ao abrir oficialmente o evento nesta quinta-feira (19).
A presidenta afirmou que o acesso de alguns brasileiros à classe média aumentou o poder de consumo, mas o desafio da cidadania para essas pessoas ainda existe. “Essas pessoas só terão seus direitos assegurados se tiverem acesso a todos os processos, inclusive o direito de defender o que querem, enquanto consumidores”, ressaltou.
A secretária-geral da Consumers International, Amanda Long, destacou o papel da internet e dos smartphones, que garantem o acesso aos direitos do consumidor, mas chamou a atenção para a exclusão, realidade de algumas pessoas em todo o mundo. Segundo ela, a exclusão é o principal desafio para a garantia dos direitos do consumidor mundial.
“As economias estão evoluindo rapidamente e estão ultrapassando os sistemas de proteção dos direitos do consumidor. Isso é um desafio enorme para nós. Como nós podemos assegurar a proteção do consumidor, quando a tecnologia é mais rápida do que a legislação e as mudanças de regulamentação?”, disse a secretária-geral.
O congresso mundial já percorreu países como China, Austrália e Portugal. A secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, falou da importância da atuação do órgão e dos 800 procons espalhados pelo Brasil. “"É uma honra para o Brasil sediar este importante evento da Consumers International, no mesmo ano em que comemoramos o 25º aniversário do Código de Defesa do Consumidor do Brasil", afirmou.
O Código de Defesa do Consumidor foi publicado há 25 anos e é uma das ferramentas de defesa do consumidor brasileiro. Além disso, existem os Procons, o Ministério Público, a Defensoria Pública e o site www.consumidor.gov.br que busca resolver problemas de consumo via internet.
No portal, mais de duzentas empresas estão cadastradas. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, o índice de solução é de 80 por cento. Mas o espaço não substitui o serviço prestado pelos órgãos de defesa do consumidor.
Do Brasil, são membros o Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor e Política (Brasilcon), Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Instituto Alana, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Fonte: Agência Brasil