Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

05/08/2015 09h24

Empresários mostram as vantagens de franquia no interior potiguar

Em Mossoró, Apodi e Pau dos Ferros eles investem nesse segmento que cresce nas cidades do interior. Microfranquias é opção para quem deseja investir até R$ 80 mil.

notícias relacionadas

Considerado um modelo de negócio seguro, por já ter sido testado por outros investidores, o mercado de franquias continua em ascensão, por ser a melhor opção de investimento, principalmente, nesse momento em que todas as atenções estão voltadas para os efeitos da crise sobre a economia do país. Para atender a essa demanda cada vez maior de pessoas que desejam investir nesse mercado é que o Sebrae no Rio Grande do Norte promove de 6 a 8 de agosto, em Mossoró, o Encontro de Franquias. O evento acontece durante a FICRO 2015 e na programação do encontro serão realizadas a Feira de Franquias, seminário e o curso “Entendendo Franchising” da Associação Brasileira de Franquias (ABF), que acontece no dia 6 de agosto, quinta-feira, das 14 às 21h.

Exemplo disso é o caso das empresárias Alzir Lisboa de Aquino Souza e Mona Lisa Aquino Souza, do município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar, franqueadas de O Boticário. Mona Lisa Aquino conta que sua mãe, Alzir Lisboa, já possuía uma loja multimarca, quando surgiu a oportunidade de investir na franquia de O Boticário. “Nosso contrato é formado por um grupo de três empresas. Antes disso também já tivemos uma franquia da Boton”, relata à empresária.

Além da franquia da marca, Mona Lisa possui outras quatro lojas e uma empresa de venda a atacado. Para a empresária, a vantagem de investir em diferentes franquias, é participar de uma fatia maior do mercado.“Além de não manter todo o investimento em uma única marca, que eventualmente pode acabar enfrentando problemas”, pondera.

 Em Apodi, no Médio Oeste Potiguar, o farmacêutico e bioquímico José Wilker, também decidiu investir no mercado de franquias por ser um modelo de negócio seguro. Ele é servidor público e empresário no segmento de farmácias. “Para diversificar os negócios, decidi investir em uma franquia, por se tratar em um modelo de negócio que já existe, ou seja, apesar de não ter experiência no ramo, entrei em um negócio com 10 anos de mercado. Então, comecei um negócio com 10 anos de experiência. Além do mais, como já existia todos os processos estabelecidos, não exigiu tanto esforço para adaptação a minha realidade”, ressalta.

 Wilker conta que o investimento inicial foi de R$ 60 mil na franquia da Saint Prime, no segmento de vestuário e acessórios, e hoje a empresa fatura em média R$ 20.435,00. Segundo o empresário, o próximo passo é consolidar a Saint Prime Apodi, que é referência na cidade em moda masculina, e abrir uma nova loja da marca em Caraúbas em 2016 e, a Saint Prime Mossoró, em 2017.

Microfranquias

O empresário potiguar, Pablo Freitas de Farias, decidiu transformar seu negócio próprio em uma franquia, foi assim que a Loucos por Coxinha passou a ter franqueados há um ano. O empresário explica que desde o início do planejamento do negócio, pensou em trabalhar com esse modelo, montando toda a estrutura em franquia. “Iniciamos com pequenas unidades móveis e tivemos que reestruturar o projeto para quiosques. Mas iniciamos mesmo quando apareceu o primeiro parceiro querendo ‘revender’ nosso produto, aí convidamos para ser franqueado”, afirma.

Com valores de investimento total que vão até 80 mil reais, as microfranquias se apresentam como oportunidade para quem deseja investir nesse segmento sem a necessidade de fazer um investimento elevado. No caso da Loucos por Coxinha, por exemplo, é necessário um investimento inicial de R$ 70 mil, para o formato de quiosque. Pablo Farias frisa que neste valor está incluso, a taxa de franquia, estrutura física, equipamentos, utensílios, treinamento, fardamento e o capital de giro.

Hoje, a empresa já conta com 12 franqueados no Rio Grande do Norte, mas já está negociando com interessados nos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco. Segundo o empresário, para se tornar um franqueado da marca, o primeiro passo é se cadastrar no site www.loucosporcoxinha.com.br. Em seguida, é necessário fazer uma análise do mercado. “Nessa fase fazemos uma pesquisa para ver se há viabilidade no ponto comercial, região, e cidade de interesse. Depois é realizada uma reunião com o interessado caso haja viabilidade.

Foi essa oportunidade que Samara Mendes Brasil aproveitou. Ela foi a primeira franqueada da Loucos por Coxinha e conta que tudo começou, em Natal, com uma parceria para testar o modelo de negócio do amigo e colega de Empretec. Em junho de 2015 a empreendedora decidiu inaugurar a loja em Mossoró, e trabalhou durante o Mossoró Cidade Junina, com o formato de carrinho, comercializando os produtos da Loucos por Coxinha, no local do evento. “Além da loja, pretendo abrir um quiosque da marca, e estou estudando um local para instalar a estrutura”, anuncia Samara.

Para abrir a loja, a empresária conta que investiu cerca de R$ 10 mil em taxa de franquia, e R$ 25 mil, para estruturação do ponto. Atualmente, o faturamento é de R$ 28 mil, e a loja possui dois funcionários com carteira assinada. “Para quem já tem o dinheiro para investir, é possível conseguir o retorno do investimento em 12 meses, já para as pessoas que precisam fazer empréstimo para abrir o negócio, o retorno vem com dois ou dois anos e meio”, pondera a empresária.

 

 Fonte: Agência Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo