25% dos internautas que vivem fora do padrão de vida gastam mais do que podem para agradar os outrosEsse percentual é maior entre pessoas com idade entre 25 e 35 anos |
notícias relacionadas
- Regularização de dívidas cai pela sexta vez seguida, mostra indicador do SPC Brasil
- Natal sem Dívidas incentiva negociação entre credores e consumidores
- Pagamento de dívidas e poucas compras serão os destinos do 13º este ano
- Percentual de famílias endividadas chega a 63,5% em setembro
- Pesquisa da Serasa aponta que para 73% dos consumidores a situação econômica piorou em 2015: inadimplentes já somam 56,4 milhões
- Inadimplência com cheques é a maior em seis anos
- Serasa dá dicas para comemorar a Páscoa com criatividade e sem estourar o orçamento
- Seminário do Procon Natal em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor é sucesso de público
- Meu nome está “sujo” mas não devo nada. A negativação de consumidores e a proteção de dados pessoais
- 79% dos consumidores não sabem ao certo o que é estar endividado, diz SPC Brasil
- 87% dos micro e pequenos empresários não têm a intenção de tomar crédito, mostra indicador SPC Brasi
- 65% das mulheres já mudaram seus hábitos de compra por causa das redes sociais, diz SPC Brasil
- 87% dos micro e pequenos empresários não têm a intenção de tomar crédito, mostra indicador SPC Brasil
- Índice de Confiança do Consumidor volta a crescer em janeiro
- 28% dos endividados recorrem ao crédito
- Principal meta dos brasileiros para 2016 é sair do vermelho, mostra SPC Brasil
- 40% dos micro e pequenos empresários estão pessimistas com o futuro da economia, mostra SPC Brasil
- Com crise econômica, micro e pequeno empresário revela baixo interesse por tomar crédito, mostra indicador do SPC Brasil
- 44% dos consumidores vão pesquisar se descontos da Black Friday são reais
- Confiança dos micro e pequenos empresários registra piora em agosto, mostra SPC Brasil e CNDL
- Cai a intenção dos micro e pequenos empresários em tomar crédito nos próximos meses, mostra indicador do SPC Brasil
- Idec lança manifesto contra influência de planos de saúde na Justiça
- Dívida Pública federal aumenta 1,83% em maio e atinge cerca de R$ 2,5 trilhões
- 52% dos consumidores pretendem gastar menos no Dia dos Namorados, diz SPC Brasil
- Apenas 9% das micro e pequenas empresas pretendem contratar nos próximos três meses
- 69% dos consumidores já compraram réplicas ou produtos falsificados, mostra SPC Brasil
- Inflação e facilidade de acesso aumentam procura por vendas no atacado
- Confiança do consumidor atinge mínimo histórico pelo terceiro mês consecutivo
- Fevereiro registra 145.534 tentativas de fraude contra o consumidor, revela Indicador Serasa Experian
- Brasileiros inadimplentes comprometem mais de sete vezes sua renda mensal com dívidas atrasadas, diz pesquisa
- Confiança do consumidor sofre nova queda e atinge menor nível desde 2005
- Quase 2,5 milhões de consumidores reclamaram aos Procons em 2014
- Inflação medida pelo IPC-S atinge 1,27%
- Preços ao consumidor avançam na última semana de janeiro
- Busca do consumidor por crédito tem a maior queda em 4 anos
- Consumidores reduzem expectativa de inflação para os próximos 12 meses
- Inadimplência do consumidor cresce 10,9% em novembro, revela Serasa Experian
- Com acordo, financeira devolve R$ 30 mi a consumidores
- Preços ao consumidor avançam na terceira semana do mês
- Tentativas de fraudes contra o consumidor crescem 7,1% em outubro
- Cadastrar alerta na Serasa sobre o roubo ou a perda de documentos durante a Copa do Mundo ajuda a evitar fraudes
- 80% dos brasileiros preferem o cartão na hora de parcelar, mas só um terço conhece os juros cobrados
- Selic: para CNDL e SPC Brasil, governo precisa fazer sacrifício político
- Ferramenta revela comportamento de clientes e ajuda a criar oportunidades de negócio
- Dívidas acima de R$ 500 e idosos lideram a inadimplência em maio, diz SPC Brasil
- Metade dos trabalhadores informais não sabe o que fazer para regularizar o negócio, diz pesquisa SPC
- Inadimplência cresce ao menor ritmo dos últimos sete meses, indica SPC Brasil
- Todas as unidades da Federação terão limite de endividamento ampliado até o fim do ano, anuncia Mantega
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizada em todas as capitais somente com internautas que vivem fora do seu padrão de vida, ou seja, gastam mais do que podem ou fecham o mês sem sobras de dinheiro, revela que um quarto (25%) dos entrevistados admite comprar produtos que extrapolam o seu orçamento apenas para agradar os outros. O percentual é maior entre pessoas com idade entre 25 e 35 anos (35%). O levantamento revela ainda que 12% dos entrevistados compram mais do que podem com o intuito de manter a reputação ou a boa imagem perante os demais e 11% realizam suas compras pensando mais no que as pessoas ao seu redor vão achar deles do que na própria satisfação pessoal.
Para o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli, o estudo constata que muitos consumidores idealizam para si um padrão de consumo que diversas vezes não corresponde aos limites do seu próprio orçamento pessoal. “Isso acontece porque muitos desses consumidores querem transmitir às pessoas do seu convívio, como amigos, parentes e colegas de trabalho, que eles são pessoas bem sucedidas e realizadas, exemplo disso é que 66% dos entrevistados disseram ficar felizes quando receberem elogios por algo que compraram”, afirma Vignoli.
De acordo com a pesquisa, seis em cada dez (59%) entrevistados reconhecem que a necessidade de conquistar coisas novas e a expectativa de melhorarem de vida explicam, em parte, o fato deles gastarem mais do que deveriam. Há ainda aqueles que estouram o orçamento ou fecham o mês sem sobras de dinheiro porque gostam de manter uma vida glamorosa e confortável (24%) e os que atribuem às dificuldades enfrentadas no dia a dia (18%) como razão para não controlarem seu orçamento doméstico.
Internautas admitem reparar na casa, roupa e celular de colegas
Reparar nos bens materiais de amigos e familiares é comportamento frequente entre os consumidores entrevistados. Segundo a pesquisa, 46% dos internautas ouvidos admitem reparar na casa ou no apartamento dos familiares e amigos – sobretudo as mulheres (51%). Seguindo a lista, os outros produtos que os entrevistados mais observam nas pessoas a sua volta são o modelo de carro de amigos e familiares (42%), a forma como se vestem (42%) e a marca de celular que possuem (40%).
Quando um familiar ou amigo adquire um celular novo, 37% dos entrevistados garantem ficar com vontade de comprar um para si também. Comportamento similar é observado no caso das compras de roupas (35%) e de automóvel (30%). “Por meio das coisas que possuem, os consumidores podem demonstrar poder, prestígio e expressar a sua identidade perante os outros. Por isso que algumas pessoas se sentem tão influenciadas pelos hábitos de consumo das pessoas com as quais convivem”, explica Vignoli.
Influências sociais no consumo dos entrevistados
A fim de mensurar o impacto e a influência que as novas aquisições de outras pessoas exercem sobre o entrevistado, o estudo preparou algumas simulações. Em um dos casos, os respondentes foram perguntados se sairiam com os colegas de trabalho para um happy hour após o expediente mesmo com o orçamento apertado. Dentre os internautas pesquisados, 30% admitiram que sim, sendo que 19% nem pensariam no orçamento para aproveitar o momento e, 11% iriam a confraternização porque ficariam preocupados com o que as demais pessoas poderiam falar ao seu respeito.
Em outra simulação traçada pelo SPC Brasil, perguntou-se se o que o entrevistado faria caso seu filho pedisse para ganhar um celular novo, uma vez que seus colegas possuem um modelo mais moderno. Para 46% dos entrevistados a compra de um novo celular não é justificável neste caso e, portanto, não realizariam a compra, mas 39% comprariam o aparelho mais moderno, ainda que em alguns casos tivessem de juntar dinheiro para isso.
Embora a maioria dos entrevistados (80%) tenha dito que veio de famílias cujos pais eram econômicos ou equilibrados financeiramente, quatro em cada dez internautas (37%) disseram não ter recebido qualquer educação financeira dentro do ambiente familiar. “Extrapolar os limites do próprio orçamento para manter um padrão de vida incompatível com a renda familiar, seja para agradar a si mesmo ou para provar algo diante dos outros, é uma atitude arriscada e que pode causar sérios dados para a saúde financeira do consumidor”, sustenta Vignoli.
Fonte: SPC/CNDL