Quase 2,5 milhões de consumidores reclamaram aos Procons em 2014O Boletim apresenta, dentre outras informações, uma breve análise sobre os assuntos com mais reclamações em âmbito nacional |
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Em 2014, os Procons realizaram 2.490.769 atendimentos referentes a reclamações de consumidores em todo o País. Do total, 62,7% foram reclamações e denúncias. Os outros 37,3% são consultas e orientações prestadas. O levantamento aponta também que 76% dos problemas registrados foram solucionados pelos fornecedores.
Os dados integram o Boletim Sindec 2014 e reúnem informações sobre as demandas dos consumidores apresentadas aos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O sistema integra atendimento realizado por Procons de 26 estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 641 unidades espalhadas por 440 cidades brasileiras.
O Boletim apresenta, dentre outras informações, uma breve análise sobre os assuntos com mais reclamações em âmbito nacional e estadual e ranking com empresas mais demandadas em cada estado. No relatório também é possível comparar o volume de atendimento com respectivo índice de solução entre empresas de um mesmo setor econômico.
Consumidor.gov.br
No site consumidor.gov.br foram registrados 50 mil atendimentos. Atualmente, a plataforma conta com mais de 60 mil usuários cadastrados e 230 empresas credenciadas. O consumidor.gov.br é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo na internet, monitorado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.
Fonte: Ministério da Justiça