Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/03/2016 15h06

Serasa dá dicas para comemorar a Páscoa com criatividade e sem estourar o orçamento

A inadimplência, o desemprego e os altos preços dos tradicionais ovos e dos ingredientes para os almoços são um balde de água fria. Especialistas dão dicas para festejar a data com diversão sem entrar no vermelho

notícias relacionadas

A Páscoa se aproxima e os consumidores têm motivos de sobra para se assustarem com os preços dos tradicionais ovos e dos ingredientes para os almoços. Afinal, a situação do país exige cautela. Com 40% da população brasileira acima de 18 anos enfrentando a inadimplência, além da inflação e do desemprego batendo na porta, a maioria das pessoas terá de encarar a contenção de despesas para não comprometer ainda mais o orçamento familiar.

“Quanto menos gastos extras, melhor”, alerta a especialista em relações com os consumidores da Serasa, Karla Longo. Segundo ela, o cuidado é necessário porque as expectativas não são otimistas, com a inadimplência permanecendo em alta devido o desemprego. “Mas existem maneiras de driblar a crise e comemorar a Páscoa com a família sem cair em armadilhas financeiras e sem gastar mais do que se pode”, alerta.

Veja abaixo as dicas dos especialistas do SerasaConsumidor para comemorar a data em família com criatividade e baixo investimento:

Para as crianças

1) Faça você mesmo: Um ovo de Páscoa pode custar até cinco vezes mais caro do que uma barra em igual peso do mesmo tipo de chocolate. Para evitar esse custo, que tal comprar as barras do seu sabor preferido e fazer seus próprios ovos? A internet está cheia de receitas práticas e deliciosas. Coloque sua criatividade em cena e mãos à obra!

2) Ovos de gelatina: Que tal trocar o chocolate pela gelatina? Você pode usar forminhas de ovos de páscoa ou até cascas de ovo de galinha para moldar a gelatina dentro. Faça uma abertura pequena na base do ovo para retirar o conteúdo, lave bem as cascas e deixe secar. Depois, use essa mesma abertura para colocar a gelatina ainda líquida. Uma boa dica para deixar o ovo intacto ao descascar é misturar um pacotinho de gelatina sem sabor na mistura. Até as crianças vão adorar participar dessa receita.

3) Caça ao tesouro: Que tal animar a garotada com uma caça ao tesouro? Esconda bombons e balas em locais estratégicos na casa ou no quintal. Depois, espalhe bilhetinhos com pistas para a criançada encontrar seus tesouros. Além de divertida, a brincadeira muda o foco do simples consumo para criar um clima de integração e alegria.

4) Brinquedinhos e surpresas: Outra forma de economizar com os presentes da criançada é trocar o ovo com surpresa por uma caixa de chocolates acompanhada de uma pelúcia ou brinquedo. Se quiser que o presente lembre o formato do ovo, embrulhe tudo junto com papel laminado e amarre com um laço. Explique às crianças que esse ano o coelhinho fez diferente e criou um presente especial. Você pode se surpreender com a capacidade de compreensão dos pequenos.

Para os adultos:

5) Que tal rechear canecas com bombons e embrulhar com papel celofane? É um presente simpático, funcional e mais econômico do que gastar com ovos ou caixas de bombons sofisticadas.

6) Troque de pescado: Com o dólar alto, o bacalhau subiu e está 21% mais caro do que em 2015. Para fugir desse aumento, a dica é sempre pesquisar preços e escolher pescados mais em conta. Aproveite para testar receitas novas e fugir da mesmice e dos preços altos.

7) Pechinche: Com a crise, muitos estabelecimentos estão fazendo promoções e rebaixando os preços para não perder vendas. Não tenha vergonha de barganhar descontos. Pesquise, leve os folhetos da concorrência e peça ao gerente para cobrir as ofertas. O mesmo vale para conversar com as agências de turismo, caso queira curtir o feriado viajando. Quem sabe você se sai bem?

8) Deixe as crianças em casa: Crianças são sedutoras e ficam fascinadas com os personagens, as cores e os atrativos dessa época. Se puder, evite levar os pequenos às compras de Páscoa. Assim você tem mais tranquilidade para pesquisar os preços e analisar as alternativas antes de tomar suas decisões.

Fonte: Serasa Consumidor


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo